O que é importante saber, agora que entrei para a faculdade?

Confira algumas dicas valiosas para aproveitar os anos de graduação.

Introdução

2019 já é passado e o ano de 2020 chegou com muitas novidades e, sem dúvidas, a maior delas é o fato de você ter entrado para a faculdade. Esta nova fase da vida não significa apenas deixar o Ensino Médio para trás, mas também que é o início do período que formará o profissional que você será, nos próximos anos. 

Para chegar até aqui, você deu importantes passos: estudou por anos a fio para, enfim, passar no vestibular tão desejado. E passada alegria dessa conquista, é hora de focar na graduação. E pode ter certeza: depois de entrar na faculdade, você não será mais a mesma pessoa, pois será um período de muitos aprendizados. Por isso, listamos algumas dicas para você passar tranquilo por essa incrível experiência. 

Aproveite as oportunidades

Segundo o psicólogo e professor de graduação do Grupo Unis, Antônio José Figueiredo de Oliveira, com o início das aulas, o aluno encontrará muitas responsabilidades, dentro e fora da faculdade. Por este motivo, o ideal é aproveitar ao máximo as aulas e as oportunidades de estudos, mas também curtir as novas amizades com os colegas de curso, os momentos de práticas, os intervalos e todas as diversas possibilidades que aparecerem.

“Entrar no curso superior é o motivo de muito orgulho para várias pessoas, principalmente para quem está em busca do seu grande sonho, e esse passo registra o começo de um período longo e de muitas mudanças. Diante disso, no início do curso, o estudante deve aproveitar esse período para se planejar, preparar seu lugar de estudo, organizar seus horários de atividades fora da faculdade, além, é claro, de se organizar mentalmente para assimilar todas as mudanças na sua rotina”, avalia. 

Organize sua nova rotina

Que o tempo tem passado cada vez mais rápido, ninguém tem dúvidas!  E o período em que você ficará no ensino superior é mais acelerado ainda! Mas, calma! O mais difícil, que foi entrar no ensino superior, você já conseguiu. E para te ajudar a se organizar neste início das aulas, listamos algumas dicas importantes:

  • Responsabilize-se: Os anos em que os professores indicavam para os alunos o passo a passo das atividades, já é passado. No curso superior, é o próprio estudante quem deve tomar as rédeas de sua rotina, aprofundando seus conhecimentos e cumprindo os prazos. Nesta fase, você tem total autonomia para escolher o melhor momento para estudar, portanto, tenha comprometimento e dedicação! Afinal, lembre-se: seu aprendizado dependerá apenas de você!
  • Seja proativo: A proatividade é uma característica muito valorizada nos dias de hoje e nada mais é do que cumprir tarefas antes de ser solicitado. Ou seja, você percebe o que precisa ser feito e simplesmente faz, sem que haja a necessidade de alguém te pedir. Nos estudos, o aluno tem a autonomia da aprendizagem e, com isso, cabe a ele desenvolver a organização, para manter a rotina de estudos em dia, determinando as datas para estudar e executar as atividades, conforme o calendário acadêmico. 
  • Tenha um bom relacionamento interpessoal: Os próximos anos marcarão para sempre a sua vida, pois é na faculdade que você fará grandes amizades. Por se tratar de um período intenso e com muitas atividades, ter com quem compartilhar seu crescimento só te trará benefícios. E isso se aplica também aos professores. Se tiver maior identificação com um ou outro mestre, aproxime-se. É uma excelente forma de se enturmar e participar das inúmeras atividades extracurriculares oferecidas pelo Grupo Unis. 
  • Foco nas disciplinas de maior identificação: Independente do curso que escolheu, sempre haverá maior identificação com algumas disciplinas. Por isso, dedique boa parte do seu tempo de estudos a elas, mas, claro, sem deixar as demais de lado. É que, se aprofundando em um tema que goste mais, você pode, aos poucos,  definir os rumos que sua carreira tomará ou, ainda, escolher uma futura especialização. Já pensou nisso? 
  • Descubra como a tecnologia pode auxiliar os seus estudos: Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada dos estudantes. Com foco em sua área, busque softwares e aplicativos que possam ser úteis para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e profissionais.  No Grupo Unis, a inovação é uma grande aliada de todos os alunos e uma das ferramentas mais utilizadas é o Google For Education
  • Conheça as oportunidades do Grupo Unis e aproveite todos os benefícios: O Grupo Unis oferece aos seus alunos inúmeras oportunidades de crescimento acadêmico, pessoal e profissional. A instituição disponibiliza estágios, mentorias e os programas de intercâmbio internacionais, em que os estudantes têm a possibilidade de desenvolver atividades acadêmicas no exterior em diferentes modalidades. 

E aí, está animado para o início das aulas e enfim, dar início à sua tão sonhada vida universitária? Seja bem-vindo ao Unis!

Assine para receber atualizações no email!

c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular
c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
Manual do aluno Unis-optimized

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Posts Recentes