Introdução

Se você pretende ingressar no ramo administrativo ou está cursando bacharelado em Administração, entender sobre a gestão financeira, seja lá qual for o negócio, vai ser primordial para o bom andamento de sua empresa.

Quem nunca ficou sabendo do caso de empresas que tinham tudo para dar certo, e de uma hora para outra decretaram falência por terem deixado passar algum detalhe crucial para o bom funcionamento? Pois bem, na maioria das vezes isso até poderia ser evitado se houvesse uma gestão financeira correta e bem focada.

Então se você pretende um dia estar no comando de algum empreendimento, e quer garantir que ele tenha sucesso e longos anos no mercado, esse material tem dicas preciosas para te ajudar a dar mais um passo nesse caminho, bora lá!

Importância da organização de sua empresa

Abrir uma empresa e colocar ela para rodar não é nada fácil. Tudo começa por uma pesquisa de mercado, depois um plano de negócios, seleção de fornecedores com melhores produtos e preço, cálculo de custos para precificação, controle de estoque e gastos…

Enfim, é uma baita responsabilidade e uma sequência de tarefas, onde uma depende do bom funcionamento da outra para que as coisas fluam da melhor forma. A organização do seu tempo e da gestão financeira são a parte principal. E por que? Pense comigo: para o sucesso de uma empresa ser real, é necessário ter uma meta de vendas e possuir um valor final de produto que cubra os gastos para a sua produção/aquisição e venda.

O principal erro dos novos empresários e administradores é deixar de levar em conta alguns itens ao precificar um produto, ou não possuir organização financeira. Quando isso acontece, o resultado quase sempre é fatal, e pode levar a empresa a se endividar com juros, gastar mais do que ganha, deixar detalhes burocráticos de lado, e consequentemente permitir que todo o ânimo e dinheiro investidos nesse sonho vão por água abaixo.

Agora que você conseguiu entender um pouco sobre como essa organização é fundamental, vamos te contar, de forma bem básica, como deve ser o processo de precificação.

Como devo precificar um produto?

Quando lemos sobre esse assunto parece ser um bicho de sete cabeças, mas na verdade a conta é bem simples.
Basicamente o que deve estar contido dentro do valor de venda são todos os gastos, que começam com o valor pago aos fornecedores, o salário de todos os funcionários envolvidos nesse processo de aquisição e venda, o valor do aluguel ou da plataforma utilizada para a venda, contas de luz, internet, água e demais gastos empresariais mais o lucro da empresa.

Dessa forma a conta fica assim: custos + despesas + lucro = valor de venda, onde o custo inclui tudo o que você precisa gastar para produzir o produto (valor de matéria prima e salário dos colaboradores). As despesas incluem o quanto a sua empresa gasta para vender um serviço ou produto (impostos, contas de luz, internet, água, produtos de limpeza, comissões…). Já o lucro será o seu trampolim de crescimento empresarial.

Para te ajudar nessa tarefa, vamos deixar aqui uma planilha no final do texto para que você consiga precificar de forma simples e correta. 
Viu só como é tranquilo de fazer? Mas a organização não para por aí, e você vai descobrir o que falta no próximo tópico.

Principais planilhas que não podem faltar no seu computador

A gestão financeira de uma empresa é trabalhosa, mas muito necessária para se ter controle absoluto sobre tudo o que entra ou sai da empresa, no intuito de prestar contas, descobrir se os funcionários já pode receber um aumento, saber a hora certa de expandir o empreendimento, manter um bom capital de giro e ter uma visão de 360 graus de como as coisas andam.

Para isso, vamos deixar listadas aqui 5 planilhas que serão suas companheiras de jornada durante toda a vida e em que elas poderão te ajudar!

Planilha de Fluxo de Caixa

É uma ferramenta que possibilita o registro de todas as transações financeiras de um negócio por um determinado período.

Planilha de Controle de Estoque

Se você, assim como a maioria das pessoas, não prefere contar com a sorte para manter seu estoque atualizado, sem precisar ficar contando quanto de cada produto você tem toda semana, essa planilha será uma mão na roda. Com ela você tem noção das quantidades e consegue se antecipar com compras, para que nunca falte nenhum produto.

Planilha de Demonstrativo de Resultado de Exercício

Você vai usar essa planilha para saber se o seu negócio está dando lucro ou não. Nela vai constar o valor da receita bruta, custos como impostos, royalties, gastos ocupacionais e administrativos. De forma resumida, ela vai mostrar os resultados da empresa.

Planilha de Cadastro de Clientes

Essa planilha vai ser a menina dos seus olhos! Com nome, telefone, e-mail e algumas informações de compras e contatos realizados, você vai saber exatamente quem busca pelos seus produtos e entender o tipo de consumo de cada pessoa.

Com isso, você pode manter contato e sempre que possível e oferecer novos produtos que se encaixem no perfil de compra de cada cliente cadastrado. Assim, irá manter as vendas não só com esforço para novos consumidores, mas deixando os já conquistados também informados e satisfeitos.

Planilha de Controle Comercial

Com ela você vai conseguir compreender como a sua empresa fatura, pode saber qual o número de clientes, que vendedor dá mais resultado, quais itens são mais vendidos, enfim, você vai ter uma noção geral sobre o seu comercial.

Viu só quanta coisa para controlar, estudar e manter atualizado? Ainda tem muito mais, e você vai aprender tudo durante a sua formação acadêmica. Se você já está fazendo uma faculdade e pretende entrar no mercado de trabalho em breve, vamos deixar uma planilha GRATUITA no final do texto para que você consiga fazer o controle do seu caixa de forma facilitada! Show né? Então aproveite!

Organização é tudo!

Depois de todas essas dicas e de conseguir ter essa visão ampla sobre a administração de uma empresa, ficou bem mais claro sobre a importância de ser organizado e manter a gestão financeira de uma forma bem feita, não é mesmo?

Não é nada fácil fazer isso sozinho, é sempre importante estar rodeado de pessoas motivadas, qualificadas e parceiras, para que cada um à sua maneira, consiga contribuir para a construção de uma empresa sólida, séria e competente.

É importante deixarmos registrado que esse é um conteúdo básico, e que você vai se aprofundar sobre tudo isso no curso de Administração, em seus estágios e durante toda a sua vivência profissional, ok?

Para você que busca um bacharelado nessa área, é importante também saber dicas para se dar bem no vestibular, esteja bem preparado e dê início aos seus estudos o quanto antes!

E como prometido, aqui nesse link você pode fazer download GRATUITO de duas planilhas: preço de venda e controle comercial. Aproveite!!!

Esperamos que você tenha gostado desse material. Se ficou alguma dúvida ou se quiser fazer alguma sugestão, é só utilizar o campo de comentários, beleza?

Até a próxima!