Como tornar seu currículo mais atrativo para o mercado

    Introdução

    O atual cenário profissional no Brasil tem demonstrado que conseguir um emprego é tarefa que requer cada vez mais dedicação. Isso porque, além do investimento em qualificação, o profissional precisa utilizar de estratégias cada vez mais criativas para se diferenciar da concorrência.

    A busca por um emprego já começa na confecção do currículo. Ele é encarado como uma espécie de “Cartão de visitas” do profissional, ou seja, é baseado nele que o recrutador pode eliminar o candidato, ou chamá-lo para uma entrevista.

    Além de uma estrutura bem feita, o currículo precisa estar abastecido de atrativos para que, quem o receba, fique atento às suas qualificações e veja potencial no seu poder de trabalho.

    A Revista EXAME abordou esse tema em uma de suas edições e apontou que currículos com textos extensos, formatação que desfavorece a leitura e visual carregado são pontos que fazem com que os recrutadores desistam do seu currículo.

    E quais seriam as dicas que te ajudariam a montar um currículo atrativo? A gente selecionou 6 dicas para te ajudar nessa questão:

    1 – Use palavras-chave da sua área de atuação

    Um recrutador, quando está no processo de seleção de candidatos, procura por palavras que identifiquem se o currículo encaixa na vaga. Por exemplo: se você é um profissional de TI, é fundamental que constem nomes de sistemas, que você domina, linguagens, projetos e certificados específicos. Dessa forma, o avaliador já terá uma ideia de que tipo de profissional você é e poderá se dispor a uma leitura mais atenta.

    2 – Coloque o máximo de informações em poucas palavras

    Na hora de redigir o conteúdo do seu currículo, procure montar textos que sejam os mais enxutos possíveis. Uma redação clara e concisa é um dos segredos de um currículo atraente. O ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada.

    3 – O mais importante deve vir na frente

    Organizar as informações por ordem de relevância é uma forma de favorecer a rápida compreensão do seu currículo. O que isso quer dizer? É simples! Organize do mais ao menos pertinente para a vaga em questão.

    4 - Observe a linguagem e o formato do seu currículo

    Nada pode ser mais comprometedor para um profissional do que apresentar um currículo com erros de português. Por isso, fique atento e faça uma revisão detalhada antes de enviar para a vaga em questão. Se não tem certeza sobre a grafia de determinada palavra, por exemplo, consulte algum dicionário (físico ou online).

    Outra dica importante é não inventar formatos diferentes para impressionar o avaliador. A simplicidade pode ser a porta para o seu sucesso. Faça a diagramação das informações usando o tamanho A4 (que é o padrão no Brasil) e utilize fontes que facilite a leitura.

    5 - Mostre um pouco da sua personalidade

    As empresas têm valorizado muito o aspecto comportamental. Por isso, se você participa de alguma ONG, faz trabalho voluntário, participa de uma banda, por exemplo, elas podem constar no seu currículo. Segundo os recrutadores, é aceitável incluir algo sobre as suas atividades extracurriculares no currículo. Essas atividades mostram um pouco de quem você é fora do ambiente de trabalho.

    Mas vale uma dica aqui: evite o autoelogio. Falar sobre o seu perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém criativo, alegre, dedicado, entre outros.

    6 – Customize seu currículo

    Fazer um currículo atraente e adaptá-lo às expectativas e características específicas do potencial empregador é um dos segredos do sucesso. Se a empresa busca um profissional com perfil ligado à gestão de projetos, por exemplo, coloque em evidência todos os seus cursos e experiências nessa área. Ou seja: ao invés de  mandar um currículo genérico, envie algo que você fez pensando especialmente no estilo e na cultura daquela organização e nas exigências da vaga.

    Como montar o currículo

    Depois de todas essas dicas, é hora de colocar tudo em prática. Os recrutadores apontam algumas informações que devem estar disponíveis no formato do que deve constar no seu currículo.

    • Dados Pessoais: Nome completo, endereço, telefones para contato, e-mail;
    • Resumo das qualificações: Mostre quem você é. Aqui é interessante utilizar frases curtas informando suas responsabilidades, cargos e metas que já atingiu;
    • Formação acadêmica: Aqui você utiliza para sinalizar onde aprendeu as competências apontadas no resumo anterior. Liste sempre da experiência mais atual para a mais antiga. Uma dica: A melhor forma de listar é: Instituição – curso – ano de conclusão;
    • Experiência profissional: Se você tem experiência, seja o trabalho antigo formal ou informal, deve colocá-la no currículo. Liste sempre da experiência mais atual para a mais antiga. A forma correta de listar é: Nome da empresa, mês e ano que entrou – mês e ano que saiu. (Se você ainda estiver no emprego, utilize a palavra “Atual”). Se você está entrando no mercado de trabalho agora, pode optar por excluir esse tópico ou preenchê-lo apenas com “em busca do primeiro emprego”;
    • Idiomas: Caso você domine outra língua, ou esteja cursando aulas de outro idioma, é aqui que você sinaliza;
    • Outros cursos e palestras: A participação em palestras, simpósios e cursos livres deve constar nessa parte do seu currículo. Ela pode ser indicada da seguinte maneira: Instituição responsável – nome do curso ou evento – número de horas (ex: 80h) – ano em que foi realizado.

    Agora que você sabe como montar seu currículo, é hora de colocar ele no mercado! Selecione as vagas que mais te interessam, prepare seu documento com as dicas que demos e boa sorte!

    A gente se vê logo! Até mais!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!