5 profissões que podem ajudar a construir sua carreira no exterior

    Se você é daqueles(as) que pensa que construir uma carreira no exterior é algo muito difícil, praticamente impossível, está na hora de abandonar essa ideia de uma vez por todas. O mercado de trabalho mundial está cada vez mais aberto, multicultural e conectado. Por isso, trabalhar fora do país deixou de ser apenas um sonho para muitos e se tornou uma realidade. 

    Investir em um diploma de ensino superior é um ponto importante para conquistar esse objetivo. Uma graduação e até mesmo uma especialização trazem conhecimentos atualizados e valorizados internacionalmente.

    Para algumas áreas, o caminho até uma trajetória profissional em outros países é facilitado. A demanda por trabalhadores e a polivalência das mesmas são alguns dos motivos que explicam essa destreza em encontrar oportunidades.

    Faculdades para fazer e trabalhar fora do Brasil

    Não dá para duvidar do poder que a educação tem e como ela pode abrir portas. Nesse caso especificamente, pode até carimbar passaportes. Atualmente, os recrutadores internacionais reconhecem a qualidade dos profissionais brasileiros e muitas empresas estão sempre em busca de novos talentos.

    Quer saber quais são as profissões de sucesso para seguir e dominar o mercado de trabalho estrangeiro? Confira a lista de 5 áreas onde o êxito é garantido.

    Comércio Exterior

    As opções de um egresso do curso de Comércio Exterior, seja tecnólogo ou a graduação em Administração - Comércio Exterior,  não estão restritas ao Brasil. Durante a graduação, ele estuda com o objetivo de entender toda a dinâmica do processo de exportação e importação de produtos, podendo atuar em empresas que recebem produtos de outros países, mas também levando produtos brasileiros para o exterior.

    Para isso, ele deve ser um grande entendedor da legislação do país em que deseja trabalhar. Pode abrir espaço no mercado internacional em uma empresa brasileira, trabalhando na sua sucursal, por exemplo. Outra possibilidade é trabalhar em uma empresa estrangeira que queira atingir o público brasileiro.

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Os profissionais da área de TI estão entre os mais solicitados pelas empresas em todo o mundo. Países como Estados Unidos e Canadá geram centenas de milhares de empregos neste setor por ano. 

    O mercado para Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um dos mais expressivos, uma vez que a demanda por desenvolvedores e programadores, por exemplo, é alta. Como as linguagens de programação são universais, não é difícil  encontrar uma colocação em outro país. 

    Marketing

    Quando o assunto é Marketing, o profissional brasileiro ganha muitos pontos de vantagem, especialmente pela sua criatividade. A área tem uma versatilidade incrível e, para quem é do ramo, é fácil construir um portfólio forte e diversificado.

    Os estágios realizados durante a graduação já podem entrar no currículo e endossar a experiência, muito valorizada no exterior. Com fluência em outros idiomas, com destaque para o inglês, o leque de oportunidades é ainda mais vasto.

    Vale ressaltar que, dentro da área, o Marketing Digital é um dos setores que mais cresce, mesmo sendo também um dos mais recentes.

    Letras

    Comunicação e Tecnologia são setores bastante fortes, mas quem disse que não existe espaço para o profissional de Letras também? As graduações em Inglês e Espanhol podem abrir espaço para uma carreira como tradutor(a) e intérprete em países que falam essas línguas, mas o especialista em Português é igualmente valorizado lá fora.

    Esse é o tipo de trabalho que pode ser feito tanto através de vínculo empregatício, para uma única empresa, assim como de forma independente para diversos clientes.

    Administração

    Segundo dados do Censo da Educação Superior 2018, Administração é um dos cursos mais populares no Brasil. E essa tendência não é à toa. O ramo é bastante diversificado e as possibilidades para os egressos são quase infinitas, dentro e fora do país.

    Há quem fale em saturação do mercado, mas a verdade é que não falta espaço para quem sabe aonde quer chegar. No exterior, a atuação pode acontecer em todos os tipos e tamanhos de empresas. O administrador pode até mesmo trabalhar de forma independente prestando consultoria.

    Estratégia de internacionalização do Grupo Unis

    O Grupo Unis acredita no poder da internacionalização na educação e é por isso que, desde 2013, o Departamento de Relações Internacionais trabalha nesse sentido. A instituição quer oferecer aos seus alunos todas as possibilidades de se lançarem ao mundo ainda durante o curso.

    Desde então, foram definidos objetivos e estabelecidos várias parcerias e protocolos internacionais através do Departamento de Relações Internacionais. O setor estimula a participação em intercâmbios, apoiando até mesmo nas questões burocráticas, a troca de experiências em contexto internacional e está sempre em busca de possíveis conexões que possam beneficiar a comunidade acadêmica nesse sentido.

    O Programa de Mobilidade Acadêmica, por exemplo, é uma realidade e permite que os estudantes concluam um período de estudos em uma universidade conveniada no exterior. Essa é a oportunidade perfeita para estabelecer conexões que podem ser a base de uma carreira internacional no futuro.

    Quer ter a certeza de que o seu diploma de conclusão de curso será bem aceito em outros países? O Unis tem parcerias com instituições de ensino no exterior que possibilitam a mobilidade acadêmica com dupla titulação na União Europeia, em cursos como Administração - Comércio Exterior. Além disso, existem programas de intercâmbio focados no aprendizado do inglês e do espanhol.

    O Grupo Unis trabalha para ampliar os horizontes de cada estudante. Se você pretende ir para o outro lado do mundo, é lá que te ajudamos a chegar. Preparado(a)?

    Quero dicas de crescimento profissional!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!