10 palavras que todo profissional de Comércio Exterior deve saber

    Introdução

    Os dias atuais têm sido marcados pela conectividade. O que antes demorava horas e até dias para ser comunicado, hoje se tem acesso em segundos e num único clique.

    Toda essa evolução se reflete, também, no mundo dos negócios. A rapidez com que transações podem ser feitas tem alterado sensivelmente o cotidiano das empresas, tanto no Brasil como em qualquer lugar do mundo.

    Toda essa movimentação gera cenários cada vez mais competitivos e é necessário que os profissionais se adaptam a essa nova realidade, acompanhando as mudanças e evoluções.

    As empresas de hoje estão buscando agilidade e confiabilidade em seus investimentos, e isso exige que o profissional tenha, além de uma grande compreensão da estratégia do negócio e de suas características, agilidade e objetividade nas soluções e na escolha de fornecedores e produtos.

     

    As habilidades do profissional em Comércio Exterior

    Existem algumas características que as empresas buscam nos profissionais que escolheram atuar no ramo dos negócios internacionais. O site administradores.com listou 10 habilidades que são essenciais para esses profissionais. São elas:

    • Liderança
    • Automotivação
    • Espírito de equipe
    • Criatividade
    • Comunicação efetiva
    • Capacidade de negociação
    • Adaptabilidade
    • Busca por conhecimento
    • Bom humor
    • Relacionamento interpessoal

    Você pode estar pensando que, se não tem essas habilidades, não pode encarar essa carreira. Engano seu! Sempre é tempo de se aprimorar. No mundo dos negócios, o grande lance é estar disposto a aprender sempre! Não é preciso – e nem tem como – saber de tudo.

     

    Estudar sempre!

    Se tem uma coisa que o mundo moderno roubou de todo mundo é o tempo! Cada dia fica mais difícil encontrar o equilíbrio para trabalhar, cuidar da carreira e ter tempo para as demandas diárias.

    Priorizar os objetivos tem sido um dos maiores desafios e o “calcanhar de Aquiles” de milhares de profissionais que não conseguem se dedicar à atualização de suas carreiras.

    É preciso encontrar uma brecha na correria do dia-a-dia para aprender. E isso não se resume a métodos e técnicas. O que o mercado tem procurado cada vez mais é aquele profissional que tem capacidade cognitiva para pensar estratégias e soluções. Para que essa habilidade seja cada vez mais aprimorada, busque conhecimento sempre!

    E quando a gente fala em conhecimento aqui, não é só saber outro idioma (afinal, é Comércio Exterior, né!). Tem que entender de negociação, ser observador (nessas transações internacionais são muitos detalhes e qualquer vacilo pode ser fatal!), além de ter organização e saber analisar o mercado.

     

    O vocabulário do profissional de Comércio Exterior

    Que cada profissão possui aquelas palavras-chave que são ditas mais que o nome da gente, isso não é novidade para ninguém! Por isso, selecionamos 10 delas que estão no dia-a-dia do profissional de Comércio Exterior. Vamos listar aqui para você:

    • Desembaraço aduaneiro: É esse o nome dado quando você importa um produto e é preciso verificar se ele está regularizado. Quando o que você adquiriu fora do país chega aqui, a alfândega é quem faz a liberação do pedido. É ele que recebe o nome de desembaraço. É nesta etapa que acontece a verificação de documentos e dados declarados pelo exportador, confirmando que está tudo ok de acordo com a legislação.

     

    • Demurrage: quando você importa um produto que é transportado em containers pelo mar, existe um prazo para o envio ao destinatário, que pode variar de empresa para empresa. Quando esse período precisa ser maior, é preciso pagar uma sobrestadia, ou seja, um Demurrage, que é uma multa aplicada em caso de atraso na desocupação deste container.

     

    • Proforma Invoice (ou Fatura Proforma): É considerado um “rascunho” da Nota Fiscal. É que nas transações internacionais, os documentos são essenciais no processo de negociação. O Proforma Invoice ou Fatura proforma é emitido pelo exportador e confirma a negociação internacional, ou seja, é uma espécie de tomada de preço internacional, onde quem vai comprar busca detalhes daquilo que pretende adquirir.

     

    • Packing List: É uma descrição de tudo o que está sendo transportado. Os fiscais aduaneiros vão precisar desse documento que deve conter os volumes das embalagens, os conteúdos, pesos (líquido e bruto), dimensão e numeração dos volumes.

     

    • SISCOMEX: É a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, que serve para integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações, através de um fluxo de informações que constam dentro desse sistema. Os órgãos que fazem parte do SISCOMES são divididos em três categorias: Secretaria de Comércio Exterior, Secretaria da Receita Federal e Banco Central do Brasil.

     

    • NCM/SH: CCM significa "Nomenclatura Comum do MERCOSUL" e SH, "Sistema Harmonizado", ou seja, é um método internacional de classificação de mercadorias, que tem como base a estrutura de códigos e suas descrições. O seu objetivo é promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas do comércio exterior.

     

    • ETA / ETD: ETA é a sigla para Estimated Time of Arrival, expressão americana que significa dia da chegada do navio no porto. Já a ETD, Estimated Time of Departure, é a expressão do transporte marítimo que significa data estimada ou previsão da saída do navio no porto.

     

    • Transit Time: Esse termo se refere ao tempo de trânsito de uma mercadoria. Fica centrada na logística do transporte, englobando todo o processo até a entrega da mercadoria.

     

    • Conhecimento de Embarque: Também conhecido como conhecimento de carga, é o nome dado ao documento que é emitido pelo responsável pelo transporte para descrever diversos dados essenciais para a operação, como embarcador, tido e quantidade de itens embarcados, locais de embarque e descarga, entre outros.

     

    • Logística: Engana-se quem pensa que a logística não faz parte do dia-a-dia do profissional do Comércio Exterior. Quando se vende um produto e ele vai ter que viajar para outro país, é fator primordial pensar na integridade dele. Se não houver essa preocupação, a mercadoria já fica comprometida, antes mesmo de chegar ao destino. O papel da logística é fazer todo o esquema acontecer para que, ao receber o produto, o cliente esteja satisfeito.

    Viu que barato esse ambiente pra lá de internacional? Aqui no Grupo Unis você encontra essa opção de carreira, além de ter a oportunidade de viver experiências fora do país através das parcerias com Instituições de Ensino em diversos países das Américas, Europa, África e Asia!

    É isso aí! A gente espera que você tenha curtido esse conteúdo. Até a próxima!

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