Psicólogo e Coach: Entenda as diferenças entre essas duas profissões

    Introdução

    Quando o assunto é coach e psicologia é muito difícil não ter ouvido falar de alguma polêmica entre essas áreas de atuação. A mais famosa no momento aconteceu em uma novela da Rede Globo com uma personagem formada em direito e que também atua como coach.

    Durante uma situação da trama onde é solicitado o uso de suas habilidades de coach, a advogada acaba utilizando de técnicas específicas para profissionais da psicologia, o que gerou bastante desconforto entre os profissionais e discussões sobre os limites entre uma profissão e outra.

    Pensando sobre isso, resolvemos escrever esse material para explicar os limites e diferenças entre essas carreiras. Se o seu objetivo hoje era entender melhor sobre isso ou buscar mais informações sobre o trabalho do psicólogo e se decidir por essa faculdade, você chegou ao lugar certo!

    Que formação é necessária para exercer essas duas profissões?

    Esse é um questionamento bastante comum. Para exercer essas duas profissões é necessário ser graduado.

    Para seguir a profissão de psicólogo será necessário entrar em uma faculdade e realizar o curso de psicologia, que tem duração média de 5 anos para a sua conclusão. Ele é bem bacana e abre um leque imenso de áreas de atuação.

    Já para ser coach você precisará de um pouco mais de tempo. O curso de coach não é uma graduação. Ele conseguiu ser reconhecido como uma extensão acadêmica em algumas universidades que já o oferecem nessa modalidade. Porém, também pode ser encontrado em instituições específicas de formação de coaches no formato de especialização.

    De forma simples, para atuar como psicólogo você precisará se graduar em psicologia e para ser coach, você pode ser formado em qualquer curso,  mas precisará possuir a extensão ou a pós-graduação na área de coaching.

    O que faz um psicólogo?

    Essa é uma pergunta que pode ter várias respostas. As atividades desenvolvidas pelos psicólogos dependem inteiramente da área que eles escolheram para atuar. De forma geral esse profissional durante toda a sua vida acadêmica estudou uma série de teorias sobre o comportamento humano e como é possível ajudar os que possuem alguma dificuldade, e esse é o pilar básico do profissional que escolhe seguir a carreira clínica.

    Além de atender a qualquer pessoa que esteja insatisfeita com algum aspecto de sua vida e queira melhorá-lo, como por exemplo, casamento, trabalho, educação dos filhos, entre outros, esse profissional também auxilia no tratamento de portadores de transtornos psiquiátricos, como depressão, esquizofrenia e pânico.

    O profissional que escolhe trabalhar na área escolar irá auxiliar na detecção de dificuldades de aprendizado, como TDAH ou ajudar na melhoria das aulas junto ao setor pedagógico.

    Poderá também atuar em hospitais dando apoio a pacientes e familiares que sofreram algum trauma.

    Na área organizacional e do trabalho, o psicólogo poderá participar e gerenciar os processos de seleção de candidatos e junto ao RH, proporcionar um bom ambiente de trabalho e trabalhar na motivação dos profissionais. Enfim, são muitas as áreas de atuação e você pode conferir com mais detalhes aqui.

    O que faz um coach?

    Antes de falarmos sobre sua forma de trabalho, vamos entender sobre o que se trata essa prática. De forma simplificada, ela é uma técnica de desenvolvimento que tem como objetivo o alcance de metas profissionais ou pessoais.

    Para o aprendizado dessa profissão são utilizadas áreas de estudo de diversos campos de conhecimento como a neurociência, administração, alta performance nos esportes, psicologia, filosofia, antropologia, gestão de recursos humanos,entre outros.

    Quanto ao trabalho do coach, o foco desse profissional é criar um processo de autorreflexão e autoconhecimento, levar o coachee a descobrir suas habilidades, competências, pontos de melhorias e limitantes para que consigam ao final, em conjunto, traçar uma meta atingível.

    As sessões são realizadas e pautadas sempre por meio de perguntas assertivas, com foco no propósito específico do cliente. Esses objetivos podem ser uma mudança de carreira, uma promoção, finanças, lidar melhor com as emoções, emagrecimento e até mesmo questões materiais como a aquisição de algum bem.

    Ao escolher se tornar um coach, você poderá selecionar a sua titulação nas áreas de:

    1. Self Coach

    Voltado para o autodesenvolvimento, essa titulação existe para te ensinar a se evoluir e a praticar sua melhoria contínua, conseguir se sobressair no mercado e trilhar resultados sempre crescentes.

    2. Life Coach

    Aqui você poderá atuar como coach de vida e auxiliar no desenvolvimento de outras pessoas nos segmentos de relacionamento, emagrecimento, finanças pessoais e inteligência emocional.

    3. Leader Coach

    Nessa titulação você estará preparado para atender empresas e profissionais por meio de consultoria empresarial auxiliando no desenvolvimento de equipes, líderes e gestores.

    4. Professional Coach

    O profissional poderá auxiliar desde jovens com dificuldades em decidir sua carreira, até a profissionais experientes que buscam uma transição de carreira ou desejam conquistar uma promoção.

    Para finalizar, o conselho é tentar selecionar uma titulação pela qual você consiga utilizar experiências profissionais anteriores para ter um bom embasamento durante o “tratamento”.

    Se ficou alguma dúvida sobre as nomenclaturas dessa profissão, segue o minidicionário:

    1. Coach: é o profissional intitulado.

    2. Coachee: é o cliente do Coach

    3. Coaching: é a metodologia utilizada nesse processo.

    Quais são as diferenças entre o psicólogo e o coach?

    A principal diferença entre elas é que terapia age como um todo na personalidade de quem procura tratamento das vulnerabilidades, conflitos em relacionamentos de diversas naturezas e situações de estresse, enquanto o coach irá agir em partes específicas, voltadas para a área profissional, na busca de identificar potencialidades, talentos, metas, desafios e mostrar caminhos de como essas competências podem ser desenvolvidas.

    Outra divergência entre essas profissões são as exigências de formação. Um psicólogo poderá ser coach se possuir a extensão ou pós relacionada, mas um coach nunca poderá atuar na área da psicologia enquanto não se graduar no curso.

    Uma linha tênue entre ser profissional e invadir outra carreira

    Como você pôde ver, é muito fácil extrapolar a linha entre uma carreira e outra. É preciso ter em mente todo o tempo os princípios pelos quais cada uma delas se regem para não prejudicar a vida de uma pessoa.

    Um coach nunca poderá tratar de problemas psicológicos e traumas. Claro que durante algum procedimento de coach pode ser constatado que um dos problemas para atingir tal meta sejam de cunho emocional.

    Quando isso ocorrer, o cliente deve ser indicado imediatamente para tratamento paralelo com psicólogo e continuar junto ao coachee nessa busca, e mostrando como isso também foi positivo para superar algo que o prendia.

    Esperamos que esse material tenha ajudado e feito você compreender os papéis desses dois profissionais que se fazem importantes frente aos objetivos de vida das pessoas.

    Se ficou alguma dúvida ou se quiser acrescentar algo a esse material, não deixe de nos falar pelo box de comentários.

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!