Como escolher um curso de graduação a distância

De acordo com a Forbes, os cursos superiores de pós-graduação e graduação a distância estão crescendo. O número de novos alunos têm aumentado ano após ano. Hoje, os estudantes dessa modalidade já representam 21% do total de matrículas em todo o Ensino Superior.Mesmo com esses dados, é importante tomar cuidado: escolher a Instituição de Ensino certa fará toda a diferença em sua formação. Por isso, é preciso analisar as alternativas e optar pela melhor faculdade.

A seguir, falaremos de alguns pontos que você precisa olhar antes de fazer sua matrícula. Acompanhe!

Confirme se a Instituição é reconhecida pelo MEC

A primeira coisa que você precisa fazer é confirmar se a Instituição de Ensino que você quer se matricular é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Esse processo é o que define a organização acadêmica como Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Apenas após esse credenciamento é que a Instituição pode abrir suas portas para receber os alunos. Sem essa autorização, o diploma emitido não tem validade. Por isso, procure no site institucional ou ligue para a central de atendimento e confirme se a Faculdade, Universidade ou Centro Universitário está devidamente registrado e validado pelo MEC.

CTA_UNIS_Ensino a distância_1

Verifique o suporte ao aluno

O suporte prestado ao aluno é um dos pontos mais importantes em uma Instituição de Ensino. Entretanto, nos cursos EaD a qualidade deste atendimento deve superar as expectativas.

Como você estudará em uma plataforma virtual, bugs, erros, quedas na conexão e dúvidas podem acontecer (mesmo que o ambiente virtual seja seguro e bem construído). Nessa situação, não dá para recorrer ao professor que está na sala com você ou ir até o escritório do coordenador.

O atendimento ao aluno é um dos meios mais rápidos para entrar em contato com a Instituição e resolver o problema.

Escolha uma Instituição que tenha nota máxima no MEC

Além de credenciar a Instituição de Ensino e os cursos, o MEC também avalia a qualidade da formação que é oferecida aos estudantes. Assim, cada instituição tem um conceito que vai de 1 a 5.

Algumas Instituições de Ensino, como é o caso do Grupo Educacional Unis, obtém a nota 5 nessa avaliação em função da sua excelência no ensino. Os conceitos podem ser consultados no site do e-MEC — sempre faça essa verificação antes de fazer sua matrícula.

Peça para conhecer o ambiente virtual

O ambiente virtual é outro ponto para ter atenção. Para ter uma boa passagem pela graduação ou pós-graduação, você precisa contar com uma plataforma de estudos eficiente, que não trave e seja completa.

Existem várias alternativas no mercado. O Grupo Unis, por exemplo, utiliza as ferramentas do Google na plataforma Google for Education.

Depois de avaliar todos esses pontos, separe uma lista com as melhores Instituições de Ensino a distância que encontrar. Então, comece a refinar sua busca colocando os diferenciais de cada uma delas e escolha a que mais se destacar.

Quer conhecer um pouco mais sobre o modelo EaD? Faça o download do nosso e-book sobre “Ensino a distância: conheça os desafios e avanços nessa modalidade”.

cta-eBook-UNIS-ensino-a-distancia