Como fazer o curso de Engenharia Elétrica EaD? Entenda!

A Engenharia Elétrica ocupa o quinto lugar no ranking dos salários mais altos entre as engenharias, segundo pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Fazer engenharia a distância pode parecer complicado, mas vamos mostrar alguns exemplos que provam que é possível fazer engenharia Elétrica a distância, como são as matérias e trazer detalhes sobre essa graduação a distância do Grupo Unis.

A graduação em Engenharia Elétrica

A faculdade de Engenharia Elétrica EaD prepara profissionais para atuar em processos de geração, distribuição e armazenamento de energia. O engenheiro eletricista projeta a infraestrutura necessária com qualidade e segurança, desde usinas até casas dos consumidores.

O profissional graduado em Engenharia Elétrica EaD encontra oportunidades em vários setores da economia: setor elétrico, construção civil, indústria eletrônica, automação industrial e telecomunicações, além de trabalhar com energias alternativas, como a eólica e a solar, um dos campos mais promissores.

Como é o curso de Engenharia Elétrica EaD

A Engenharia Elétrica EaD é uma graduação do tipo bacharelado. São cinco anos de duração e o curso engloba três áreas principais: eletricidade, eletrônica e eletromagnetismo.

Como grande parte das graduações na área de Exatas, o currículo de Engenharia Elétrica EaD apresenta disciplinas gerais como: Cálculo, Física, Química, Computação e Expressão Gráfica. O aluno tem contato também com disciplinas específicas, que tratam de automação de processos industriais, eletricidade em equipamentos, criação de sistemas de comunicação, etc.

A autonomia é uma qualidade muito estimulada nos cursos EaD. Em Engenharia Elétrica a distância, as aulas e atividades já estão publicadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, esperando pelo aluno, que pode acessar na hora em que quiser. Essa flexibilidade requer que o aluno organize bem seus horários de estudo, pois cada professor estabelece um prazo para entrega de exercícios e trabalhos.

No ambiente EaD o aluno também tem à disposição várias ferramentas de comunicação, que são utilizadas para tirar dúvidas com tutores e professores, para fazer atividades em grupo e participar de debates com toda a turma.

O que estudar na faculdade de Engenharia Elétrica EaD?

O currículo da faculdade de Engenharia Elétrica a distância pode variar de acordo com cada universidade. Veja algumas das disciplinas mais comuns:

• Automação e Integração de Processos Industriais;
    • Eletrotécnica;
    • Gestão da Manutenção;
    • Gestão de Serviços;
    • Mecânica dos Sólidos;
    • Modelagem e Controle de Sistemas;
    • Processos Eletromagnéticos e de Comunicação;
    • Projetos Integrados;
    • Saúde, Segurança e Meio Ambiente;
    • Sistemas, Instalações e Equipamentos Eletrônicos e de Comunicação.
    Por que estudar Engenharia Elétrica EaD no Unis?

O curso de Engenharia Elétrica do Unis forma profissionais aptos a atuarem em empresas de energia elétrica e telecomunicações, escritórios de projetos e consultoria, firmas de montagem e manutenção de instalações elétricas e de telecomunicações, indústrias diversas e empresas comerciais de pequeno e grande porte, manutenção de equipamentos e componentes eletroeletrônicos, hospitais, empresas de radiodifusão, informática etc.

Se optar por essa profissão você poderá:

• Projetar máquinas elétricas, equipamentos elétricos e eletrônicos, instalações elétricas;
    • Orientar a fabricação de produtos elétricos nas indústrias;
    • Colaborar na manutenção e na avaliação de equipamentos utilizados nas indústrias;
    • Cuidar do planejamento e da implementação de processos de automação industrial, executando tarefas que vão desde a criação de peças de um equipamento simples, até a elaboração e o desenvolvimento de uma complexa estrutura para automatizar a produção de uma fábrica;
    • Planejar, projetar, executar e implementar equipamentos eletrônicos.

Esperamos que o texto de hoje tenha apresentado informações relevantes sobre o curso de Engenharia Elétrica EaD. Até a próxima!