Foi-se o tempo em que uma pessoa terminava a faculdade, conseguia um emprego e passava sua longa vida profissional em uma mesma área — de preferência na mesma empresa! Hoje o mundo muda a cada momento e é cada vez mais frequente um profissional mudar o rumo e apostar em novas opções de carreira.

E por que isso acontece? Em primeiro lugar, como já falamos, o mundo está mudando e, com ele, diversas profissões passam por enormes transformações. Algumas posições estão desaparecendo, enquanto outras despontam como grandes oportunidades.

Mas não é só isso. O instituto Dale Carnegie Training realizou uma pesquisa em 14 países, incluindo o Brasil, e constatou que 45% dos trabalhadores querem mudar de emprego. Outro levantamento feito pela Catho, embora um pouco mais antigo, mostrou que quando se considera apenas o mercado nacional, esse índice sobe para 50,2%. 

E os motivos para essa insatisfação são diversos. Muitos trabalhadores se cansam de uma vida exaustiva e buscam opções em que possam ter qualidade de vida.

Atualmente, esta guinada na carreira ficou muito mais fácil. Com acesso a cursos a distância, todo profissional consegue realizar uma especialização ou graduação sem sair de casa ou alterar demais a rotina. E tudo isso com um custo bem acessível!

E qual é a boa notícia? É que não importa se a pessoa tem 25, 35 ou 45 anos — sempre há tempo para mudar de rumo, ser bem-sucedido e feliz.

Logicamente, alguns cuidados precisam ser tomados. Afinal, não é porque o investimento se tornou mais fácil que significa que o profissional não vai precisar se esforçar ou gastar recursos.

Então, antes de optar por uma nova carreira, é importante levar em consideração alguns pontos. Quer conhecê-los? Fique ligado neste post e descubra agora mesmo como mudar o rumo da carreira e acertar na escolha!

1. Conheça a si mesmo antes de mudar o rumo

Que tal começar com sua própria definição de sucesso?

Sim, porque enquanto para muitas pessoas ele pode significar um salário alto, para você pode ser realizar um trabalho significativo. Outros podem desejar cargos de liderança em grandes empresas, sendo que o que você deseja é abrir o próprio negócio, mesmo que pequeno.

Outros aspectos que precisam ser levados em consideração são a sua personalidade e habilidades pessoais. Todos temos talentos naturais. Quais são os seus? Vai ser mais fácil se dar bem em uma profissão quando você utilizá-los. As chances de fazer melhor sem se estressar e conquistar um espaço de destaque são maiores quando você põe em prática essas competências!

2. Avalie suas expectativas

Mudar a vida para melhor é o sonho de todos os profissionais. Porém, é importante analisar se suas expectativas quanto à nova carreira são realistas. Isso é essencial para a escolha da profissão.

Quer um salário melhor? Então realmente pesquise para saber se a nova profissão que está buscando oferece esse valor como média e em quanto tempo é possível atingir esse patamar.

O objetivo é ganhar mais tempo com a família? Pois nesse caso a pesquisa é outra: qual é a carga horária média de um profissional da área para conquistar a renda que deseja? Como é o regime de trabalho nos finais de semana?

É sempre importante fazer uma avaliação minuciosa para garantir que não está trocando seis por meia dúzia, ou apostando em uma visão fantasiosa da profissão.

3. Estude o mercado

Depois de conhecer sua definição própria de sucesso, suas habilidades e expectativas, é hora de voltar os olhos para o mercado: que profissões podem oferecer o que procura?

Provavelmente, você vai encontrar mais de uma alternativa. Analise cada uma delas e veja a que combina melhor com essas suas características pessoais e que vai trazer o retorno desejado.

Depois de selecionar as melhores opções de acordo com a as suas expectativas, é hora de descobrir como ter acesso a cada uma delas: é uma graduação? Uma especialização? Vai precisar aprender um novo idioma?

Coloque tudo isso no papel e busque também as melhores alternativas para você. Veja quais desses requisitos podem ser cumpridos por meio de cursos a distância ou de escolas em sua própria região. Essa facilidade pode simplificar a conquista do seu objetivo.

4. Crie um planejamento a curto e longo prazo

As mudanças não acontecem só porque desejamos, como uma mágica. É preciso agir! Então, nada de ficar esperando. Planeje cada passo e não se esqueça de determinar um prazo para cumprir as etapas.

Descobriu que vai ter que investir em uma graduação ou especialização? Então defina quando vai começá-la. Se a sua resposta é agora, ótimo! Mas se a esta etapa vai ficar para o próximo semestre ou ano, pense no que pode fazer por enquanto.

Muitas vezes, para dar este passo, é preciso fazer outros preparativos primeiro, como um planejamento financeiro. Portanto, faça o que é necessário para iniciar sua formação, como ajustar o orçamento e começar a guardar dinheiro.

Mas enquanto isso, não se acomode! Pense em algo que possa estudar por conta própria ou cursos menores que vão prepará-lo para esta oportunidade. Desta forma, a cada dia você fica um passo mais perto do seu sonho!

5. Invista na formação

Não basta querer mudar de profissão. É importante chegar mostrando interesse, garra, determinação e preparo. Por isso, aproveite o tempo de formação para mergulhar de cabeça, adquirir conhecimento e desenvolver suas competências.

Matricule-se no melhor curso possível, participe de workshops e palestras. Leia o que for indicado para a área, siga blogs ou sites especializados, aproveite o tempo do professor ou tutor com perguntas, não deixe de fazer qualquer atividade proposta.

Enfim, aproveite este período para realmente se tornar uma fera em sua nova profissão e se preparar para ter ótimas chances de entrada no mercado de trabalho.

6. Mantenha-se atualizado

Não basta apostar na formação inicial. Hoje, o mercado muda rapidamente. Por isso, o profissional precisa manter-se atualizado o tempo inteiro.

Novas técnicas e tecnologias deixam rapidamente para trás quem não aposta na própria atualização. Então, para se destacar é preciso estar à frente, buscando incorporar as novas descobertas à prática profissional.

7. Aposte no networking

Um dos meios mais eficientes de conseguir novas oportunidades é a partir de nossa rede de contatos. Portanto, aposte no network como uma forma de estabelecer relacionamento com profissionais que possam ajudá-lo.

Eventos, congressos, debates e grupos especializados são excelentes formas de conhecer essas pessoas. A participação nesses eventos e fóruns permite uma relação produtiva de troca de conhecimento, materiais de estudo e dicas. Além de conquistar amigos, isso pode render ótimas oportunidades de trabalho.

Com autoconhecimento e planejamento, qualquer profissional tem a chance de conseguir novas oportunidades e alcançar o sucesso que deseja. Para isso, só precisa abandonar a zona de conforto, arregaçar as mangas e partir para a conquista de seus objetivos.

Viu como é possível mudar de rumo na carreira para conseguir realizar e alcançar seus objetivos? Quer saber mais sobre as vantagens de realizar uma pós-graduação à distância? Então corra lá no nosso blog e confira!