SAIBA COMO UM PROFISSIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA PODE ATUAR NA SAÚDE PÚBLICA

    INTRODUÇÃO

    Já falamos aqui diversas vezes da área da Medicina Veterinária, e suas variadas oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Exploramos nesse texto o surgimento de uma nova tendência de alimentação natural para pets, e suas aplicações para profissionais veterinários e donos de animais de estimação. Em outro conteúdo, foi abordada a relação da área com animais de pequeno e grande porte, fora do rol de animais de estimação. Falamos também sobre a etologia animal, uma nova opção de carreira para a área da veterinária.

    Como podemos perceber, o curso de Medicina Veterinária abrange áreas, conhecimentos e atuações diversas, que estão em constante ampliação. Com a intenção de promover essa atualização de competências dos futuros profissionais veterinários, recentemente alunos do Grupo Unis acompanharam a Secretaria de Saúde de Varginha em ações preventivas na região com o intuito de prevenir a proliferação da doença da raiva no município, além de colocar os universitários em contato direto com a atuação profissional na Saúde Pública, e é sobre isso que falaremos no texto de hoje!

    A SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

    A saúde pública consiste no conjunto de ações voltadas para a manutenção da saúde da população, garantindo um tratamento adequado e a prevenção de doenças. No Brasil esse conceito só foi aplicado após a Independência, quando D. Pedro II determinou a criação de órgãos para inspecionar a saúde pública e oferecer saneamento básico, com o objetivo de evitar o surgimento de epidemias bem como melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

    No ano de 1990, após as considerações da Constituição Federal de 1988, é aprovada a lei que regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS), colocando a saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado, através de um sistema gratuito. O SUS foi uma grande conquista da população brasileira, sendo reconhecido como um dos maiores sistemas do mundo e usado como modelo em muitos outros países.

    SURGIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA

    No ano de 1946 o termo “saúde pública veterinária” foi usado pela primeira vez, durante um encontro que passou para a Organização Mundial da Saúde (OMS) o papel de desenvolver uma estrutura de conceitos e programas voltados para a atuação veterinária no setor público, envolvendo a aplicação do conhecimento em Medicina Veterinária, direcionado para a proteção e promoção da saúde humana.

    Após o encontro ficou definido que “A saúde pública veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela arte e ciência médica veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida, e promoção do bem-estar do ser humano”.

    Dessa forma, o Médico Veterinário se mostra habilitado a proteger a população contra as doenças coletivas, devido à formação do profissional veterinário que passa por conceitos e aplicações voltadas a zoonoses (doenças animais transmissíveis ao homem), higiene de alimentos, trabalhos de laboratório, biologia, atividades experimentais, que estão inseridas na Saúde Pública.

    MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA E SAÚDE PÚBLICA

    Entre os pilares da atuação do profissional de medicina veterinária estão o cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, dos seres humanos e o compromisso com a sustentabilidade do meio ambiente. A profissão que possui 50 anos de regulamentação tem sua importância comprovada no trabalho realizado com a sociedade no cuidado de animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis, e em atividades sustentáveis, totalizando mais de 80 possíveis áreas de atuação.

    O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia. Dentre as tradicionais e reconhecidas aplicações da área, o grande destaque para saúde pública é a Medicina Veterinária Preventiva, que envolve conceitos e práticas de planejamento, administração, educação em saúde, epidemiologia, zoonoses, ecologia, proteção ao meio ambiente, inspeção higiênica e sanitária de produtos de origem animal, dentre outros.

    A saúde pública veterinária é resultado da aplicação do conhecimento profissional do médico veterinário para a proteção e promoção da saúde humana. Mas quais atividades, especificamente, o profissional de medicina veterinária está habilitado a desempenhar dentro do setor público de saúde?

    SAÚDE PÚBLICA EM CLÍNICAS E LABORATÓRIOS

    Tomado muitas vezes como a área mais tradicional da Medicina Veterinária, a atuação em clínicas de animais de companhia permite também a oferta de trabalho em saúde pública. Através da colaboração entre os setores é possível promover o controle de doenças de animais transmitidas ao homem, as zoonoses, buscando compreender e gerenciar os riscos que as doenças oferecem à saúde pública, na pirâmide homem-ambiente-animal, atuando para melhorar a segurança sanitária global.

    HIGIENE AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA

    Áreas como Inspeção/Fiscalização de produtos de origem animal, de competência exclusiva do Médico Veterinário, também contam com a atuação do profissional no âmbito da saúde pública ligada à higiene ambiental. Nessas áreas se desenvolvem estudos relacionados à higiene dos ambientes em que convivem tanto animais quanto seres humanos, incluindo a elaboração, comercialização e consumo dos produtos de origem animal.

    SAÚDE PÚBLICA E ZOONOSES

    De acordo com a OMS o combate às zoonoses é a principal atividade desempenhada pela saúde pública veterinária. Além das doenças serem responsáveis pelas altas dos números de mortalidade para os animais e seres humanos, existem também complicações no aspecto econômico pelas perdas na produção animal, e nos custos gerados pela proliferação em humanos. Para prevenir e eliminar as zoonoses do convívio de seres humanos, há de se trabalhar em medidas contra essas doenças diretamente nos animais.

    COMISSÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA

    Devido à sua relevância e necessidade de aparelhamento, foi instituída a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV), que reconhece a presença, a participação e a importância do Médico Veterinário na Saúde Pública. A Comissão promove a saúde humana e animal, contribuindo para a prevenção de doenças e conscientizando médicos veterinários, gestores e sociedade sobre o papel da profissional para a saúde das populações.

    A categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

    MEDICINA VETERINÁRIA: ENTRE A ATUAÇÃO PÚBLICA E A PRIVADA

    Como vimos, o trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários. Além do setor público explorado nesse texto, eles podem atuar em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, docentes, peritos criminais; exercem atividades em laboratórios para análise de solo; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

    Se você se interessou pela Medicina Veterinária, seja na atuação na saúde pública, ou com trabalhos desenvolvidos no segmento privado, oportunidades não faltam para essa área. Por isso, se quiser saber ainda mais sobre a formação do profissional de medicina veterinária, clique aqui.

    Esperamos que o conteúdo tenha tirado suas dúvidas, e complementado seus conhecimentos. Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!