Blog Unis

Vale a pena fazer o curso de Jogos Digitais? Conheça o mercado!

Escrito por Gustavo Silva | 05/05/2020 23:03:28

Uma das áreas de tecnologia que mais cresce no Brasil e no mundo é a de graduação em Jogos Digitais. Se não acredita, basta se lembrar do sucesso mundial que foi o lançamento de Pokémon Go! Até hoje ainda existem grupos e comunidades de pessoas que não conseguem, ou não querem, deixar de se divertir com o jogo.

E esse é só o começo. De acordo com a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, o mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022. Isso contando os jogos para celulares, tablets e notebooks. 

No texto a seguir, mostramos, por meio de números e pesquisas realizadas há pouco tempo no Brasil e no mundo, como é o crescimento desse mercado. Leia agora e veja por si mesmo como vale a pena fazer uma faculdade de Jogos Digitais!

Estudos e pesquisas

De acordo com esse mesmo estudo da PwC, somente com jogos de celulares, o faturamento subirá de 324 milhões de dólares, em 2017, para 878 milhões de dólares em 2022. O dinheiro estimado do mercado nacional de jogos digitais chegará a 1,756 bilhão de dólares. 

Já parou para pensar como isso é bem possível? Afinal, a todo momento novos jogos são lançados em celulares. Isso sem contar nas novas versões de clássicos atemporais, como Sonic e Super Mario. 

O levantamento da PwC  analisou 15 segmentos do setor em 53 países e indicou que a receita global deve chegar a 2,4 trilhões de dólares em 2022 contra 1,9 trilhão de dólares registrados em 2017. De acordo com a pesquisa, os segmentos de publicidade digital e games são os que mais crescerão até 2022 – a expansão média anual prevista é de 12% e 15%, respectivamente.

Como é a Graduação em Jogos Digitais?

Quem faz o curso superior de Jogos Digitais tem muitas áreas de atuação no mercado. Uma delas, a de Game Design, que faz a execução da ideia e do projeto geral do jogo, montando uma estrutura interessante, desafiadora e, é claro, divertida para o jogador. 

A parte de programação faz o comportamento e movimento do personagem parecerem reais, por meio da inteligência artificial. É essa parte também que permite que o chat de lojas online, como a Lu do Magazine Luiza e o Baianinho, das Casas Bahia, interajam com você e tirem as suas dúvidas.

A arte cuida da parte gráfica do projeto, realizando pintura digital, modelagens 3D e 2D, deixando tudo perfeito visualmente. A produção, como acontece no cinema, teatro e novelas, cuida de tudo no projeto, como as tarefas, os prazos e garante que tudo ande perfeitamente. 

Finalmente, a sonorização une todas as partes e dá um acabamento ao game, para que o jogo seja envolvente, emocionante e tenha todos os seus momentos mais marcantes intensificados por ela. Quem não se lembra das músicas de Super Mario ou The Sims?

Cenário atual

Com um mercado tão amplo e diversificado, muitos egressos do curso superior de Jogos Digitais costumam montar as suas próprias desenvolvedoras. De acordo com o relatório de pesquisa do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, já foram identificadas, no Brasil, em 2018, 375 desenvolvedoras de jogos digitais – uma expansão de 182% em relação ao primeiro censo, elaborado em 2014.

Desse total, 276 eram empresas formalizadas, o que mostra um crescimento de 107% no mesmo período, além de 99 informais. O relatório confirma Rio e São Paulo como centros desenvolvedores de games (42,4% do total), com o Sudeste concentrando a maior quantidade de empresas de jogos digitais (52,9%).

Com esses números aumentando cada vez mais, em diversos tipos de empresas, o mercado também se diversifica e aumenta ainda mais. Hoje, muitas empresas se especializam em jogos pedagógicos, empresariais, além de simuladores virtuais para estudantes e profissionais.

Na última Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, feita pela PwC para os anos de 2019 a 2023, foram avaliadas as perspectivas para o futuro. Dentre elas, a personalização foi a maior exigência do mercado de trabalho de jogos digitais. Cada vez mais as empresas investem nos gostos pessoais, para atrair cada consumidor separadamente.

Para se destacar nesse meio, é recomendável dedicação, criatividade, não ter medo de se arriscar e fazer muitos projetos menores para adquirir experiência. Ter domínio do inglês é essencial, já que grande parte das novas tecnologias vêm do exterior. Dessa forma, ao sair do curso superior de Jogo Digitais você tem grandes chances de se sobressair em meio aos demais e alcançar o seu sucesso.

Quer começar o curso agora mesmo? Então veja em nosso post as faculdades de Jogos Digitais onde você pode ingressar!