As vantagens de fazer um curso a distância

Desde sua criação, o ensino a distância (EaD) evoluiu muito. As aulas gravadas e os PDFs de apostilas deram lugar para ambientes virtuais completos, bibliotecas online e disciplinas ao vivo, com direito a chat interativo e perguntas simultâneas.Com tantas inovações tecnológicas e metodológicas, a modalidade EaD ganhou seu espaço no mundo da educação. Hoje, ela já é uma alternativa interessante e responde a mais de 20% de todas as matrículas da educação superior.

Mas quais são as verdadeiras vantagens e desvantagens do EaD? É isso que veremos agora!

CTA_UNIS_Ensino a distância_1

1. A flexibilidade de horários faz diferença

O primeiro ponto positivo que qualquer pessoa pode falar sobre as graduações a distância é a flexibilidade. O fato de poder acessar ambientes virtuais de estudo em qualquer lugar, abre um leque de possibilidades para os estudantes.

Além da comodidade que isso oferece, o tempo economizado ao deixar de ficar no trânsito, ou frequentando a aula nos mesmos horários todos os dias, pode ser direcionado para outras atividades, como trabalhos com jornadas mais longas, estágios, voluntariado ou pesquisa.

Somado a isso, essa flexibilidade também ajuda o estudante a contornar situações inesperadas. Como a maior parte do tempo o aprendizado acontece em horários determinados pela pessoa, é possível fazer adaptações nos tempos de estudo para resolver problemas e lidar com imprevistos.

2. É preciso ter organização e disciplina

Por outro lado, toda essa  facilidade dá muita liberdade ao estudante. Mas, é necessário ter disciplina para continuar assistindo às aulas gravadas, comparecer nas lives (aulas ao vivo) e estudar sem a supervisão de um professor.

A organização também é um ponto-chave nessa história. Caso o estudante não consiga organizar sua agenda, ele pode ficar sem entregar trabalhos, esquecer de provas e não estudar conteúdos importantes.

Mesmo que algumas plataformas enviem alertas para lembrar os estudantes sobre as entregas, a pessoa precisa separar um tempo para fazer o trabalho e entregá-lo dentro do período hábil.

3. O ambiente virtual da graduação a distância ajuda nos estudos

O ambiente virtual, no qual se concentram todos os pontos importantes da graduação a distância, é outro ponto que merece destaque. Ele é interativo, dinâmico e facilita a comunicação entre estudantes, colegas e professores.

As ferramentas disponíveis nessa plataforma virtual permitem que a colaboração durante os trabalhos seja mais fluida, já que alguns ambientes têm a função de edição simultânea. Além disso, a facilidade de acesso a conteúdos (vídeos, livros, apostilas e orientações) reduz a burocracia no processo de aprendizagem, ou seja, menos filas e mais leituras.

Levando esses pontos em consideração, podemos dizer que os cursos a distância são uma alternativa válida e que suas vantagens são um atrativo para qualquer estudante que queira se dedicar a uma graduação.

Se você gostou deste conteúdo, temos mais duas sugestões de leitura que podem te agradar: faça o download do nosso e-book sobre Educação a distância e entenda os desafios e os avanços dessa modalidade de ensino. Leia também o nosso texto sobre como escolher um curso de graduação a distância!

cta-eBook-UNIS-ensino-a-distancia