Quais os desafios de morar sozinho?

    Pensar em morar sozinho assusta muitos jovens que farão o ensino superior fora da sua cidade natal. A independência, o cuidado com o novo lar, novas responsabilidades, nova cidade e amigos, tudo isso soma-se com as novidades da graduação e gera uma normal ansiedade e certa insegurança diante da inédita realidade.

    Mas, calma! Se você está passando por isso e está cheio de expectativa em  saber como morar sozinho é de fato, nós vamos te ajudar.

    Neste conteúdo você verá como pode ser gratificante a conquista tanto da sua independência quanto do ensino superior.

    Uma pesquisa realizada pelo CNDL juntamente com o SPC Brasil que investigou “Hábitos e Consumo das Pessoas Que Moram Sozinhas”, mostra que ter o próprio espaço e vivenciar a individualidade gera inúmeras experiências positivas.

    Veja alguns pontos positivos de morar sozinho apontados pelos entrevistados:

    • Ter privacidade;
    • Realizar atividades diárias sem ninguém interferir;
    • Poder receber visitas sempre que quiser.

    A verdade é que morar sozinho também traz alguns desafios, confira os principais apontados na pesquisa:

    • Falta de companhia;
    • Ser o único responsável pelas tarefas domésticas;
    • Não ter ninguém para receber entregas, acompanhar consertos ou manutenções em casa quando precisar.

    Como já vimos, temos prós e contras em morar sozinho e sabemos que não é fácil. Por isso preparamos 4 dicas que irão te ajudar a planejar a nova fase da sua vida.

    #DICA 1: Conheça a cidade onde irá morar

    Esta dica é muito valiosa! Programe uma visita antes da mudança para explorar a cidade, os bairros e principais pontos turísticos, culturais e de lazer. Desta forma você escolherá o local mais adequado para residir.

    #DICA 2: Se não quiser morar sozinho, escolha uma república

    Cidades universitárias possuem diversas repúblicas, algumas formadas só por mulheres, outras só por homens e outras mistas.

    Caso você se sinta mais confortável ao lado de outras pessoas que vivam a mesma realidade que você, esta é uma ótima escolha. Algumas repúblicas oferecem quartos individuais, e você só compartilhará os espaços comuns: cozinha, banheiro, sala etc.

    #DICA 3: Faça um teste na administração das finanças

    Quando você vai morar sozinho deve estar preparado para administrar com sabedoria seus recursos financeiros, já que a partir de agora será responsável pelas compras, custos de transporte, alimentação e outros itens.

    Antes da mudança, faça um teste. Com os recursos mensais que terá gerencie seus próprios gastos o mais próximo possível da sua nova rotina. Isto te dará maior segurança e estabilidade financeira, evitando deslizes e imprevistos.

    #DICA 4: Escolha uma faculdade que valha a pena sua mudança

    A mudança na rotina tem que valer a pena! O ensino superior é muito importante para seu futuro, dando base fundamental para uma carreira repleta de oportunidades de bons cargos e salários.

    O Unis oferta cursos presenciais e a distância, com diplomas reconhecidos e valorizados em todo o país. Isto é consequência de 50 anos de dedicação total e comprometimento em ofertar um ensino de qualidade, adequado ao mercado de trabalho, com professores experientes e conceituados, além de uma estrutura física diferenciada.

    Conheça o Grupo Unis, uma Instituição de Ensino Superior parceira de mais de 1.000 empresas na oferta de programas de estágio, assessorias e consultorias, tanto no Brasil quanto no exterior.

    Nós ajudaremos você a conquistar sua independência!

    MANUAL DO ESTUDANTE:  COMO SE PREPARAR PARA IR MORAR SOZINHO

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!