Agora que você já sabe mais sobre o conceito, chegamos a um ponto fundamental: como aplicar a gestão de conhecimento na sua empresa? Afinal, é preciso fazer isso de maneira prática. Então, como dar os primeiros passos para aplicar a gestão de conhecimento?
Criando a cultura da gestão de conhecimento
O primeiro passo é sempre criar a cultura de fazer a gestão de conhecimento. Mais do que praticamente qualquer atividade, a gestão de conhecimento é feita em conjunto. Afinal, os próprios colaboradores estão compartilhando o conhecimento entre si e com a empresa, e precisam ser estimulados a isso.
É preciso deixar claro os dois pontos da mesma moeda. Primeiro, todo mundo tem o que oferecer e, segundo, é uma prática benéfica para todos. É uma forma de alimentar a controladoria, por exemplo.
Os colaboradores precisam se sentir ouvidos, para estimular a sua participação na gestão de conhecimento. Por isso, é fundamental que o Recursos Humanos faça o seu papel nestas ações.
Mostre por que a gestão de conhecimento é benéfica para todos
Além disso, é preciso deixar claro como este processo é benéfico para todos, tanto do ponto de vista organizacional como pessoal, ajudando o próprio espírito empreendedor dos colaboradores.
Do ponto de vista da organização, a partilha de conhecimento ajuda a tornar a empresa ainda mais forte, garantindo que todos tenham melhores resultados. Dessa forma, crescem a empresa e o profissional.
Receber novos conhecimentos é sempre essencial para que o profissional possa crescer e alcançar patamares maiores na carreira. Ouvir os colegas e superiores, e absorver o conhecimento que eles têm são umas das formas mais diretas de aprender e crescer.
Crie canais para que os colaboradores possam conversar
Portanto, enquanto a gestão do conhecimento é uma questão de mentalidade e cultura organizacional, também é preciso pensar na parte mais prática, ou seja, na forma como este conhecimento é compartilhado e armazenado.
Uma ótima dica, por exemplo, é fazer um blog interno. Os líderes podem incentivar os colaboradores a fazerem publicações, de modo a compartilhar o conhecimento com os colegas. Além disso, funciona como uma biblioteca de conhecimento. Ou seja, ele está sempre disponível para consultas, quando necessário.
Reuniões também são uma ótima forma de disseminar o conhecimento dentro de qualquer empresa. Fazer o brainstorming com os funcionários é uma maneira de recolher ideias e discutir as questões mais importantes para o negócio.
Uma boa dica, e algo que as empresas ainda não fazem, é convidar profissionais de outros departamentos para as reuniões. Se existe uma reunião de marketing, convide um profissional do jurídico, do comercial ou de TI. Não somente eles trazem novas perspectivas, mas podem ter ideias que os profissionais do setor não percebem, por já estarem acostumados, de certa forma.
Crie um registro de lições aprendidas
Por fim, é importante que as empresas tenham a mentalidade de aprender com os erros. Quanto um projeto dá errado, é importante saber avaliar os motivos para isso e agregá-los ao volume de conhecimento que a empresa tem.
Estas lições aprendidas devem sempre ser documentadas e, mais importante, realmente compreendidas, para que no próximo projeto elas não se repitam. Em qualquer futuro projeto semelhante, as lições aprendidas são parte do planejamento.
Portanto, para aplicar a gestão de conhecimento, é preciso uma combinação de incentivo e cultura organizacional com os canais próprios para isso.
Ficou clara a importância de uma aplicação eficiente da gestão do conhecimento nos contextos empresariais? Para garantir a você as competências e habilidades necessárias para essa aplicação efetiva da gestão do conhecimento é importante contar com uma especialização em uma instituição de credibilidade, que te coloque em contato direto com as demandas do mercado profissional.
Esperamos que o texto de hoje tenha te apresentado informações importantes para a aplicação da gestão do conhecimento! Até a próxima.