COMO O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO PODE ATUAR NA SUSTENTABILIDADE DE UMA EMPRESA

    INTRODUÇÃO

    Já abordamos por aqui um pouco sobre a realidade e o perfil do aluno e do profissional da área da Engenharia de Produção.

    O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria. Basicamente, toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O engenheiro de produção reúne conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia.

    Quanto às possibilidades de atuação, o engenheiro de produção pode trabalhar no desenvolvimento organizacional da empresa, no gerenciamento da vida financeira da empresa, no gerenciamento dos recursos humanos necessários para a produção, no planejamento e controle da produção, na agroindústria, sendo responsável pelo controle e gerenciamento da produção agrícola, dentre muitas outras possibilidades.

    No texto de hoje falaremos sobre a atuação do Engenheiro de Produção na Gestão Ambiental de uma empresa, e a importância desse profissional em promover a sustentabilidade dentro das organizações.

    O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?

    Um sistema de administração empresarial com ênfase na sustentabilidade, esse é o conceito da gestão ambiental, que utiliza práticas e métodos administrativos para reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

    A gestão ambiental possui diversos objetivos, como por exemplo: usar os recursos naturais de forma racional; aplicar métodos que visem a manutenção da biodiversidade; adotar sistemas de reciclagem de resíduos sólidos; promover a utilização sustentável de recursos naturais; realizar o tratamento e reutilização da água e outros recursos naturais dentro do processo produtivo; criar produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental; usar sistemas que garantam a não poluição ambiental; oferecer treinamento aos funcionários para que conheçam o sistema de sustentabilidade da empresa; criar programas de pós-consumo para retirar do meio ambiente os produtos que possam contaminar o solo, entre outros

    QUAL A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL DENTRO DE UMA EMPRESA?

    Adotar os métodos e práticas da gestão ambiental é importante para uma empresa por diversos motivos. Primeiramente por associar a imagem da organização à preservação ambiental, melhorando no mercado e na opinião pública a imagem das marcas de seus produtos. Outro fator importante de ser observado é que empresas que adotam este sistema conseguem reduzir seus custos, evitando desperdícios e reutilizando materiais que antes eram descartados. Além disso, a gestão ambiental melhora as relações comerciais com outras empresas que também seguem estes princípios.

    QUAL O PAPEL DO ENGENHEIRO NA GESTÃO AMBIENTAL?

    Os sistemas produtivos têm o objetivo de suprir as necessidades de consumo da sociedade, avaliando quais bens produzir, e qual a maneira mais econômica e vantajosa para a sociedade. Para solucionar esses questionamentos temos a Engenharia de Produção, com o papel fundamental de analisar as organizações em diversos aspectos, destacando o modo de produção, os compromissos e relações com a sociedade, além de analisar os impactos produtivos sobre o meio ambiente.

    Os problemas ambientais são resultado das etapas de produção de um produto, sua utilização e seu descarte final. Muitos impactos ambientais poderiam ser evitados se fossem adotadas estratégias adequadas para a redução ainda no projeto do produto.

    É possível as novas tecnologias suprirem as necessidades da sociedade sem afetar as gerações futuras, para isso, basta que haja um planejamento direcionado para minimização dos impactos ambientais gerados pelos processos de produção e pelos produtos desenvolvidos.

    Diversas ferramentas têm sido desenvolvidas para equilibrar o desenvolvimento das sociedades com a preservação do meio ambiente. O Projeto para o Meio Ambiente (Design for Environment) é uma iniciativa que merece destaque. O DFE é uma ferramenta de ecologia industrial que examina todo o ciclo de vida do produto a fim de propor alterações no projeto, reduzindo os impactos ambientais do produto, desde sua fabricação até o descarte.

    Essa ferramenta é utilizada pelo Engenheiro de Produção nas análises da relação entre o processo produtivo e meio ambiente, buscando utilizar as tecnologias limpas nesse processo, e utilizar matérias-primas cujo produto final resulte em um descarte com menos impacto ambiental.

    O curso de Engenharia de Produção forma profissionais capazes de analisar os processos produtivos de bens de consumo e as prestações de serviços, buscando um equilíbrio entre qualidade e custos dos processos, além de atentar para a redução dos impactos negativos sobre o meio ambiente. Este profissional tem sido cada vez mais requisitado nos mais variados segmentos do mercado, pois a formação faz dele peça fundamental para garantir alternativas de redução e até mesmo eliminação de impactos negativos sobre o meio ambiente.

    ENGENHEIROS EM BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

    A Gestão Ambiental nas empresas está avançando de forma importante rumo à sustentabilidade. Por mais que esse intuito de preservar e minimizar os impactos ambientais sejam movidos por uma necessidade de mercado, e não por uma sensibilidade de que há a necessidade de preservar o meio ambiente, mantendo para as próximas gerações, é muito bom saber e perceber que as empresas vêm colaborando para um ambiente cada vez melhor de se viver.

    Minimizar, não gerar, reciclar, reutilizar devem ser palavras chaves no cotidiano de engenheiros, empresários, administradores, ambientalistas, acadêmicos, formadores de opinião, e de toda a sociedade.

    ENGENHEIRO GESTOR

    Como vimos aqui, os Engenheiros de Produção se enquadram nesse processo de Gestão Ambiental, criando mecanismos nos processos produtivos para reduzir os resíduos, gerando menos impactos, consequentemente reduzindo desperdícios financeiros para a organização. Dessa forma, o Engenheiro não deve ser simplesmente um tocador da produção e sim um gestor que faz com que todos os seus esforços sejam retornados em lucro para a organização ao qual está inserido.

    Se você se interessou por essa atuação sustentável por parte do Engenheiro de Produção, mais informações sobre o curso de graduação, especializações, mercado de trabalho, perfil dos alunos e profissionais, podem ser encontradas clicando aqui!

    Esperamos que o texto de hoje tenha apresentado novas informações para você, capazes de expandir seus horizontes e te inspirar, tanto na sua vida acadêmica quanto profissional.

    Nos vemos na próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!