Você sabe o que é PCP? Vem saber mais sobre ele e sua importância numa empresa!

    Introdução

    Quando abrimos um negócio ou trabalhamos em uma empresa, o principal objetivo é oferecer um produto de qualidade com preço justo e competitivo. Mas para ser possível, é imprescindível uma produção organizada e sem desperdícios, concorda?

    E você sabia que existe um sistema focado nisso? Algumas empresas até criam setores específicos para cuidar de todos esses detalhes e garantir tudo o que for possível pela qualidade, economia e competitividade.

    Então vem saber mais sobre o assunto e sobre o profissional de Engenharia de Produção, responsável por cuidar e desenvolver esse trabalho com precisão!

    O que é o PCP afinal?

    A sigla PCP significa Planejamento e Controle da Produção. Por meio dela, os profissionais graduados em Engenharia de Produção conseguem fazer o gerenciamento dos recursos operacionais da empresa.

    Com ele, é possível ter cada vez mais bons resultados, que vêm através do planejamento, controle e programação dos processos produtivos. Isso garante mais qualidade e produtividade, além de ajudar a reduzir custos operacionais.

    Essas mudanças significativas na cultura empresarial podem acontecer desde a alteração de layout no ambiente de produção para torná-lo mais eficiente, até no planejamento de quantidades de produtos.

    Para ficar ainda mais claro a dinâmica do PCP, vamos explicar seus três pilares:

    1. Planejamento: determinar quais produtos serão produzidos e quando;
    2. Programação: definir quais recursos serão utilizados do início até o término do fluxo de produção;
    3. Controle: realizar monitoramento para corrigir possíveis desvios e falhas no processo de produção.

    Além de verificar e se responsabilizar por esses detalhes no projeto, o profissional também deverá programar os seguintes itens:

    1. Quantidade de produtos que deverá ser produzida;
    2. O layout da planta da fábrica, para ter um melhor aproveitamento do fluxo dos insumos;
    3. As etapas que compõem o processo de manufatura;
    4. A definição da mão de obra, tanto mecânica quanto humana.

    Terminada toda essa parte de mapeamento, você estará pronto para criar a carta mapa da produção, chamada PMP – Plano Mestre da Produção. Nela ficarão expostas as diretrizes do processo em geral.

    Tendo tudo isso anotado e revisado, a empresa pode planejar, programar e controlar melhor o processo, visando sempre os objetivos estabelecidos e evitando que ocorram desvios.

    Mas caso seja necessário realizar algum tipo de mudança devido a erros ou falhas, o conhecimento a respeito desses fatores permite tomar melhores decisões. Isso também facilita na hora de reportar resultados à gerência da empresa.

    Ah, e para criar um planejamento desses, existem algumas etapas que devem ser seguidas:

    1. Previsão da demanda
    2. Planejamento e capacidade da produção
    3. Planejamento Agregado da Produção (PAP)
    4. Programação Mestra da Produção (PMP)
    5. Programação Detalhada da Produção (PDP)
    6. Controle da produção

    Qual é a importância desse sistema em uma empresa?

    Gerir um projeto não é brincadeira. Envolve estrutura física, humana e investimentos. Além do mais, ninguém quer ver seu dinheiro sendo mal gasto ou desperdiçado. O PCP começa a demonstrar suas vantagens nesses fatores.

    Sendo mais detalhista, confira aqui embaixo uma listinha de alguns dos principais benefícios de se estabelecer um PCP, seja ele como um setor em si ou como um comitê temporário para projetos:

    1. Suporte à tomada de decisões: permite controlar todo o processo produtivo da empresa. O que garante dados sempre à mão para serem consultados quando necessário. E ainda tem o plus de conseguir identificar com mais facilidade falhas ocorridas;
    2. Resultados finais mais atrativos: isso acontece porque fica mais fácil de identificar os pontos fortes e fracos desde a produção até a logística. Isso permite uma reação mais rápida e direta conforme ordem de prioridade.
    3. Alinhamento entre setores: a produção e a divisão de suprimentos precisam estar interligados a toda a empresa, especialmente com o departamento de vendas, já que não vai adiantar nada fazer um esforço comercial se o produto não puder estar disponível quando o cliente precisar. Ao adotar o PCP é possível ter controle de estoque e solicitar nova produção (caso seja necessário).
    4. Sistematização do processo produtivo: traz mais agilidade, facilidade, segurança, qualidade, correção, rapidez e menor custo.
    5. Redução de custos: quanto maior o controle, menores serão as perdas e desperdícios. Consequentemente, há uma maior redução de custos.

    Quero trabalhar com isso, o que devo fazer?

    O principal conselho é: estude e faça um vestibular para se graduar em Engenharia de Produção. Existem cursos mais curtos, mas se você curte trabalhar em meio a linhas de produção, conhecer o processo como um todo é um baita diferencial.
    A gente sabe que o momento de escolher um curso não é fácil. São muitas coisas para observar e uma variedade imensa de graduações disponíveis por aí. Para te ajudar a ter certeza do seu, deixamos aqui um material bem bacana e explicativo sobre a Engenharia de Produção.

    Se a dúvida em questão é o local onde você vai estudar, tem aqui também um material ótimo para te ajudar a abrir os olhos com alguns detalhes especiais. E se quiser bater um papo sobre vestibular, não esquece de chamar a gente ali no box de comentários, ok? Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!