Conheça o Concurso Inova Unis

O Grupo Educacional Unis tem um compromisso com a inovação, o empreendedorismo e a criatividade. Colocamos nossos alunos como protagonistas do seu próprio aprendizado e criamos meios para que eles possam se desenvolver.

Um excelente exemplo disso é o Concurso Inova Unis. Cada ano com um tema diferente, ele estimula os estudantes e a comunidade (o evento é aberto para quem quiser se inscrever) a vivenciarem, na prática, os valores da inovação e excelência, competindo para criar produtos e serviços que, em parceria com empresas, solucionem problemas reais.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse evento? Continue a leitura!

Quem pode participar do Concurso?

O Concurso Inova Unis é gratuito para os estudantes efetivamente matriculados no ano vigente. Pessoas da comunidade também podem participar, mas precisam pagar a inscrição e taxas do evento.

Como é feita a Inscrição?

As inscrições para o concurso são feitas online. Para ter acesso ao link, fique de olho nos editais das próximas edições.

Como são os temas?

Todos os anos, o Concurso Inova Unis tem um tema. Seu principal objetivo é causar impactos reais na sociedade. Na 4° edição do evento, realizada no ano de 2019, o tema foi “Água, café e sustentabilidade”.

O objetivo era estimular os competidores a criarem soluções sustentáveis de grande impacto na cafeicultura (atividade importante para a região sul de Minas Gerais), levando em consideração a sustentabilidade ambiental, social e política.

Quais são as etapas do Concurso Inova Unis?

O Grupo Unis construiu esse evento dividindo-o em três etapas eliminatórias, que levam o trabalho de equipe a outro nível e coloca os estudantes para fora da sua zona de conforto. São elas:

• Ideação — as equipes participam de atividades que ajudam a definir sua ideia de negócio. Antes de finalizar a etapa, os candidatos precisam preencher um Modelo de Negócios Canvas e fazer um resumo sobre suas propostas;
    • Maker — na segunda etapa é hora de colocar a mão na massa. Na “Maker”, as equipes fazem a prototipagem e planejamento inicial da ideia de negócio. Ao final, deve ser apresentado o protótipo do produto ou serviço que irá concorrer;
    • Vídeo — a última etapa é a produção de um vídeo que será avaliado pela Organização do Concurso. A aplicação dos aprendizados e o grau de inovação são fatores determinantes aqui.

Quais são os prêmios?

O Concurso Inova Unis premia as equipes que obtiverem o melhor desempenho, apresentarem ideias criativas e responderem a todas as exigências do concurso. Cada ano a premiação varia um pouco, mas na 4° edição do evento os competidores foram premiados da seguinte forma:

• 4° lugar - recebeu o certificado de menção honrosa;
    • 3° lugar - ganhou o troféu Empreendedorismo e Inovação — 2019, certificados e medalhas;
    • 2° lugar - recebeu o troféu Empreendedorismo e Inovação — 2019, isenção do pagamento de dezembro, certificados e medalhas;
    • 1° lugar - conquistou o troféu Empreendedorismo e Inovação — 2019 e uma viagem (com passagem, translado e hospedagem pagos) para o Congresso Internacional da Rede Acinnet de 2020, realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina.

O Grupo Unis leva seus diferenciais a sério, é por isso que eventos como o Concurso Inova Unis sempre continuarão em nossa Instituição. Nosso compromisso com a excelência não tem data de validade.

Quer entender o que mais fazemos por nossos estudantes? Faça o download do Manual do Aluno Unis: conheça tudo o podemos oferecer!

cta-eBook-UNIS-manual-do-aluno