Educação Especial: conheça essa graduação

A grande quantidade de cursos de graduação disponíveis atualmente possibilitam que os estudantes possam escolher se dedicar nas áreas em que pretendem seguir a sua carreira ou nas quais tenham uma maior afinidade, seja objetivando conhecimento  ou a inserção no mercado de trabalho.

Quer saber mais como é curso de Educação Especial? Acompanhe.

O que é Educação Especial?

O curso de Educação Especial ofertado pelo Unis possui aulas quinzenais em três polos, trazendo até o aluno especialização, ferramentas necessárias e apoio multidisciplinar completo, a fim de desenvolver um profissional apto para trabalhar com as diversidades e a oferecer  atendimento educacional especial e inclusivo.

CTA_UNIS_Manual do Aluno Unis_1

Quais são os profissionais que podem se especializar?

O público-alvo não se resume apenas a profissionais da educação, como pedagogos e professores, mas abrange os vários âmbitos que envolvem a Educação Especial, seja em escolas públicas e privadas; setor clínico, como psicólogos e assistentes sociais; fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros. A especialização também oferece a opção de graduação EaD.

Como é o curso de Educação Especial?

Os desafios da graduação incluem analisar e discutir os problemas atuais sobre as condições de tratamento às pessoas com necessidades específicas e especiais.

É preciso entender e acompanhar a construção do conhecimento e a diversidade na aprendizagem, ampliando a compreensão dos processos cognitivos e dos problemas encontrados, a fim de estabelecer uma relação entre eles. Com isso, suprem-se  as demandas que se apresentam e torna-se engajado nas mudanças que devem ser realizadas para favorecer a sua implementação.

Senso crítico e o engajamento

Além disso, o estudante do curso de graduação em Educação Especial também desenvolverá habilidades de pesquisa científica em temas ligados à educação inclusiva no Brasil e o planejamento e organização da prática educativa, objetivando a  atenção à diversidade em sala de aula e às adaptações do currículo como um todo, sejam destinadas a escolas ou a outros ambientes.

Veja em quais locais você pode realizar a especialização

O curso a distância, também conhecido como EaD, ou Ensino a Distância, oferece mais praticidade e o mesmo reconhecimento dos cursos presenciais para o profissional.

A especialização é ofertada em três locais diferentes, sempre com aulas quinzenais: em Alfenas, toda sexta-feira, das 19h às 23h, e sábado das 08 às 17h. Em Cataguases, sexta-feira, das 19h às 23h, e sábado das 08 às 17h. Já em Varginha, é oferecida às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 23h; nas sextas-feiras, das 19h às 23h, e no sábado das 08 às 17h.

A educação especial é um direito assegurado constitucionalmente, que visa o acesso ao ensino regular e de qualidade por pessoas com deficiência física, mental, visual, com surdez e transtornos globais do desenvolvimento, bem como com altas habilidades ou superdotação.

No Grupo Unis são ofertadas as modalidades de ensino de licenciatura EaD, com aulas ministradas por um corpo docente formado por mestres e doutores de excelência. Além disso, o aluno tem acesso a atividades interdisciplinares e integração entre as disciplinas, o que permite pôr em prática os conteúdos, bem como ter um contato direto com a realidade em que irá atuar.

CONHEÇA O CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL!