Carreiras: descubra como é a rotina de quem trabalha como Personal de Imagem e Estilo

    Introdução

    Aqui no Brasil, essa é uma profissão relativamente nova. Mas nos Estados Unidos e em grande parte da Europa, ela já vem sendo praticada há um bom tempo. Muita gente pensa que ter um Personal de Imagem e Estilo é coisa de celebridade, mas hoje você vai descobrir que não é bem assim.

    A maioria das pessoas quando ouve falar nessa profissão logo coloca uma barreira, achando que o profissional de imagem e estilo só vai fazer você jogar o seu guarda roupas fora e gastar rios de dinheiro comprando tudo de novo. Mas exercer essa função vai bem além de simplesmente comprar.

    E se você curte essa área, pretende fazer um curso de Moda ou de Estética e Cosmética, começar a atuar como um profissional qualificado, continue a leitura desse texto que está cheio de dicas para você aproveitar!

    O que faz um Personal de Imagem e Estilo?

    É normal as pessoas confundirem Personal de Imagem e Estilo com o já conhecido Personal Stylist, profissional que já foi representado por Gledson Rocha em uma das novelas da Tv Globo.

    Apesar de trabalharem com os looks das pessoas, as duas profissões são divergentes. Então para não gerar mais confusão, vamos aprender a diferença?

    1. Personal Stylists

    Ele é o profissional responsável por vestir o seu cliente na moda. Está ligado em todas as tendências e vai, a partir das suas curvas e formas, te vestir com o que está em alta e mais cai bem com o seu tipo físico.

    Sempre respeita o seu estilo e preferências, mas coordena seu trabalho tendo como base o guarda-roupa, sem focar em particularidades, rosto, cabelo, postura e comportamento.

    2. Personal de Imagem e Estilo

    A grande diferença entre ele e o Personal Stylist, é que seu trabalho está todo embasado em trabalhar a autoestima e em refletir a personalidade da pessoa. Preocupa-se mais com a projeção dessa imagem do que com a moda propriamente dita.

    Acho que já deu para diferenciar um e outro, não é? Então vamos prosseguir e entender o que mais o Personal de Imagem e Estilo pode oferecer?

    De forma mais explicativa, ao contratar um Personal de Imagem e Estilo, antes de qualquer coisa, ele vai procurar conhecer melhor a pessoa, seu perfil, estilo, preferências, rotina, personalidade e principalmente vai buscar entender que tipo de imagem ela quer passar numa primeira impressão.

    Depois que rolar essa sintonia aí começam os trabalhos práticos. O profissional inicia explicando os pontos fortes da pessoa e mostrando o que vai harmonizar melhor com o seu tipo de corpo, formato de rosto e imagem que pretende passar.

    Perfil definido, vamos para o guarda-roupa ver tudo o que a pessoa tem e separar o que fica e o que sai. Feito isso, o Personal de Imagem e Estilo começa a mostrar as combinações que podem ser feitas com as peças que o cliente tem e a montar a paleta de cores do cliente.

    Guarda-roupa revisado, o profissional irá indicar quais peças são curinga e devem ser compradas quando possível. Esse aprendizado continua até que o cliente domine a prática e não precise mais de ajuda para fazer combinações ou para comprar peças que destaquem seus pontos fortes. E não para por aí, o cabelo, rosto, maquiagem, etiqueta, comunicação verbal e não verbal também entram nesse pacote.

    O principal é conseguir ao final dessa consultoria, que o cliente projete de dentro pra fora, quem ele realmente é e se sinta feliz dessa forma! Ah, e a atuação não se restringe a ser um consultor autônomo, ta?

    O Personal de Imagem e Estilo pode atuar em varejistas dando aconselhamento aos clientes ou ajudando no setor de compras, de forma que a loja só adquira produtos que atendam ao público. Também pode ministrar palestras e assessoria para o setor de vendas dando dicas de moda e estilo.

    Fora do ramo dos varejos, também há oportunidade para atuar em espaços de beleza e clínicas de estética com o visagismo por exemplo. Os valores que você pode cobrar por esse serviço variam de R$80 até a R$120 a hora.

    Que curso devo fazer para atuar nessa área?

    Bom, para seguir essa carreira o mais importante é gostar de lidar com pessoas, estar sempre ligado nas tendências e amar a área fashion. Se você possui essas características, já está com meio caminho andado! rsrs

    Sobre o curso, antes de iniciar, é necessário que você entenda o foco que pretende ter sendo Personal de Imagem e Estilo. Se pretende seguir voltado para a moda e lojas de varejo, o primeiro passo é iniciar um bom curso de Moda.

    Depois de ter contato com disciplinas como modelagem, atelie de costura, semiótica aplicada ao vestuário e materiais e processos têxteis, você vai adquirir bastante conhecimento sobre tecidos e caimentos, o que será um diferencial para ser um bom profissional.

    Se decidir que quer seguir com o aconselhamento estético, direcionado para o visagismo, que inclui cabelo, maquiagem, sobrancelha e indicação de cores que caem melhor para o cliente, sem dúvidas ingresse num curso de Estética e Cosmética.

    Esse curso te dará um embasamento profundo sobre vários procedimentos e te tornará um profissional completo, que além de trabalhar a imagem, pode executar os passo a passo necessários no cliente.

    Especializações nessa área são uma boa pedida, porém graduações mais abrangentes como essas, podem te levar a um leque bem maior de áreas de atuação.

    Ah, e lembre-se de sempre buscar por instituições competentes, com uma estrutura bem preparada para as partes práticas e que te ofereça benefícios e auxílio para entrar no mercado de trabalho, esses detalhes serão de grande valia lá no final, quando estiver se formando, ok?

    Uma profissão repleta de amor e empatia!

    Em qualquer profissão, para iniciar é necessário ter muita persistência e amor pelo que se faz, não é? Para quem escolhe ser Personal de Imagem e Estilo, além disso, é necessário ter empatia e estar disposto a ouvir mais sobre as pessoas.

    Esses são os diferenciais que um profissional da área precisam para se destacarem, conseguirem se aproximar realmente das pessoas e consequentemente ter sucesso! Se esse é o seu sonho de princesa ou de “princeso”, siga com firmeza, há muito a ser explorado nesse mercado gigantesco!

    Esperamos que esse material tenha te ajudado a se encontrar numa profissão e também dado aquele empurrãozinho que faltava para você realizar a sua matrícula no curso de Estética e Cosmética ou de Moda.

    Qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato com a gente pelo box de comentários! Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!