DIFERENÇA ENTRE ASSESSORIA DE IMPRENSA E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

    INTRODUÇÃO

    Quem se forma em jornalismo faz muito mais que dar notícia. Ele pode também ser aquele que gera a informação. É função da assessoria de imprensa realizar a intermediação da comunicação entre uma empresa, entidade, pessoas e os meios de comunicação. Um Assessor de Imprensa divulga as atividades de pessoas, empresas, produtos ou serviços, despertando o interesse da mídia para os assuntos relacionados a eles.

    Algumas pessoas se confundem sobre o trabalho desse profissional, por isso é legal ficar clara uma regra bem básica que rola no mundo da comunicação: o Assessor gera mídia espontânea. A mídia paga é trabalho da publicidade. Mas as diferenças não moram só aí.

    As diretrizes gerais da Política de Comunicação Social é o que gere o trabalho desse profissional e podem ser criadas pela empresa. Elas se pautam em quatro importantes tópicos:

    • Verdade: todos os produtos e serviços se pautam na ética da instituição;
    • Legitimidade: respeito à ordem e às instituições, tendo suas ações sempre pautadas no respeito e sem gerar suspeita de serem ilícitas;
    • Responsabilidade Social: desempenho de sua função na sociedade;
    • Confiança: desenvolver seu trabalho deixando claro seu compromisso e sua seriedade, o que o torna sempre uma fonte confiável.

    O QUE FAZ UM ASSESSOR DE IMPRENSA?

    O jornalista ou relações-públicas que se especializa nessa área lida com o processo de informações, mantendo contato direto com repórteres e veículos de comunicação (TV, rádio, impresso e internet), além de estar sempre antenado com os eventos, projetos, atividades e ações do assessorado. É daí que surgem os releases e as sugestões de pauta que podem servir de notícia para a mídia.

    O seu papel também se pauta em orientações sobre como os executivos e colaboradores devem se relacionar com a mídia, como agir em caso de uma crise de imagem e como proceder em posicionamentos externos, por exemplo.

    Entre as atribuições de um Assessor de Imprensa, podemos destacar:

    • Ter bom relacionamento com as mais diversas mídias;
    • Orientar a postura do assessorado;
    • Elaboração de releases para envio à imprensa;
    • Analisar as atividades do assessorado e destacar quais podem despertar o interesse das mídias;
    • Convocação de entrevistas coletivas;
    • Orientação a postura do assessorado;
    • Acompanhar o assessorado em eventos e atividades que envolvam seu contato com a imprensa.

    E A ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO?

    Muita gente se pergunta sobre isso, e até mesmo se refere ao profissional em ambos os termos. Mas existe diferença? A resposta é sim!

    Apesar dos termos serem parecidos, as atividades são diferentes. Em linhas gerais todos os assessores atuam administrando a informação, mas na Assessoria de Comunicação, existem vários profissionais toda área de comunicação social trabalhando juntos: jornalistas, publicitários e relações-públicas. O trabalho é mais completo e aprofundado, por isso, o grupo de profissionais tende a formar o Departamento de Comunicação da empresa.

    É necessário, numa Assessoria de Comunicação, ter domínio da comunicação interna (ações dos diversos departamentos da empresa, comunicação entre setores), direcionar as informações para os mais diversos públicos, além de desenvolver campanhas publicitárias.

    DINAMISMO É A PALAVRA DE ORDEM!

    Os profissionais de comunicação precisam ter mais que um bom relacionamento. É necessário um feeling para que algo que pareça corriqueiro na empresa, possa ser visto como uma oportunidade de interação com a mídia. Um exemplo: uma campanha interna para auxiliar um colaborador que precisa, de doação de sangue, pode mobilizar uma campanha que vai envolver a empresa toda e até a sociedade.

    Saber direcionar as informações para os mais diversos públicos é tarefa mais que importante! Os profissionais precisam ser cada vez mais multifacetados.

    Viu como a Assessoria de Imprensa e a Assessoria de Comunicação são áreas bem distintas? Apesar de ser um trabalho que envolve as mídias, cada um tem sua importância.

    Gostou desse artigo? Fique atento que logo teremos mais assuntos por aqui.

    Até mais!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!