Para fashionistas: entenda o que se estuda na faculdade de moda

    É original, tem bom gosto e veia criativa? Então trabalhar com moda pode ser sob medida para você! O mercado de atuação para o profissional formado nessa área é vasto e vai muito além da criação e venda de roupas e acessórios. Além do estilismo, quem é formado em moda pode atuar com modelagem, produção, consultoria de imagem e fotografia, entre outras possibilidades.

    Durante a faculdade, o estudante tem acesso a um currículo diversificado. Aprende sobre estampas, cores, formas e texturas e também descobre como identificar comportamentos que se transformam em tendência. Quer saber mais?

    Entenda o que se estuda na faculdade de moda e como isso pode ajudá-lo a escolher sua área de atuação no futuro!

    Visão geral do curso

    A faculdade de moda busca, antes de tudo, formar um profissional criativo, que esteja apto a identificar tendências e traduzi-las em roupas, acessórios e, até mesmo, textos relacionados à moda.

    A duração do curso superior pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas a média do bacharelado é de 4 anos. O curso de tecnólogo em moda tem carga horária total de 1.600 horas. O tempo previsto mínimo é de 4 semestres e o máximo de 8 semestres.

    As disciplinas trabalhadas durante o curso buscam garantir que o estudante tenha todas as referências, conhecimentos e ferramentas possíveis para atuar nas mais diversas áreas relacionadas à moda. Por isso, entre os temas trabalhados durante a faculdade estão história da arte, estética, semiótica e modelagem.

    Matérias teóricas

    A matriz curricular da faculdade de moda mescla disciplinas teóricas, práticas e com viés em gestão. Do primeiro grupo fazem parte as matérias como estética e evolução da indumentária; história da moda e pesquisa de moda.

    Mesmos os estudantes que já sabem que querem atuar de forma mais prática, como estilistas, por exemplo, podem se beneficiar muito desse conteúdo teórico. Afinal, para poder inovar de verdade é preciso conhecer bem tudo o que já foi feito antes. Em algumas faculdades, há até mesmo disciplinas como francês, o que ajuda a preparar o aluno para a leitura de parte da bibliografia do curso.

    Há ainda alunos que se apaixonam por áreas menos práticas da moda e, após a faculdade, continuam estudando, optando por pós-graduações, mestrados e doutorados. Quem deseja se dedicar ao aspecto mais teórico do mundo fashion pode atuar como pesquisador de tendências e jornalista de moda, por exemplo.

    Disciplinas práticas

    No grupo de disciplinas práticas da faculdade de moda há matérias como desenho de moda, modelagem, ateliê de costura e laboratório de criação. São temas pensados para ajudar o estudante a vivenciar o dia a dia de trabalho dos profissionais de moda e ter uma ideia do que os aguarda no futuro.

    Não sabe costurar nem desenhar, mas quer fazer moda? Sem problemas. É claro que quem já tem essas habilidades pode ter mais facilidade para criar projetos manuais do que estudantes que não tem noção nenhuma, mas isso não é pré-requisito para fazer o curso.

    Durante a própria faculdade é possível desenvolver habilidades com linhas, agulhas e lápis. Se tornar um profissional de moda vai muito mais além do que saber costurar, modelar e criar roupas e sapatos. Para atuar na área, é importante, sim, saber como comunicar as ideias por meio de imagens, mas isso não quer dizer que a pessoa tem que, necessariamente, saber desenhar.

    Há outras formas de criar croquis e ilustrações, por exemplo, programas de computador. De qualquer forma, as aulas de desenho técnico de moda na faculdade ajudarão muito nesse sentido.

    Gestão

    Nem só de criatividade e inspiração é feita a faculdade de moda. Disciplinas relacionadas à gestão também estão presentes na grade curricular do curso. Entre elas estão fashion business (gestão de negócios relacionados à moda); fashion branding (gestão de marca); administração e gestão da criatividade e da inovação.

    Essas matérias são importantes para fornecer ao estudante fundamentos básicos de temas como marketing, pesquisa de mercado e gestão de negócios, essenciais para quem deseja seguir carreira em posições como coordenador de compras em confecções e grandes magazines e gerente de marketing de uma marca de moda.

    Possíveis áreas de atuação

    Analisar com cuidado o que se estuda na faculdade de moda é importante, principalmente, para entender as possíveis áreas de atuação após o curso. Entre elas estão:

    • consultoria de moda/imagem: trabalho como personal stylist, auxiliando clientes a escolherem o guarda-roupa mais adequado para seu corpo e estilo;

    • analista/coordenador de compras: fazer a gestão de compras de coleções de roupas para lojas. O profissional é responsável, ainda, por coordenar a equipe de estilo e municiá-la de informações em relação às principais tendências;

    • designer de acessórios/Estilista: criar roupas e/ou joias, calçados e bolsas;

    • designer têxtil: desenhar estampas, criar padronagens e elaborar tecidos para tecelagens;

    • produção de moda: produzir desfiles, catálogos e matérias em revistas, além de organizar campanhas publicitárias.

    Além dessas áreas, ao se formar, o estudante de moda ainda pode atuar como fotógrafo, modelista e em diversas funções de negócios, como gestor na cadeia de produção e gerente de estratégia de marketing.

    Estrutura

    Na hora de escolher uma faculdade de moda, é essencial buscar não só um currículo completo, que aborde as mais diversas áreas, mas, também, uma estrutura que permita aliar teoria e prática. Esse ponto é muito importante para você ter certeza de que está escolhendo a universidade certa.

    O ideal é que o estudante tenha à sua disposição recursos como laboratório de confecção, modelagem e desenho, tecidoteca, biblioteca virtual e um ateliê de criação para poder dar vazão a suas ideias criativas.

    Agora que você entende o que se estuda na faculdade de moda tem mais subsídios para saber se esse é realmente o curso certo para sua personalidade antes mesmo de começar a estudar para o vestibular.

    Uma dica é buscar conversar com profissionais que atuam na área para saber mais sobre o dia a dia das várias possíveis áreas de atuação. Dessa forma, você consegue identificar se realmente é o que quer para seu futuro.

    Além disso, busque ler sobre moda, tanto em revistas especializadas quanto em livros. A internet é outra fonte inesgotável de conteúdo. Informação nunca é demais!

    E você, está decidido a fazer a faculdade de moda? Não deixe de entrar em contato com o Grupo Unis!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!