Conheça as grandes áreas do conhecimento

As áreas do conhecimento humano são muitas, porém, não são uniformes. Para classificá-los, elas foram divididas em áreas e subáreas, com o objetivo de organizar ensino, pesquisa, entre outros. Aqui no Brasil a divisão é feita pelo MEC, o Ministério da Educação, órgão regulador que tem como principal função analisar e melhorar a qualidade de todo o sistema educacional no país.

A primeira classificação das Áreas do Conhecimento apresentou uma hierarquia em quatro níveis, abrangendo 8 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento.

Para que você entenda melhor, a gente vai fazer uma série de textos explicando essas grandes áreas. Hoje a gente começa com Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias.

Sobre as Ciências Exatas e da Terra

A evolução da tecnologia fez com que as Ciências Exatas e da Terra ganhassem uma dimensão diferente no mercado de trabalho nos últimos anos. Quase todos os segmentos desta grande área oferecem soluções para problemas em outras esferas do conhecimento e, por isso, vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Ao optar por um dos cursos da área de Ciências Exatas e da Terra, você precisa ter em mente que a Matemática é a base fundamental para a formação teórica. Mas esse não é o único caminho a ser percorrido. Pela grande ligação com outros saberes, também exigem que o estudante seja criativo para propor alternativas inovadoras, capaz de enxergar oportunidades em outros setores, além de ter a curiosidade para descobrir novas possibilidades em cada ramo.

Quais cursos fazem parte desta área?

Se você estuda ou quer cursar as mais diversas Engenharias, Ciência da Computação, Física, Matemática ou Química, por exemplo, você está dentro da grande área das Ciências Exatas e da Terra.

Vale ressaltar que os cursos dessas áreas trabalham bastante com cálculos para chegar a resultados precisos.

As Ciências Agrárias

A agricultura é uma das atividades mais antigas e mis importantes que existem. Um dos grandes desafios desta atividade atualmente é aumentar a produção dos recursos naturais, sem deixar de lado a responsabilidade e a preservação do meio ambiente.

É na área das Ciências Agrárias que se estudam os temas relacionados à exploração da terra, criação de animais e cultivo de vegetais. Os profissionais que atuam nesta grande área se preparam para propor soluções de melhoria da qualidade e da produtividade de rebanhos, lavouras e de produtos agropecuários.

As Ciências Agrárias utilizam de conhecimentos de outras áreas para aprimorar seus métodos, como Ecologia, Climatologia e Engenharia Genética.

Profissões relacionadas às Ciências Agrárias

A área é extremamente ampla. Então, se você se interessa pelo meio ambiente, com certeza encontrará sua profissão no campo das Ciências Agrárias.

Aqui estão algumas carreiras que você encontra nesta grande área:

• Engenharia de Alimentos;
    • Medicina Veterinária;
    • Zootecnia;
    • Agronomia;
    • Engenharia Florestal.

O que é importante você saber?

Acho que ficou claro que para cursar uma faculdade que compõe a grande área das Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrárias, você tem que gostar, tanto de cálculo, quanto das partes mais práticas do aprendizado, e que, mesmo possuindo perfis bem distintos, uma característica comum é a presença de disciplinas baseadas em cálculos matemáticos (não tem como fugir disso!).

Vale ressaltar, porém, que essa é uma das poucas coincidências entre as diversas carreiras. Isso porque os profissionais têm perfis bem distintos.

Outra palavra de ordem: versatilidade! Isso porque ter um perfil diversificado é essencial, mesmo para as profissões que necessitam de especialização específica. É muito importante olhar a profissão e o mercado de forma bem ampla.

Aí estão algumas informações que podem te ajudar a entender melhor as grandes áreas. A gente vai trazer mais detalhes sobre elas aqui. Ah! E não esqueça que, quando decidir qual curso fazer, escolha uma Instituição de Ensino de qualidade para que seu diploma seja reconhecido no mercado.

A gente se vê em breve! Até lá!