Conheça a área das Ciências da Saúde!

     

    O conhecimento humano é dividido em 8 Grandes Áreas, que reúnem nelas o que sabemos sobre tudo e todos, com o objetivo de facilitar classificações sobre o conhecimento humano para fins de ensino e pesquisa.

    As Grandes Áreas aglomeram diversas áreas do conhecimento de acordo com a afinidade de seus objetos de estudo, métodos cognitivos e recursos instrumentais, refletindo contextos sociopolíticos específicos.

    Já fizemos por aqui um texto explorando as áreas das Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. Hoje, falaremos sobre a área das Ciências da Saúde!

    Sobre as Ciências da Saúde

    Quem opta por um curso de graduação na área das Ciências da Saúde pode conviver com uma rotina de trabalho estressante e corrida, no caso dos médicos ou enfermeiros nos hospitais, até uma rotina mais tranquila, voltada para terapias como fonoaudiólogo ou psicólogo.

    No Brasil, o mercado de trabalho na área da saúde é muito promissor, com o aumento da população e da expectativa de vida, a demanda por profissões na área cresce cada vez mais, principalmente em um cenário de escassez de médicos, que é a realidade de muitos locais mais distantes das áreas urbanas.

    Quais cursos fazem parte das Ciências da Saúde?

    Quem tem afinidade e gosto pelos conteúdos e práticas da área da saúde, necessita desenvolver capacitações e competências que envolvem lidar com pessoas, ter meticulosidade e atenção para detalhes, saber relacionar eventos e fenômenos, ter interesse por questões científicas e sociais e apresentar facilidade de concentração.

    As graduações mais procuradas na área são cursos tradicionais, como Medicina, Enfermagem, Psicologia, Educação Física e Fisioterapia. No entanto, essa grande área do conhecimento reúne mais de 20 cursos de ensino superior, incluindo por exemplo: Biomedicina, Esporte, Estética e Cosmética, Farmácia, Fonoaudiologia, Gerontologia, Gestão Desportiva e de Lazer, Musicoterapia, Naturologia, Nutrição, Obstetrícia, Odontologia, Oftálmica, Óptica e Optometria, Quiropraxia, Radiologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional.

    Profissões relacionadas às Ciências da Saúde

    Dentro das Ciências da Saúde encontramos diversas áreas de atuação profissional, envolvendo inúmeros segmentos da área. Além da Medicina e da Biomedicina, a saúde abrange carreiras como Odontologia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem.

    A partir do cenário de envelhecimento da população, pode ser uma grande oportunidade ingressar em carreiras ligadas ao cuidado com os idosos, como a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional, principalmente pela escassez de profissionais na área, e a alta demanda de clientes.

    Dentro da Medicina, entre as especialidades promissoras da área de saúde, estão pediatria, ortopedia, neurologia e neurocirurgia, por exemplo, oportunizando ao profissional atuar nos segmentos da Clínica Médica, Cirurgia, Saúde Materno-Infantil, Psiquiatria, entre outras.

    Mercado de Trabalho aberto para a saúde

    Para quem deseja ingressar no ramo da saúde, é importante saber lidar com as pessoas, ter a capacidade de ser meticuloso e prestar atenção em detalhes, devido ao contato intenso e direto com os pacientes. 

    Também é essencial ser uma pessoa com grande potencial de concentração, interesse por temas relativos à ciência, além de saber se comunicar bem, fazendo com que os pacientes se sintam mais seguros na presença do profissional da saúde que estiver o examinando.

    O mercado de trabalho em saúde está em constante expansão, pelo aumento dos campos de atuação na área, principalmente com o surgimento de novos exames, diagnósticos, medicamento, tratamentos, clínicas e hospitais.

    Se essa área é sua paixão você pode escolher um curso em que possa lidar com a assistência direta ao paciente, gestão, ensino, pesquisa ou empreendedorismo. Mas lembre-se, que para se destacar em uma área tão disputada, é importante garantir uma formação de qualidade, através de uma instituição de ensino superior com credibilidade, que possa te preparar bem para os desafios das carreiras na área da saúde.

    Esperamos que esse texto tenha sido esclarecedor e inspirador para você que tem gosto pelas Ciências da Saúde. 

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized