Interação na sala de aula: como o Google Classroom ajuda?

É notória a mudança das práticas educacionais, principalmente para integrar cada vez mais a tecnologia de uma forma vantajosa para professores e alunos. O Google Classroom, aplicativo que faz parte do Google for Education, é uma dessas ferramentas que ajuda a dinamizar o processo do aprendizado.

Conhecido por facilitar muitas vezes a comunicação entre a turma, o aplicativo conta com muitas outras funções que merecem ser exploradas. E, ao contrário do que se pensa, é bastante útil também em cursos presenciais e não apenas na modalidade a distância

Ainda não conhece o Google Classroom? Está imaginando como ele pode deixar a sua graduação muito mais interativa e proveitosa? Então continue lendo esse post para tirar essas e outras dúvidas!

O que é o Google Classroom

Em 2014, o Google For Education chegou ao Brasil prometendo trazer toda uma nova perspectiva sobre a integração entre tecnologia e educação. A proposta da reconhecida multinacional é oferecer recursos a instituições, professores e alunos para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem e atualizar as práticas educacionais.

O G Suite For Education, por exemplo, está disponível gratuitamente e integra acesso a e-mail institucional, armazenamento no Google Drive, Calendário, Google Sheets, Forms e Slides. Outra ferramenta importante do Google For Education é o Google Classroom, um espelho online da sala de aula que proporciona mais troca entre os estudantes e os docentes.

Esse aplicativo é uma exemplificação clara de que a tecnologia não separa, mas sim aproxima quando é bem utilizada.

O Google Classroom é uma ferramenta de gerenciamento, organização e colaboração que  torna a aprendizagem muito mais produtiva. Através da plataforma é possível enviar trabalhos, receber as notas, tirar dúvidas com professores e colegas de curso e muito mais.

A interface prática do aplicativo permite que até quem não tem muita intimidade com outros recursos tecnológicos possa usá-la sem dificuldade. O objetivo é mesmo tornar a dinâmica das aulas mais atrativa e, ao mesmo tempo,  mais acessível.

Sala de aula digital na prática

Mas como é que tudo isso funciona, em termos práticos? Cada aluno da instituição deve se cadastrar usando um e-mail institucional específico para esse objetivo, o qual é disponibilizado pela instituição.. Depois, o professor é responsável por conectar todos os seus alunos em uma turma online através do Classroom.

A partir daí, as infinitas possibilidades do aplicativo estarão disponíveis, podendo e devendo ser usadas. Para o professor, a ferramenta ajuda na gestão das turmas e na facilidade em lidar com questões administrativas, conferir notas, repassar comunicados e inserir avaliações no sistema.

Os alunos também se beneficiam da ferramenta, sendo possível enviar trabalhos e atividades muito mais facilmente. Mas a interação proporcionada pelo Classroom vai muito além disso e pode “salvar” a experiência na graduação para os estudantes.

A falta de atualização dos métodos de ensino e de acompanhamento individualizado dos alunos são considerados dois dos principais motivos que conduzem à evasão escolar no ensino superior. Segundo uma pesquisa publicada em 2007 pelo Journal of College Student Retention, as inovações no processo de ensino e uma maior comunicação entre professores e estudantes são estímulos fundamentais que conduzem à conclusão do curso.

Essa, na verdade, é a principal proposta da ferramenta. Podendo ser usada a qualquer momento, promove uma comunicação instantânea e serve quase como uma rede social educacional.

Os integrantes da turma podem postar links, comentários e fazer perguntas, tendo a oportunidade de projetar a sua voz sem a limitação de tempo e espaço, o que acontece em uma sala de aula convencional.

Os docentes podem ainda acompanhar o progresso de cada estudante nas atividades, verificando onde eles precisam de mais apoio e intervenção. Ainda há espaço para que a avaliação seja feita de forma detalhada, pois o meio digital garante essa flexibilidade.

Online e offline

No caso de uma faculdade a distância, comunicação e interação constantes são fundamentais e até definem a qualidade do curso oferecido. Como os cursos EaD não contam com o fator presencial, precisam abusar de toda a tecnologia disponível para estimular o aprendizado.

O Classroom garante fluidez na logística e uma sensação de proximidade com o docente, requisitos importantes para que o aluno não sinta que está sozinho nesta caminhada.

Para uma graduação presencial, a nova dinâmica torna as aulas mais estimulantes, incita a participação de todos os estudantes e ainda dá margem para um processo de aprendizado muito mais ativo.

Ainda existe a possibilidade de conectar o Classroom com outros aplicativos e potencializar as suas funcionalidades. Ferramentas como Classcraft e o Quizizz transformam atividades habituais em missões ou quizzes, tornando qualquer trabalho muito mais divertido, sem perda de foco ou qualidade.

Gestão e interação no Grupo Unis

Referência no ensino superior no sul de Minas, o Grupo Unis é parceiro do Google For Education e o Google Classroom é uma realidade para os alunos de todos os cursos. A instituição adotou a ferramenta tanto na modalidade EaD como presencial e a experiência é verdadeiramente positiva.

Os alunos envolvem-se mais nas atividades, são mais participativos, demonstrando que o aplicativo é uma ramificação interessante da metodologia ativa. Esse formato de ensino é uma garantia de que os estudantes serão profissionais realmente preparados para um mercado de trabalho exigente e em constante mudança.

Quer conhecer melhor o Classroom e como ele é utilizado no Grupo Unis? No nosso e-book “Sala de aula Online: gerencie o seus estudos e sua aprendizagem”, você vai entender ainda mais sobre o funcionamento desta ferramenta e descobrir como usá-la eficientemente.

cta-eBook-retencao-Sala-de-aula-Online