Quais benefícios o hábito da leitura traz para os professores?

    Introdução

    Tem quem ame, tem quem odeie, mas é inegável, o hábito da leitura traz muitos benefícios. E para quem é professor ou pretende se formar em uma licenciatura, você sabe quais vantagens essa rotina traz?

    Para quem pretende se graduar em cursos como Letras, Pedagogia, Matemática ou Física, não gostar de ler pode ser um desafio, já que isso faz parte da rotina do trabalho e dos estudos.

    Se esse é o seu caso pode ficar calmo, existem algumas técnicas para te ajudar a começar a curtir transformar isso numa coisa bastante prazerosa para refrescar as ideias. Mas se você já é um amante da leitura, sinta-se um privilegiado, pois mais da metade do caminho já está andado.

    Então vem com a gente conhecer um pouco mais sobre esse mundo mágico e cheio de atalhos para se apaixonar, se divertir, aprender e ensinar!

    Ler vai me ajudar em que?

    Não vamos negar que é clichê, mas para início de assunto, ler também é um exercício. Não, se você ler todo dia pelo menos 1 horinha você não vai perder 10kg em 20 dias, mas uma coisa é garantida, o seu cérebro estará bem nutrido e saudável!

    Quando pretendemos nos tornar professores, ler precisa ser uma rotina. É necessário saber muito não só sobre o conteúdo estudado, mas sobre formas de transmitir tanto conhecimento para que seja atrativo e claro para o entendimento dos alunos.

    Além da questão de aprendizado ainda existe o âmbito do exemplo. Nem toda criança é incentivada a ler desde pequena pelos pais, que também podem não ter tal hábito. Cabe a você, o primeiro modelo de cultura literária para o aluno!

    A leitura é um dos pilares fundamentais  para a formação docente. Com ela é possível ter uma prática educativa consciente e responsável. Sua realização ajuda na formação de profissionais críticos, reflexivos, proporciona aprender hoje para mediar no futuro.

    Mas deixando um pouco de lado essas questões conceituais e já conhecidas, bora entender como ela pode ajudar a sua mente a ser mais eficiente? Então confira aqui embaixo alguns motivos que com certeza te motivarão a tentar praticar a leitura cotidianamente!

    1. Vocabulário: pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico.  Isso é super importante pois quanto maior o vocabulário, maior a possibilidade de compreensão da leitura e mais amplo o repertório de conceitos.
    2. Escrita: com um vocabulário mais extenso você consegue construir textos mais ricos e sem repetições de palavras, utilizando sinônimos. Com isso, sua escrita se torna mais fácil e até menos cansativa!
    3. Aprendizado: ler é uma forma bastante eficiente de aprender, independente de qual assunto estamos falando!
    4. Capacidade de Análise: o hábito da leitura te ajuda a desenvolver capacidade analítica e resolver problemas. Sejam histórias, ficcionais ou não, irão contribuir para que você enxergue novas possibilidades e caminhos para contornar obstáculos da vida real.
    5. Benefícios Cerebrais:  ler te ajuda a desenvolver concentração, foco seletivo e imaginação. Tudo isso auxilia a manter o seu cérebro saudável e jovem, além de contribuir para melhorar a sua memória e prevenir o Alzheimer.
    6. Metas e objetivos: é a velha questão do exemplo. Quando você lê sobre histórias de sucesso, isso te motiva, faz com que você se sinta mais preparado para correr atrás dos seus objetivos. Então no final da soma, te ajuda a chegar onde você quer!
    7. Humanização: ler te ajuda a se abrir aos seus sentimentos, além de desenvolver a sua empatia.
    8. Te ajuda a viajar: a leitura pode te mandar a qualquer momento para um mundo diferente, outro estado, outro país… enfim, pode levá-lo para até onde a sua imaginação permitir. Essas experiências fazem com que os horizontes do seu mundo também se expandam.
    9. Olhar de ângulos diferentes: um bom livro tem o poder de te colocar sob a pele dos personagens. Assim é possível começar a enxergar que tudo tem mais de um lado, você só precisa olhar de outra perspectiva. O que também pode ser aplicado ao seu dia a dia.  
    10. Good vibes: a leitura quando ocorre com temas que te agradam, para a sua mente aparenta um momento de relaxamento, o que reduz os seus níveis de estresse.
    11. Criatividade: ler sobre vários assuntos, histórias reais ou fictícias faz com que a sua criatividade seja aguçada. Além disso, quando crianças, ajuda para que elas criem seus próprios enredos e tenham novas ideias.
    12. Novos ciclos de amizade: quem lê, sempre tem assunto. E o interesse por algum tipo de leitura em comum, pode ser o que era preciso para puxar aquele papo bacana e iniciar uma nova amizade!
    13. Autoestima lá em cima: pessoas que leem se sentem mais inteligentes. Isso faz com que a autoestima delas seja melhor!
    14. Passatempo gratuito: ao contrário de muito lazer, ler não te gera nenhum tipo de gasto extra, a não ser para comprar o próprio livro. E hoje com a internet, é bastante possível achar versões online gratuitas ou com preços mais acessíveis. E se você não quer ocupar um cômodo inteiro com as suas aquisições, hoje também há disponibilidade de leitores digitais como o Kindle e o Lev, que armazenam grandes quantidades de conteúdos num só lugar.

    Não gosto de ler, o que eu faço?

    Sabe aquela história de que quando você não gosta de algo bom, é porque está fazendo errado? Então, nesse caso é super aplicável e a provável resposta para esse problema é: você ainda não descobriu um assunto que realmente te agrade.

    Ou seja, o problema não é o ato de ler, mas sim o tipo de leitura. Porém em todo caso, vem com a gente para saber algumas dicas que com certeza vão te dar aquela ajudinha para começar:

    1. Comece com séries ou best-sellers: essa é uma boa dica para começar, afinal de conta, se você já curte a série, provavelmente o livro vai te envolver  e apresentar mais detalhes ainda. Normalmente, esse tipo de leitura agrada muito porque são tramas mais envolventes, ou até com a linguagem fácil e divertida. Então essa pode ser a sua porta de entrada para o gosto pela leitura, sabe por que? Normalmente esse tipo de livro sempre deixa um assunto mal resolvido que só tem uma resolução no livro seguinte, o que é o melhor remédio para atiçar sua vontade de devorar o próximo volume.
    2. Leia inspirações ou adaptações: sabe aquele filme hiper louco, que você adorou e indicou para toda a sua lista de amigos do Facebook? E aquele jogo mega viciante que te tirou noites de sono até zerar? Então, provavelmente eles tem livros, que com certeza mostram mais detalhes e são super envolventes, principalmente pelo fato de você já ter gostado do que viu. Ah, isso também ajuda na hora de imaginar os personagens durante a leitura, que fica muito mais interessante quando conseguimos idealizar pessoas!
    3. Descubra seu gênero: como a gente já falou, se a sua experiência em negar o gosto pela leitura se baseia em livros que o colégio te obrigou a ler, o conselho é: tente de novo. Busque novos estilos, comece com as dicas que demos acima, com certeza o resultado vai ser bem melhor.
    4. Não insista se não estiver gostando: é como a sua mãe sempre diz, não insista em cometer o mesmo erro. Se começou aquela leitura e não curtiu, toca o bonde, troca de estilo, busque indicações de pessoas que têm interesses parecidos com os seus… Mas não se deixe render pela primeira impressão. Tem livros que precisam de um pouco de insistência para conseguir te resgatar e chamar a sua atenção. Então dê uma chance pelo menos ao primeiro capítulo. Se não rolar mesmo, bola pra frente, vida que segue!
    5. Crie uma rotina de leitura: gostar de ler é 50% treino e 50% escolher o estilo certo. Então se você quer começar a gostar de ler, precisa fazer disso um hábito. Escolha um momento no dia em que você tenha tempo,  ao menos 30 minutinhos entre um afazer e outro. O importante é fazer daquele momento exclusivo para essa tarefa.  por isso, precisa de bastante empenho, dedicação e vontade. Se você quer gostar de ler, primeiro precisa fazer da leitura um hábito. Aaaah, e se a preguiça bater, insista, quando você menos perceber, ler fará parte da sua vida!

    A leitura abre portas de novos mundos!

    Depois de tudo isso, acho que não ficou faltando incentivo para se dedicar a ler, não é mesmo? São muitos benefícios e no final, tudo isso converge para te ajudar na sua licenciatura, nas aulas em si e na motivação dos seus próprios alunos na hora da aula.

    É aquela velha história, as crianças reproduzem o que veem nos adultos, que são sua base e exemplo principal para se formarem. Você como professor tem papel importante nessa história, sendo a figura central dele no local de aprendizado.

    Então se você está em busca de iniciar um curso como Letras, Pedagogia, Matemática ou Física, vá fundo nesse objetivo. Mas esteja ciente da sua importância como exemplo na formação dessas crianças e adolescentes, beleza?

    Ah, e se no momento você anda com a cabeça dividida entre cursos, deixamos aqui um material que vai te ajudar a entender melhor sobre Pedagogia e Letras, duas profissões que se complementam, mas não são iguais!

    Agora, se o problema for querer saber mais sobre o vestibular, pode ficar tranquilo(a)! Aqui tem uma matéria super interessante que vai te ajudar com maneiras interativas de estudar, para não ficar chato e você dar conta de tudo até o dia da prova!

    Esperamos que você tenha gostado, até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!