Vale a pena fazer o curso de Jogos Digitais? Conheça o mercado!

    Uma das áreas de tecnologia que mais cresce no Brasil e no mundo é a de graduação em Jogos Digitais. Se não acredita, basta se lembrar do sucesso mundial que foi o lançamento de Pokémon Go! Até hoje ainda existem grupos e comunidades de pessoas que não conseguem, ou não querem, deixar de se divertir com o jogo.

    E esse é só o começo. De acordo com a 19ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, da PwC, o mercado de games no Brasil deve crescer em torno de 5,3% até 2022. Isso contando os jogos para celulares, tablets e notebooks. 

    No texto a seguir, mostramos, por meio de números e pesquisas realizadas há pouco tempo no Brasil e no mundo, como é o crescimento desse mercado. Leia agora e veja por si mesmo como vale a pena fazer uma faculdade de Jogos Digitais!

    Estudos e pesquisas

    De acordo com esse mesmo estudo da PwC, somente com jogos de celulares, o faturamento subirá de 324 milhões de dólares, em 2017, para 878 milhões de dólares em 2022. O dinheiro estimado do mercado nacional de jogos digitais chegará a 1,756 bilhão de dólares. 

    Já parou para pensar como isso é bem possível? Afinal, a todo momento novos jogos são lançados em celulares. Isso sem contar nas novas versões de clássicos atemporais, como Sonic e Super Mario. 

    O levantamento da PwC  analisou 15 segmentos do setor em 53 países e indicou que a receita global deve chegar a 2,4 trilhões de dólares em 2022 contra 1,9 trilhão de dólares registrados em 2017. De acordo com a pesquisa, os segmentos de publicidade digital e games são os que mais crescerão até 2022 – a expansão média anual prevista é de 12% e 15%, respectivamente.

    Como é a Graduação em Jogos Digitais?

    Quem faz o curso superior de Jogos Digitais tem muitas áreas de atuação no mercado. Uma delas, a de Game Design, que faz a execução da ideia e do projeto geral do jogo, montando uma estrutura interessante, desafiadora e, é claro, divertida para o jogador. 

    A parte de programação faz o comportamento e movimento do personagem parecerem reais, por meio da inteligência artificial. É essa parte também que permite que o chat de lojas online, como a Lu do Magazine Luiza e o Baianinho, das Casas Bahia, interajam com você e tirem as suas dúvidas.

    A arte cuida da parte gráfica do projeto, realizando pintura digital, modelagens 3D e 2D, deixando tudo perfeito visualmente. A produção, como acontece no cinema, teatro e novelas, cuida de tudo no projeto, como as tarefas, os prazos e garante que tudo ande perfeitamente. 

    Finalmente, a sonorização une todas as partes e dá um acabamento ao game, para que o jogo seja envolvente, emocionante e tenha todos os seus momentos mais marcantes intensificados por ela. Quem não se lembra das músicas de Super Mario ou The Sims?

    CTA_UNIS_Jogos Digitais EaD_1

    Cenário atual

    Com um mercado tão amplo e diversificado, muitos egressos do curso superior de Jogos Digitais costumam montar as suas próprias desenvolvedoras. De acordo com o relatório de pesquisa do 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, já foram identificadas, no Brasil, em 2018, 375 desenvolvedoras de jogos digitais – uma expansão de 182% em relação ao primeiro censo, elaborado em 2014.

    Desse total, 276 eram empresas formalizadas, o que mostra um crescimento de 107% no mesmo período, além de 99 informais. O relatório confirma Rio e São Paulo como centros desenvolvedores de games (42,4% do total), com o Sudeste concentrando a maior quantidade de empresas de jogos digitais (52,9%).

    Com esses números aumentando cada vez mais, em diversos tipos de empresas, o mercado também se diversifica e aumenta ainda mais. Hoje, muitas empresas se especializam em jogos pedagógicos, empresariais, além de simuladores virtuais para estudantes e profissionais.

    Na última Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, feita pela PwC para os anos de 2019 a 2023, foram avaliadas as perspectivas para o futuro. Dentre elas, a personalização foi a maior exigência do mercado de trabalho de jogos digitais. Cada vez mais as empresas investem nos gostos pessoais, para atrair cada consumidor separadamente.

    Para se destacar nesse meio, é recomendável dedicação, criatividade, não ter medo de se arriscar e fazer muitos projetos menores para adquirir experiência. Ter domínio do inglês é essencial, já que grande parte das novas tecnologias vêm do exterior. Dessa forma, ao sair do curso superior de Jogo Digitais você tem grandes chances de se sobressair em meio aos demais e alcançar o seu sucesso.

    Quer começar o curso agora mesmo? Então veja em nosso post as faculdades de Jogos Digitais onde você pode ingressar!

    Veja onde cursar Jogos Digitais!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!