Introdução
O conhecimento humano é dividido em 8 Grandes Áreas, que reúnem nelas o que sabemos sobre tudo e todos, com o objetivo de facilitar classificações sobre o conhecimento humano para fins de ensino e pesquisa.
As Grandes Áreas aglomeram diversas áreas do conhecimento de acordo com a afinidade de seus objetos de estudo, métodos cognitivos e recursos instrumentais, refletindo contextos sociopolíticos específicos.
Já fizemos por aqui um texto explorando as áreas das Ciências Exatas e da Terra e das Ciências Agrárias. Hoje, falaremos sobre a área das Ciências Biológicas!
Sobre as Ciências Biológicas
Os cursos ligados à área das Ciências Biológicas estudam todas as formas de vida: seres humanos, animais, plantas, microrganismos, etc. Seu objetivo principal é pesquisar sobre a estrutura, forma, evolução e funcionamento dos seres vivos e como eles se relacionam com o meio ambiente.
Esta área do conhecimento abrange os cursos que se dedicam ao estudo do corpo humano, seu funcionamento e doenças que o atingem. De modo geral, quem opta pela área de Biológicas é bastante curioso, gosta do contato com a natureza e com os animais e tem interesse por pesquisas em laboratórios.
Dentre os conteúdos compreendidos pela área das Ciências Biológicas, destacam-se estudos voltados à Biologia geral, como: Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.
Quais cursos fazem parte desta área?
Se você se encaixa no perfil das Ciências Biológicas, confira esta lista com alguns dos cursos de graduação mais procurados dentro da área:
- Biologia: o curso mais amplo desta área;
- Zootecnia: atua em toda a cadeia produtiva animal, desde a criação de rebanhos e do melhoramento genético até a fabricação de produtos de origem animal;
- Ciências Biomédicas: estuda os aspectos básicos da biologia humana, dos processos patológicos, diagnósticos e tratamentos;
- Farmácia: estuda a composição de remédios, cosméticos e alimentos industrializados. Prepara fórmulas tradicionais de medicamentos ou personalizadas conforme indicação médica;
- Biomedicina: pesquisa as doenças humanas, suas causas e diferentes maneiras de tratá-las;
- Ecologia: estuda como o homem se relaciona com a natureza e investiga os impactos causados no meio ambiente pelas atividades humanas;
- Biotecnologia: aplica conhecimentos químicos e biológicos nas áreas ambiental, da saúde, química e de alimentos;
- Ciências Ambientais: estuda o meio ambiente e questões relacionadas com a sustentabilidade, biodiversidade, bioeconomia.
Profissões relacionadas às Ciências Biológicas
O mercado voltado à área das Ciências Biológicas é extremamente amplo, e apresenta uma crescente em demanda de acordo com as necessidades do mundo globalizado e vinculado à tecnologia.
Algumas das atuações profissionais que se destacam dentro dessa área são encontradas em:
- Gestão ambiental;
- Bioinformática;
- Melhoramento genético animal;
- Análises Clínico-laboratoriais;
- Saúde Pública;
- Consultor Científico;
- Melhoramento de Bioprocessos;
- Melhoramento da Produção Agrícola;
- Biologia molecular.
Muito além da Biologia!
Quem acredita que as Ciências Biológicas possui somente disciplinas relacionadas à Biologia está muito enganado! A área apresenta conceitos, estudos e práticas diretamente relacionadas com conteúdos de Estatística, Matemática e Física, mesclando com conhecimentos sobre Genética, Ecologia e Botânica. Assim, o profissional formado pode atuar na área com todos os conhecimentos necessários.
O vasto campo de atuação do profissional dessa área permite que ele siga diferentes caminhos, desde trabalho ambiental até as pesquisas com células-tronco. A carreira nesta área é promissora e a tendência é que ela cresça cada vez mais!
Isso se deve pelo fato da constante preocupação com o meio ambiente, em nível mundial. As Ciências Biológicas são fundamentais na descoberta de aplicações na Medicina, no campo da produção de bebidas em indústrias e no desenvolvimento de medicamentos, por exemplo.
Mas não se esqueça, que para garantir um espaço nesse mercado tão aberto porém tão disputado, o profissional precisa se qualificar a partir de uma instituição de ensino que lhe ofereça os conhecimentos e as competências necessárias para se destacar na área das Ciências Biológicas!
Esperamos que o conteúdo de hoje tenha esclarecido suas dúvidas quanto a essa Grande Área do conhecimento humano.
Até a próxima!