Saiba como aproveitar as redes sociais para os estudos

     

    Você já pensou em estudar usando as redes sociais? As mídias sociais, hoje amplamente utilizadas para tudo que fazemos em nosso dia a dia, não servem só para nos prender, como muitos imaginam.

    Mas sim, elas podem servir como grandes aliadas para auxiliar nos estudos e no desenvolvimento acadêmico.

    Tecnologia na educação: saiba como aproveitar

    As plataformas sociais específicas para os estudos, inclusive, já existem, e são bastante utilizadas por alunos que querem focar somente nos conteúdos que precisam estudar para alcançar seus objetivos. 

    Conecte-se com os seus pares e tire o melhor do seu tempo

    As ferramentas mais conhecidas como Youtube, Facebook, Instagram e WhatsApp também se tornaram amigas para otimizar o tempo, principalmente no que diz respeito à facilidade na comunicação entre as pessoas.

    Mas é preciso ter cuidado e não se deixar consumir pelo que elas têm a oferecer. Qualquer rede social pode se tornar um perigo se mal utilizada. Por isso, entenda que você é quem precisa aprender a filtrar de forma crítica o que consome na Internet.

    Saber utilizar os mecanismos de busca e pesquisa é fundamental!

    Se você quer saber como estudar de forma dinâmica e encontrar as melhores referências em tudo que estiver pesquisando, é importante que você defina o que quer absorver primeiro. Assim, sua pesquisa em qualquer site ou rede social ficará muito mais direcionada. 

    Você também pode utilizar as aspas e a pesquisa por títulos. É importante lembrar de fornecer o máximo possível de detalhes, além de ficar atento à procedência das páginas encontradas e tomar nota das referências bibliográficas. 

    Mas seja criterioso com os termos de pesquisa. Use sempre palavras-chave nos mecanismos de busca e ensine o seu cérebro a trabalhar com foco em categorias e conceitos, para pesquisar em uma base de dados sobre o assunto. 

    Crie uma rotina que ajude a focar e pegar no ritmo mais facilmente

    Não só nos estudos, mas em tudo na vida, é preciso ter uma rotina com metas definidas para alcançar os resultados que você busca.

    Se você não definir o tempo certinho que vai usar as redes sociais para estudar, pode acabar se perdendo na organização dos estudos e perdendo o foco.

    Sabe quando você para e vai ver tudo que passa na sua timeline? É isso que acontece quando não existe uma meta para sua rotina.

    Estabeleça metas e regras para os estudos

    Organização e otimização de tempo são o foco principal aqui. Qual é o limite das interações que você faz? Você gasta muito tempo tentando tirar dúvidas e não encontra o que procura?

    Por isso, é preciso que você defina exatamente: o que precisa estudar, por quanto tempo vai estudar e onde precisa chegar para ter sucesso no aprendizado das matérias.

    Seguindo estas dicas, você vai conseguir levar os estudos muito mais a sério e obter sucesso em todas as suas metas e objetivos, sejam eles quais forem. 

    Quer aprender a tirar o máximo proveito da tecnologia durante seus estudos? Então baixe o nosso e-book e confira todas as dicas para que a sua produtividade atinga um outro patamar!

    cta-eBook-tecnologia-na-educacao-saiba-como-aproveitar

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!