Como funciona o processo de internacionalização do Unis?

    O Grupo Unis está constantemente preocupado com a preparação integral dos seus alunos. A qualidade vai além das aulas dadas em sala, estende-se também às experiências proporcionadas. Uma delas é a possibilidade de participar de um processo de internacionalização.

    como obter um empregoA instituição tem se destacado pelo seu método e pelas parcerias estabelecidas com universidades  em todo o mundo. Os acordos já tornaram o sonho uma realidade para quem quer estudar fora do país. 

    Mas não para por aí: o programa de internacionalização do Unis ajuda na construção da carreira destes universitários, seja no mercado internacional ou nacional.

    Quer saber como funciona esse conceito e o que ele pode fazer pela sua vida profissional? Confira tudo nesse artigo!

    A estratégia de internacionalização do Unis

    O Unis Internacional, Departamento de Relações Internacionais do Grupo Unis, começou a atuar em 2013 com um objetivo definido: tornar a instituição uma verdadeira autoridade no assunto.

    Esse reconhecimento não demorou a chegar após uma série de iniciativas que foram desenvolvidas. Basicamente, priorizar a troca de experiência e o aprendizado mútuo entre  estudantes, gestores e professores com o corpo docente e discente do exterior.

    Neste momento, o Unis tem convênios com instituições de ensino superior em 14 países. Ao longo do ano, são oferecidas diversas oportunidades de mobilidade acadêmica tanto para graduação como pós-graduação. Anualmente, ainda há um curso intensivo de inglês ou espanhol fora do país.

    Para possibilitar que os estudantes possam atuar em outros países, existe o programa que viabiliza a dupla titulação para os cursos de Administração Comércio Exterior, Educação Física, Enfermagem e Engenharia Mecânica.

    Além disso, os convênios celebrados pelo Unis são bilaterais, o que significa que as unidades também recebem alunos estrangeiros todos os semestres. As oportunidades de networking podem acontecer em todas as direções, sejam elas com foco no mercado interno ou no mercado externo.

    Como fazer mobilidade acadêmica

    Se depois de saber tudo isso você está pensando em entrar na onda da internacionalização e fazer mobilidade acadêmica, chegou o momento de entender como o processo funciona.

    Os programas disponíveis são anunciados sempre no início de cada semestre, ou seja, entre fevereiro e março ou agosto e setembro. 

    Nessas duas épocas, os programas e respectivos editais são divulgados no site da instituição, nas salas de aula e através das nossas redes sociais. Isso quer dizer que dificilmente você não ficará sabendo das oportunidades que surgirem. Basta ficar atento(a)!

    Ficou interessado em um programa? Veja se a instituição de destino tem um curso com o mesmo nome do seu ou correspondente. Assim, será possível passar pela experiência e, na volta, ter os créditos validados pelo Grupo Unis.

    Em termos práticos, mesmo estando fora do país, você não será prejudicado(a) no andamento do seu curso.

    Internacionalização do Unis

    Os programas de mobilidade têm duração de seis meses a um ano. No entanto, é preciso levar em consideração que os períodos letivos iniciam em épocas diferentes, dependendo do continente em que fica a instituição escolhida. 

    A seleção é feita através de uma prova e a data da mesma varia de acordo com o edital. Caso seja selecionado, você deve procurar o Unis Internacional para receber todo o suporte em relação à documentação necessária.

    Depois, a conversa é com o coordenador de curso para definir o esquema de aproveitamento de créditos, documento que deve ser entregue depois ao Departamento de Relações Internacionais.

    Assim que o intercâmbio for autorizado, é importante ter tudo pronto para a partida e participar de todas as reuniões convocadas pela instituição. Chegando ao destino, a apresentação deve ser feita ao gabinete de Relações Internacionais local para efetivação da matrícula.

    Durante todo o período da mobilidade, é fundamental manter contato com a faculdade de origem para que o acompanhamento se mantenha e para resolver qualquer problema. 

    Requisitos para participar

    O Unis quer ver os seus alunos chegarem cada vez mais longe e é exatamente por isso que investe forte na internacionalização. Porém foi necessário desenvolver alguns critérios de participação para poder melhor gerir a iniciativa.

    Podem participar dos processos seletivos estudantes que:

    • Estejam com as matrículas regularizadas e com as mensalidades em dia;
    • Dominem o idioma do país em que está localizada a instituição de destino, caso seja solicitado;
    • Tenham um desempenho acadêmico que o(a) permita ser uma das caras que representa o Unis no exterior;
    • Atenda a outros requisitos específicos das instituições para qual se candidatou, incluindo provas de conhecimento técnico e afins.

    A importância de internacionalizar-se

    Quem passa pela mobilidade acadêmica certamente não volta igual. Os estudantes relatam que esse é um período marcante e com muitos reflexos tanto no percurso acadêmico como pessoal e profissional.

    O contato com uma outra perspectiva faz com que desenvolvam uma visão crítica muito mais apurada, algo extremamente valioso dentro da metodologia ativa de ensino.

    As empresas também valorizam cada vez mais essa experiência no currículo. As vivências internacionais indicam que foram desenvolvidas competências específicas como a autonomia, capacidade de adaptação e de lidar com desafios.

    Em um momento em que o mercado de trabalho muda a forma como os candidatos são escolhidos, esse tipo de habilidade, muitas vezes, passa a contar mais pontos do que empregos anteriores.

    Para quem vai em busca do primeiro trabalho, esse pode ser um grande trunfo e representar uma grande vantagem em relação a outros candidatos.

    Optar por fazer um intercâmbio durante o período da faculdade é pensar em ampliar a sua visão de mundo, mas também as oportunidades no seu mercado de atuação. 

    Vai investir nessa jornada? Conte com o apoio do Grupo Unis porque, com a gente, o seu voo é garantido.

    5 profissões que pode ajudar a construir sua carreira no exterior

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!