Estudar para o vestibular pode ser um processo estressante para muitas pessoas. Medo de ter o famoso “branco” na hora da prova, dificuldade em aprender algumas matérias e conceitos, ansiedade com a quantidade de conteúdo que vai cair no exame… São vários os motivos que levam os vestibulandos a perderem a calma e não conseguirem estudar da forma como deveriam para se sair bem e mostrar seus conhecimentos.

A boa notícia é que evitar o estresse é possível. Para isso, é preciso aplicar algumas táticas no dia a dia. Criar uma rotina de estudos consistente, compartilhar as aflições, separar um tempo para o lazer e aprender a controlar a respiração são algumas técnicas que certamente ajudarão a manter o controle e a tranquilidade durante o ano de estudos e, com isso, não deixar a ansiedade atrapalhar o seu desempenho.

Então, confira 7 dicas para evitar o estresse na hora de estudar para o vestibular:

1. Crie uma rotina consistente de estudos

Planejamento é um dos principais aliados de quem quer evitar o estresse na hora de estudar para o vestibular. Nesse sentido, dê um basta à falta de organização e crie uma rotina de estudos consistente, que possa ser seguida sem que você tenha que abrir mão dos compromissos do seu dia a dia.

O primeiro passo é saber todo o conteúdo que você precisa aprender até o dia da prova. A partir daí, trace um cronograma de atividades, estipule o período em que sentará para estudar, quais matérias você se dedicará a cada dia e o tempo de estudo estipulado para elas.

Na hora de montar seu plano de estudos e respectivo cronograma, um ponto de atenção: considere que você precisa de tempo para tarefas cotidianas como almoçar, tomar banho, descansar e, claro, se divertir!

2. Converse com familiares e amigos

Se estressa mais quem se estressa sozinho. Sentiu o nervosismo e os pensamentos negativos tomarem conta e atrapalharem sua preparação para o vestibular? Não tenha vergonha de pedir ajuda a amigos e familiares. Muitas vezes, uma boa conversa é tudo o que você precisa para reduzir o estresse e voltar a ter motivação para se dedicar aos estudos.

Compartilhe suas aflições, revele seus desafios e escute novos pontos de vista. Ver a situação por uma perspectiva diferente ajuda a reduzir preocupações e olhar as coisas sob um novo ângulo. Dessa forma, estudar ficará muito mais fácil.

3. Separe um tempo para o lazer

Nem só se estudos vive o vestibulando. Para evitar o estresse característico do ano de preparação para entrar na faculdade, reservar um tempo para o lazer é cuidado essencial.

É claro que as horas livres deverão ser reduzidas para você conseguir estudar com tranquilidade, mas é importante, pela sua saúde mental, não abrir mão das atividades mais prazerosas para você. Elas serão o momento que você terá para pensar em tudo o que não é relacionado ao vestibular.

Para não correr o risco de não ter tempo para se divertir, coloque as atividades de lazer no seu cronograma de estudos. E um aviso: durante essas horas, esqueça completamente as matérias e os conceitos e se dedique ao que está fazendo, seja assistir um filme, ler um livro ou bater papo com os amigos. Pode ter certeza que você voltará aos estudos renovado e cheio de energia!

4. Controle a respiração

Sabia que a forma como você respira pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade? Isso acontece porque a respiração tem atuação direta sobre o sistema nervoso, estimulando a liberação de substâncias que alteram o estado natural do seu organismo.

Ao inspirar e expirar corretamente, você consegue se acalmar em um momento de tensão com o aumento da oxigenação dos seus tecidos e das células, o que contribui para a eliminação de toxinas do seu corpo.

Praticar atividades que trabalham a respiração, como ioga e pilates, também é altamente recomendado! Relaxamento na certa.

5. Fuja da procrastinação

Atire a primeira apostila quem nunca ficou navegando pelas redes sociais enquanto tinha um conteúdo importante para estudar. Procrastinar é comum, mas pode atrapalhar seriamente seu desempenho nas provas.

Cada minuto perdido assistindo séries reduz seu ritmo de estudos, faz com que as matérias se acumulem e, no futuro, leva a um estresse inevitável, pois você percebe que não conseguirá dar conta de tudo o que tem para estudar.

Uma das formas mais eficazes de evitar a procrastinação é criar metas diárias para seus estudos e ficar longe de qualquer tipo de distração. Desabilite as notificações do celular, desligue a televisão e procure estudar em um lugar reservado. Pode ter certeza que adotar esses hábitos diminuirá muito a sua ansiedade.

6. Cuide do seu corpo

Para evitar o estresse na hora de estudar para o vestibular, cuidar do corpo é parte fundamental. Alimente-se em intervalos regulares, fuja dos industrializados e privilegie uma dieta repleta de frutas, vegetais, legumes e carnes magras.

Para não sentir fome durante os estudos, tenha sempre snacks saudáveis por perto, como castanhas, nozes e frutas secas. São fáceis de transportar e dão energia extra para continuar se dedicando aos conteúdos.

Praticar exercícios regularmente também ajuda a manter o astral e a motivação lá em cima, evitando o estresse. Não gosta de academia? Aposte em caminhadas regulares. Além de manter o corpo em dia você pode aproveitar o momento para refletir sobre seus estudos e sobre o vestibular.

7. Confie em você

Essa é dica mais importante: para evitar o estresse e ter tranquilidade nos estudos para o vestibular, ter autoconfiança é preciso. Enfrente seus medos, reconheça suas habilidades e saiba que você tem tudo o que é necessário para fazer uma boa prova e conquistar o sonho de passar para uma faculdade.

O nervosismo pode ser seu maior inimigo na hora de estudar para o vestibular. Para evitar o estresse, conseguir se dedicar aos estudos e se sair bem na prova, invista em planejamento e adote táticas para trazer mais tranquilidade para seu dia a dia.

Gostou deste conteúdo? Para ter acesso a outros posts como este siga a gente no Facebook, Twitter, LinkedIn e Flickr!