Trabalhar com moda: conheça 8 das principais carreiras na área

     

    Para você que escolheu fazer o curso de moda e investir na profissão mais fashion do mercado, não basta estar antenado com as últimas tendências das passarelas ao redor do mundo. É preciso também estar ligado no que acontece no universo das artes, estar por dentro das novidades culturais e, ainda, conhecer sobre economia e as mudanças do mercado consumidor.

    É uma carreira em constante movimento, com possibilidades de atuação que vão muito além das capas da revista Vogue ou do glamour dos desfiles de Paris, Milão ou do eixo Rio-São Paulo. Por isso, preparamos este post para que você conheça um pouco mais sobre 8 oportunidades que esperam pelo talento de quem quer trabalhar com moda. Confira!

    1. Design e estilismo

    Vamos começar falando dos profissionais mais badalados do mundo da moda: os estilistas e fashion designers. Nesta categoria estão grandes nomes como Alexandre Herchcovitch, Marc Jacobs, Stella McCartney e Donatella Versace, responsáveis por criar as verdadeiras obras de arte que desfilam nas passarelas e tapetes vermelhos do mundo todo.

    O trabalho de quem escolhe esse segmento será identificar o que está em voga no momento, desenhar as coleções temáticas de cada estação, acompanhar todo o processo de desenvolvimento dos produtos, além de poder atuar em diferentes nichos como: roupas, calçados, bolsas, joias, criação de estampas e de novos tecidos para tecelagem.

    2. Negócios da moda

    Esta é uma das áreas mais abrangentes para quem quer trabalhar com moda e permite que o profissional vislumbre um panorama geral dos negócios, desde a produção até a fabricação e comercialização dos produtos.

    Para se destacar como gerente de moda, é preciso ter conhecimentos atualizados sobre as últimas tendências do mercado para trazer inovações constantes e investir em táticas de gestão e marketing diferenciadas para conquistar e fidelizar o público-alvo.

    Confira abaixo alguns dos segmentos em que o profissional da moda pode atuar:

    • gerenciamento e posicionamento de marca;

    • elaboração e desenvolvimento de planejamentos de comunicação;

    • gestão financeira e jurídica;

    • identificação de oportunidades para novos produtos e serviços;

    • estruturação de planos de negócios;

    • administração de estratégias para comercialização.

    3. Compras

    A carreira de comprador é uma das mais desejadas entre os profissionais de moda, mas também uma das mais desafiadoras! Difícil de acreditar, não é?

    Mas embora a função de comprar as matérias-primas como tecidos, aviamentos, botões e outros itens necessários para a fabricação das peças pareça algo simples, ela exige muito trabalho: da escolha de bons fornecedores, negociação de valores e prazos de entrega, ao acompanhamento das entregas e conferência dos pedidos.

    Além disso, com as rápidas mudanças do mercado e a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas, o profissional desta área precisa ser criativo, atualizado, pesquisar muito e acompanhar com frequência a demanda dos consumidores para atender às suas necessidades e despertar o seu interesse por aquilo que a marca tem a oferecer.

    4. Visual merchandising

    Para o visual merchandiser, o foco principal é sempre o ponto de venda, e o seu objetivo é elaborar estratégias que aperfeiçoem cada vez mais a experiência do consumidor dentro da loja.

    Para isso, o profissional deste segmento investe em formas de deixar as vitrines mais atrativas aos olhos do seu público, escolhendo bons lugares para expor os produtos, de modo que eles chamem a atenção do comprador e estejam mais acessíveis, e trabalhando na composição da loja de acordo com o perfil da marca ou o tema da coleção escolhido para o período.

    5. Produção de moda

    Responsáveis pela organização de desfiles, campanhas publicitárias, editoriais e ações para o lançamento de coleções, os produtores são os personagens principais por trás do sucesso de qualquer evento de moda.

    E entre as suas diversas funções estão a seleção, contratação e coordenação de modelos, figurinistas, maquiadores, cabeleireiros, fotógrafos e todos os demais profissionais necessários para formar a equipe dará vida ao evento, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado.

    6. Fotografia de moda

    Além de possuir os conhecimentos técnicos em fotografia, esse profissional precisará desenvolver algumas habilidades essenciais como senso estético, sensibilidade e um olhar aguçado para captar os melhores momentos, cenários e ângulos que o ajudarão a compor a imagem perfeita.

    E para atingir o resultado esperado, o fotógrafo também pode fazer uso de softwares de edição de imagens.

    No entanto, é preciso ter em vista que essa ferramenta será responsável apenas pelos efeitos que darão um toque especial no produto final. E o grande segredo para conseguir aquela foto que será destaque nas revistas e catálogos está no momento da produção, na direção dos modelos e no trabalho em sintonia com toda a equipe de figurinistas, maquiadores e cabeleireiros.

    7. Consultoria de imagem

    Aqui vamos falar dos famosos personal stylists e personal shoppers, os especialistas cuja função é estudar cuidadosamente o perfil de seus clientes — tanto as características físicas quanto sua personalidade — e, a partir daí, ajudá-los a definir seu próprio estilo ou, nesse caso, um look exclusivo.

    O objetivo deste trabalho é fornecer dicas valiosas para que esses clientes saibam combinar corretamente roupas, acessórios, cores e modelos, escolher o corte de cabelo ideal para o seu estilo e a maquiagem certa para cada ocasião utilizando peças já existentes no guarda-roupa ou investindo em novas peças.

    8. Carreira acadêmica

    E para quem pretende focar nas possibilidades oferecidas pelo mundo do ensino, existem oportunidades de atuação em cursos técnicos, de extensão, graduação e pós-graduação em diversas áreas da moda.

    O profissional pode trabalhar como professor ou como diretor do curso, caso tenha experiência suficiente na área para coordenar outros docentes.

    Já deu para perceber que quem quer ser um profissional de sucesso no mundo da moda tem que, literalmente, vestir a camisa e entrar de cabeça, não é mesmo?

    Afinal, é uma carreira que exige muito trabalho e dedicação, mas que, ao mesmo tempo, é bastante gratificante e oferece boas oportunidades em outros países. Por isso, uma boa dica para se destacar é investir em atualização constante e se dedicar ao aprendizado de outros idiomas.

    E aí, você acha que está preparado para trabalhar com moda? Quer conhecer mais sobre o universo das profissões antes de fazer a sua escolha? Então, assine a nossa newsletter para tirar suas dúvidas e conferir outras dicas sobre carreiras.

     

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