10 startups na área da saúde que mais crescem no mercado

    Para entender melhor o cenário e a importância das startups na área de saúde, tanto no brasil, quanto no mercado internacional, continue essa leitura.

    Startups na área da saúde

    A indústria de inovação na área de saúde está na crista da onda de transformação digital, em prol do aumento do uso da tecnologia em todos os setores. As vantagens que têm proporcionado são inúmeras!

    A inserção de aplicativos, plataformas e sistemas de informação vem revolucionando a forma como os pacientes estão sendo atendidos. Pode não parecer de longe, mas isso transformou tudo, desde o diagnóstico de uma doença, a prestação de cuidados até mesmo ao acompanhamento do estado do paciente. 

    Portanto, não é surpresa que haja uma série de novas empresas desenvolvendo novos produtos e prestação de serviços de saúde mais eficientes. Com essa premissa, startups têm avançado em soluções para prevenir, diagnosticar e acompanhar cuidados e  tratamentos especializados, que melhoram o bem-estar das pessoas.

    Mercado de inovação na área da saúde

    No estudo recente da Liga Ventures, existem cerca de 250 startups focadas no setor de saúde no Brasil. O país está em posição de destaque no quesito negócios inovadores na área da saúde na América Latina. No ranking mundial, ocupa o 7º lugar, com mais de US$ 42 bilhões em investimentos. 

    No entanto é necessário apontar que, mais de US$ 18 bilhões foram desperdiçados nos últimos cinco anos, devido à inflação acumulada de 38%, e custos dobrados na prestação de serviços de saúde no país. 

    O mercado de saúde se divide em três segmentos: prevenção, diagnóstico e tratamento. Os sistemas de informação podem se concentrar em diferentes modelos de negócios, plataformas e campos de atuação dentro da área.

    CTA-Blog_UNIS_Área da Saúde_1

    As principais startups na área da saúde

    Para ajudar a tornar mais acessível o aconselhamento, diagnóstico e monitoramento em saúde, os serviços estão se expandindo. As empresas do setor estão oferecendo uma variedade de serviços 24 horas, que incluem exames médicos e consultas médicas, sistemas de monitoramento remoto e aconselhamento psicológico.

    Um boa amostra desse aquecimento econômico do setor, pode ser visto no Cubo Network, comunidade de empreendimentos do Itaú, que disponibiliza programas e linhas de créditos focadas no setor de saúde.

    A seguir, 10 exemplos de startups de saúde mais promissoras no mercado.

    Dr. Consulta

    Muitas vezes, para agendar uma única consulta ou exame, um paciente precisa esperar semanas ou até meses para conseguir os cuidados. 

    Em busca de uma solução para esse quadro, a cadeia de clínicas médicas de baixo custo do Dr. Consulta expandiu-se em três anos de apenas uma para 51 filiais. Com isso, afirma possuir o maior conjunto de dados clínicos do país, extraído de mais de um milhão de pacientes cadastrados em seus bancos de dados.

    O seu diferencial está no custo reduzido de uma consulta médica, em comparação com outras clínicas do setor privado, que custam por volta de 400 reais, com os médicos do Dr. Consulta esse valor diminui para 100 reais. Veja algumas outras startups que oferecem serviços clínicos similares: Clínica Sim, Dr. Sem Filas e Consulte Aqui.

    Nutrebem

    A plataforma de rastreamento nutricional Nutrebem, permite aos pais monitorar e controlar o que seus filhos estão comendo. A plataforma fornece um recurso importante no combate à obesidade infantil. Já é possível encontrar suporte ao aplicativo da Nutrebem, parceiro de muitos refeitórios escolares de todo país.

    Meddit

    Com sua equipe de desenvolvedores de sistemas, médicos e especialistas em inovação, Meddit fornece ferramentas para facilitar as interações médico-paciente de uma forma mais fluida. As prescrições eletrônicas, além das agendas inteligentes, são duas das suas características mais populares.

    iClinic

    A plataforma conhecida como iClinic, em formato SaaS (Software como Serviços) utiliza o sistema Amazon EMR

    A startup tem causado grande impacto na modernização dos registros de saúde. Pois, auxilia os profissionais a organizar eletronicamente o histórico de pacientes, armazenar todos esses dados na nuvem, para acessá-los e recuperá-los de qualquer dispositivo. 

    O sistema é extremamente fácil de usar, e, com isso, reduz os custos e melhora a qualidade do atendimento aos pacientes. Ele é utilizado em muitas regiões e estados do país, e vem sendo difundido em outros 20 países.

    HelpSaúde

    As clínicas, hospitais e laboratórios de diversas especialidades sabem o quanto as confirmações de agendamento podem ser um incómodo tanto para os pacientes, quanto para eles que gastam horas em ligações diariamente, para ver suas agendas organizadas. 

    A plataforma online HelpSaúde, liga para os pacientes e profissionais de saúde e permite que eles confirmem consultas com médicos, dentistas, psicólogos, nutricionistas, num mínimo de cliques.

    Memed

    Para resolver esta questão da vida e da morte, a Memed surgiu como um jogador-chave para a gestão das receitas eletrônicas. A sua solução tecnológica, agora é utilizada por mais de 55.000 médicos de todas as especialidades médicas do país. 

    O aplicativo Web auxilia na verificação cruzada de alergias e interações medicamentosas, facilitando a adesão ao tratamento e melhora nos resultados de saúde. A startup desenvolveu o mais completo, confiável e atualizado banco de dados de medicamentos do Brasil.

    Startups de telemedicina

    As startups com serviços de telemedicina, apresentam soluções para melhorar o atendimento do paciente, entre elas estão a Telelaudo, que realiza análises e laudos clínicos a distância; e a Ventrix focada no desenvolvimento, produção e comercialização de sistemas e equipamentos médicos inovadores.

    A NEO MED lançou no mercado uma maneira de facilitar e acelerar os relatórios médicos de exames de ECG e EEG. Com isso, passou a otimizar o diagnóstico de pacientes em clínicas, laboratórios e hospitais, além de servir de apoio aos médicos que buscam mais renda e flexibilidade no local de trabalho.

    Certamente, as startups de saúde surgiram como um setor a ser observado, e nós estamos apenas na ponta do iceberg em termos de problemas no país a serem tratados pela inovação. 

    Os cursos de saúde e os profissionais qualificados são os ingredientes-chave para continuar a expandir os serviços e investimentos do setor nos próximos anos. Se você estiver interessado em crescer com esse setor, veja a Área da Saúde: conheça tudo sobre os cursos e suas carreiras.

    cta-unis-ebook-area-da-saude

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!