Introdução

O ano de 2016 e início de 2017 não foram lá os melhores anos para os que escolheram trabalhar na área do direito, não é mesmo? Mas agora que o mercado de trabalho se reaqueceu, você já está por dentro das melhores tendências para a advocacia?

Então se você pretende se formar em Direito e quer ficar por dentro das carreiras que estão apresentando um futuro próspero para seus seguidores, vem com a gente nesse texto para ficar informado e tomar as melhores decisões!

Quais as melhores tendências para advocacia nos próximos anos?

Acertar exatamente como será o futuro desse profissional, é impossível. Mas existem algumas análises rolando, e de acordo com elas, o advogado no Brasil tem algumas carreiras com crescimento potencial.

Vem conhecer as 8 principais tendências do mercado, que podem ser grandes tacadas para você que vai se formar já ir direcionando a sua carreira:

 

Área Digital

 

Não é segredo que a área digital está em constante mudança e crescimento, certo? Por esse motivo o Direito Digital é um ramo que oferece muitas possibilidades. Ele também é bastante abrangente e possibilita que você trabalhe na área comercial, criminal, autoral, internacional, etc.

Justamente pela velocidade em que as coisas mudam no ambiente online, essa se torna uma carreira desafiadora, mas que promete muita oportunidade de trabalho!

 

Setor do Petróleo e do Gás

 

Sendo eles as maiores fontes de energia utilizadas pelo nosso país, essa área de atuação se torna uma boa para quem quer se especializar.

A área está ligada, principalmente, ao Direito Comercial e ao Direito Tributário abrangendo um contexto tanto nacional quanto internacional.

E mesmo com essa onda sustentável que, ainda bem, estamos vivendo, essas fontes de energia ainda exercerão um papel crucial na economia mundial por muitos anos.

 

Área da Arbitragem

 

A justiça nem sempre anda na velocidade em que esperamos ou precisamos. Por esse motivo a carreira de Arbitragem vem ganhando bastante espaço, visto a sua agilidade de conclusão (prazo máximo de fechamento de caso é de 6 meses).

O ramo internacional também oferece oportunidades de arbitragem, como uma forma de diminuir os possíveis atritos no relacionamento entre países e aumentar a agilidade das relações internacionais.

 

Área ambiental

 

A educação ambiental e a busca por alternativas que agridam menos o meio ambiente são assuntos que estão em alta. E esse papo está invadindo as advocacias.

De acordo com pesquisa realizada em grupos de advogados na região de São Paulo, o Direito Ambiental é o que mais deve crescer ao longo dos próximos anos.

Pra quem pretende trabalhar nessa área, é bacana saber que ela abarca todos os ramos do Direito. Seu papel estabelece um elo entre os campos de ciências sociais, antropologia, biologia, geologia, engenharia e direito internacional, em uma busca por harmonia nas interações entre as pessoas e o meio-ambiente.

Quando o assunto são as empresas e as tendências que estão emplacando nesse ramo, existem alguns itens que as grandes advocacias estão usando, que ajudam e facilitam muito a vida:

 

Chatbots

 

Claro, muita coisa precisa ser tratada face a face com o cliente, mas nem tudo. E para economizar tempo esclarecendo dúvidas frequentes e até filtrar clientes, Bots com FAQ’s são uma boa opção.

 

Sistemas de pesquisa com machine learning

 

O desenvolvimento de máquinas e softwares com capacidade de aprendizado é extremamente útil para auxiliar na velocidade e qualidade da prestação de serviços.

E por que? Bom, normalmente o que mais consome o tempo dos advogados é pesquisar para a produção de peças, principalmente se o local trabalha com demandas variadas.

Uma forma de diminuir esse gasto de tempo e investir melhor o dinheiro é a utilização de softwares de pesquisa com inteligência artificial, que podem identificar os conceitos e leis utilizados nas petições.

Assim, com o tempo esses softwares conseguem abstrair conceitos legais utilizados e reunir o material necessário para determinadas peças automaticamente, poupando muito tempo de estudo e pesquisa.

 

Armazenamento em nuvem

 

Servidores são super úteis e seguros, mas convenhamos, vira e mexe há alguma queda no sistema e não é nada prático ter acesso ao que você precisa somente dentro da empresa, não é mesmo?

O armazenamento em nuvem então chega dando essa vantagem, de acessar ao que for preciso em qualquer lugar, dia ou hora, com ou sem internet.

 

Marketing de Conteúdo

 

Advogados não podem propagandear seus serviços nas redes, isso infringe algumas leis da OAB. Mas como tudo nessa vida, existe uma brecha em que esses profissionais podem se mostrar um pouco mais sem desrespeitar nenhuma lei: o marketing de conteúdo.

Essa é uma boa alternativa, já que permite que você crie uma imagem de autoridade nos assuntos da área. Ah, e plus, essa estratégia também te divulga por meio dos contatos presentes em seus materiais!

Foco e muita leitura te aguardam!

Bom, se você curte uma boa leitura, você vai se dar muito bem no curso de Direito. Se não curte muito, também não precisa entrar em desespero. Apesar de precisar se dedicar com um pouco mais de afinco aos códigos, o seu mundo não vai acabar em livros nesse curso.

Tem os júris simulados, aulas práticas e as teorias em sala que aliviam um pouco a cabeça.

Entre as matérias que você com certeza vai esbarrar nesse percurso se encontram:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental e Agrário;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Consumidor;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Internacional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Tributário;
  • Direito do Trabalho.

Bastante coisa né? E ainda tem muita matéria que não listamos e que vai fazer parte do seu currículo.

Uma dica é escolher sempre faculdades que tenham boas notas na avaliação do MEC e com um corpo docente exemplar. Isso vai contar muito para a sua formação profissional e o seu preparo para o mercado de trabalho, ok?

Ah, eventos externos, trabalhos interdisciplinares, congressos nacionais e internacionais também são uma boa pedida. Não só para ter network mas para ficar atualizado com tudo o que está rolando na atualidade da profissão.

O curso de direito é bastante abrangente e além da áreas que citamos acima, ainda existem muitas outras. Se quiser dar uma pesquisada mais a fundo sobre isso, é só clicar aqui que deixamos um material focado nas carreiras do graduado em Direito.

A faculdade de Direito é concorrida?

Vamos direto ao ponto: sim, a faculdade de Direito em todos os anos fica pelo menos entre as 5 mais disputadas em todo o Brasil. Mas isso não é motivo para você sair correndo e desistir dos seus sonhos, não é mesmo?

O mercado de trabalho está em constante mudança, a cada dia novas áreas de atuação aparecem. E embora escolher por um curso concorrido possa parecer assustador, o mercado não está saturado e segue tendo espaço pra todo mundo.

Então nada de desistir, ok? É como aquele velho ditado diz “foco, força e fé” que tudo vai dar certo e você vai ser muito feliz e realizado(a) na sua carreira se fizer o que ama!

Esperamos que esse material tenha te ajudado! Até a próxima!