Metodologia ativa - descubra o que é e como ela pode ser sua aliada na criação dos filhos.

A independência e autonomia dos filhos é um assunto muito sério e delicado, que ultimamente é bastante falado entre mães, filhos e agora também nos colégios.

Ser independente não é ser rebelde, não seguir ordens e sair por aí tomando toda e qualquer atitude que tiver na cabeça. Ter independência e autonomia é olhar para o mundo com um olhar diferente, crítico e não seguir qualquer ideia que apareça na frente, mas saber filtrar e seguir suas próprias ideias e ideais, e como a escola pode ajudar nisso?

Você já ouviu falar de Metodologia Ativa? É um modelo educacional atualmente reconhecido pelo termo inverted classroom e flipped classroom, em tradução, sala de aula invertida. Esse modelo se resume em uma sala de aula onde o professor já não é mais o detentor máximo do conhecimento. Sim, ele é de fato muito sabido, mas se torna mediador de discussões e se coloca de forma igual frente ao discente em conhecimento, que hoje com o desenvolvimento das tecnologias e consequentemente da mentalidade dos mesmos, não se adapta nem se sente atraído pelos métodos tradicionais de ensino. Veja no vídeo em que a pedagoga Patrícia Lins, no Programa do Jô, onde ela explica como a Metodologia se faz necessária nos tempos atuais:

Ao contrário do que muitos pensam, essa metodologia é antiga, já citada por Aristóteles e pelo pensador chinês Confúcio, que escreveu há 500 a.C. a seguinte frase “ o que eu ouço, eu esqueço, o que eu vejo, eu lembro, o que eu faço, eu compreendo”. Esse é o intuito da Metodologia ativa, não deixar que o aluno seja mais um mero ouvinte, mas que ele faça a aula junto do professor.

Munidos desse conceito sobre o que é a metodologia ativa, podemos agora associar o método de aprendizado com a autonomia. A metodologia irá auxiliar na inserção da independência de seu filho, tornando-o mais crítico, pensador de sua própria mente.

Ele saberá também que as coisas têm mais de um lado, e conseguirá enxergar ambos, afinal de contas, os problemas da vida chegam sem hora marcada, e quanto mais preparados para enfrenta-los estivermos, menos complicado será a sua resolução.

Você mais do que ninguém conhece seu filho, e sabe que não é qualquer coisa que consegue prender a atenção dele, as vezes nem mesmo a sua consegue permanecer focada, imagine a dele. Encontrar um colégio que atenda a necessidade de seu filho é essencial para o desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional. A metodologia Ativa busca desenvolver tudo isso além de torna-los capazes de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais.

Abaixo um infográfico publicado no site da FAPPES, universidade paulista que desenvolveu um estudo sobre a metodologia:

parte 1

parte 2

parte 3

Como pudemos ver, a Metodologia Ativa, a autonomia e senso crítico estão interligados, e a associação de família e escola podem e muito, contribuir para que isso seja alcançado.

Libertar seus filhos de uma relação simbiótica é essencial para seu desenvolvimento pessoal e futuramente profissional, portanto, mostre sempre a ele que há mais de um caminho, deixe-o fazê-lo e apoie na medida em que os passos são dados, a escola também o auxiliara com isso, a metodologia ativa nem se fala, são mais de 30 técnicas para adaptação da que melhor se encaixe na turma para que a discussão realmente aconteça. Então dê “asas” ao “filhote” e continue a oferecer a ele a confiança, o carinho e a cada dia um pouco mais de “asas” para que no momento certo ele aprenda a voar sem medo e sem dependências, e volte sempre que puder com a confiança de que tudo de melhor que ele tem e é hoje, aprendeu com você!