Introdução
Quanta gente já ouviu falar em empresas que mal acabaram de abrir e já estavam fechando as portas? E olha que não é coincidência, o IBGE confirma que 48,2% das empresas brasileiras encerram suas atividades após três anos da sua abertura.
O porquê disso tudo? Pelas contas do SEBRAE, quase sempre o motivo desse fim precoce se relaciona à falta de planejamento e ao descontrole na gestão. E para fugir dessa estatística o melhor é sempre recorrer a uma consultoria.
E se você que pretende se formar em Ciências Contábeis ou Administração e quer saber mais sobre essa área que tem potencial para crescer bastante, vem com a gente nesse material super explicativo!
Quais as tarefas do setor de controladoria de uma empresa?
A economia é muito dinâmica. A cada dia novos acontecimentos podem virar as coisas de cabeça para baixo e te obrigar a tomar decisões rápidas.
Nesse contexto, qualquer vírgula errada pode tomar proporções enormes e acabar prejudicando muito a empresa para a qual você pode estar trabalhando no momento.
Pensando nesse tipo de situação e no fato de haver um número altíssimo de falências em empresas que mal acabaram de começar a caminhar, um setor ganha destaque: a controladoria.
Por que? Bom, é esse time que ajuda diretamente na administração, crescimento e consolidação dos negócios de uma empresa. Ele é o responsável por realizar todo o planejamento estratégico das atividades da empresa.
Olhando por esse lado, conseguimos enxergar a importância dele. Um setor que é um instrumento poderosíssimo para embasar tomadas de decisão e os futuros rumos do negócio por meio de análises de diversas informações da empresa.
Esse profissional vem de formações de contabilidade e/ou administração. Didaticamente, essa profissão pode ser subdividida em controladoria contábil e controladoria administrativa. Mas fique tranquilo, em tese, não há diferenciação entre as tarefas, visto que ambas ficam sob o olhar atento de um mesmo gerente, o controller.
Para que você entenda melhor o papel desempenhado por esse setor, confira aqui algumas tarefas que ficam sob a responsabilidade dele:
- Reunir e aperfeiçoar todos os dados:
- Contábeis;
- Administrativos;
- Econômicos;
- Financeiros;
- Operacionais.
- Orientar e esclarecer melhor os gestores em seus processos de tomada de decisão;
- Fornecer informações eficazes e objetivas;
- Aumentar a transparência dos processos empresariais;
- Aprimorar a gerência dos negócios da empresa, deixando-os munidos de informações pertinentes;
- Analisar e comparar resultados em relação aos padrões de controle estabelecidos;
- Determinar a relevância dos dados obtidos;
- Gerar relatórios informando coisas como:
- O que foi feito de forma errada ao longo do ano;
- O que ficou fora do planejado;
- O que pode ser melhorado para o próximo ano.
- Tornar todas as informações e dados da empresa mais consolidados.
Conseguiu sacar melhor a “responsa” desse setor? Esperamos que sim! Mas não pare por aqui não, vamo agora descobrir um pouco mais sobre o gerente dessa galera e quais as responsabilidades desse cara? Confira aqui embaixo!
Quais as responsabilidades específicas do controller?
Bom, antes de qualquer coisa, vamos esclarecer que o controller ou controlador é a pessoa responsável pelo setor todo de controladoria, beleza?
Termos esclarecidos, você precisa saber que esse cara é um dos mais importantes de uma corporação. Ele atua, digamos que, no sistema nervoso central da empresa, dando o direcionamento necessário para todos os demais “órgãos” desse “corpo”.
Para se tornar um controller eficiente e de sucesso, é essencial que o formado em Ciências Contábeis e/ou Administração conheça bem o seu ramo de atividade, bem como os objetivos e metas empresariais. Tudo isso irá convergir para que ele forneça as informações mais importantes e auxilie de forma exemplar, contribuindo melhor para tomadas de decisões.
Dentre as atribuições recebidas por esse profissional, podemos citar algumas:
- Monitorar a contabilidade fiscal;
- Elaborar orçamentos e previsões de negócios;
- Desenvolver projetos;
- Gerenciar a tesouraria;
- Acompanhar o departamento financeiro;
- Organizar o planejamento tributário;
- Participar da Previsão Orçamentária Anual (Budget);
- Participar do planejamento estratégico;
- Elaborar relatórios para tomada de decisões.
Bom, como você pôde ver, essa trajetória é um trilha de sucesso, mas para chegar lá é indispensável ter muito conhecimento e dedicação. Então foco no objetivo e sebo nas canelas para sempre estar na frente. E para isso, confira aqui embaixo algumas dicas!
Quero trabalhar nessa área, que curso eu faço?
O curso de Administração pode te dar algumas noções, mas o ideal é se formar em Ciências Contábeis, curso que dará todo o embasamento necessário para análises de dados financeiros e administrativos de forma geral.
Inclusive, aqui tem um material bem bacana para você saber um pouco mais sobre o curso e a profissão de contabilista.
Das matérias que normalmente fazem parte da grade do curso, as que mais poderão te ajudar são:
- Administração;
- Auditoria;
- Contabilidade Avançada;
- Contabilidade de Custos;
- Contabilidade e Planejamento Tributário;
- Controladoria;
- Economia;
- Estatística;
- Finanças Corporativas;
- Gestão Empreendedora;
- Gestão de Custos e Formação de Preços;
- Legislação Empresarial Aplicada;
- Legislação Tributária Aplicada;
- Noções de Direito;
- Matemática Financeira.
Mas não é só isso, ok? O curso vai te dar uma introduzida em assuntos importantes para quem pretende atuar como tal. Mas para estar bem preparado para assumir essa responsabilidade uma especialização é indispensável.
As mais indicadas são o MBA em Auditoria e Controladoria ou MBA em Finanças, Controladoria e Bancos, de acordo com o foco que pretende dar na sua carreira.
Bom, esperamos que você tenha curtido esse material e que ele te ajude a definir suas metas e objetivos profissionais! Até a próxima, amigo!