Conheça a área das Engenharias!

O conhecimento humano é dividido em 8 Grandes Áreas, que reúnem nelas o que sabemos sobre tudo e todos, com o objetivo de facilitar classificações sobre o conhecimento humano para fins de ensino e pesquisa.

As Grandes Áreas aglomeram diversas áreas do conhecimento de acordo com a afinidade de seus objetos de estudo, métodos cognitivos e recursos instrumentais, refletindo contextos sociopolíticos específicos.

Já fizemos por aqui um texto explorando as áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. Hoje, falaremos sobre a área das Engenharias!

Sobre as Engenharias

De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a área das Engenharias engloba as profissões com maior taxa de ocupação no Brasil, chegando a um total de mais de 95%, e que oferecem remuneração entre as cinco mais altas no país.

Elementos como o amplo mercado de trabalho e a possibilidade de conseguir altos salários, mesmo em início de carreira, contribuem para que a área das Engenharias contemple os cursos mais concorridos em programas de vestibular.

No Brasil, atualmente, existem mais de 20 habilitações na área. Todas possuem uma carga horária intensa de disciplinas das Ciências Exatas, como por exemplo Cálculo, Matemática e Física. Mas não se engane, cada curso tem um enfoque diferente e forma um profissional com características, competências e demandas bem específicas.

Quais cursos fazem parte desta área?

Os cursos de graduação pertencentes à área das Engenharias possuem uma duração média de cinco anos e trazem em sua grade disciplinas como matemática e física em comum.

No entanto, as graduações se diferenciam pelo conteúdo específico de cada área, veja a seguir uma pequena lista com alguns dos mais tradicionais cursos de ensino superior na área das Engenharias:

• Engenharia civil;
    • Engenharia de minas;
    • Engenharia de materiais e metalúrgica;
    • Engenharia elétrica;
    • Engenharia mecânica;
    • Engenharia química;
    • Engenharia sanitária;
    • Engenharia de produção;
    • Engenharia nuclear;
    • Engenharia de transportes;
    • Engenharia naval e oceânica;
    • Engenharia aeroespacial;
    • Engenharia biomédica.

Profissões relacionadas às Engenharias

A carreira em qualquer segmento das Engenharias explora desafios da atualidade, como a possibilidade de aumentar a produtividade e fazer bom uso dos avanços científicos e tecnológicos para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade.

As atividades que envolvem as carreiras profissionais dos engenheiros estão, em sua maioria, relacionadas com todo (ou quase todo) o conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pelas Nações Unidas na Agenda 2030, destacando:

• Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
    • Objetivo 9: Construir infra estruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
    • Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Nesse cenário, muitas são as opções de atuação para os profissionais inseridos na área das Engenharias, ofertando carreiras em segmentos como: Construção Civil, Engenharia Hidráulica, Tratamento de Minérios, Metalurgia Física, Circuitos Elétricos, Telecomunicações, Processos de Fabricação, Combustível Nuclear, Veículos e Equipamentos de Controle, Projetos de Navios e de Sistemas Oceânicos, Sistemas Aeroespaciais, Engenharia Médica, entre muitas outras.

Mercado amplo e exigente!

Se você se vê atuando na grande área das Engenharias, fica aqui um recado importante: mais essencial do que o seu progresso teórico na faculdade, é preciso desenvolver sua experiência na área, através de aplicações práticas dos seus conhecimentos e estágios que te coloquem em contato direto com a realidade do mercado de trabalho e dos profissionais da área.

Tudo isso, claro, tem que partir de uma instituição de ensino que te ofereça as competências e conhecimentos necessários para se tornar competitivo em um mercado muito disputado, e que necessita o tempo todo de profissionais bem capacitados.

Esperamos que o texto de hoje tenha trazido informações relevantes sobre a grande área das Engenharias, esclarecido suas dúvidas e estimulado você a buscar mais sobre essa grande área do conhecimento!

Até a próxima!