Como está a taxa de empregabilidade para quem é formado?

Profissionais cada vez mais qualificados são a promessa para o futuro do mercado. Nesse contexto, o aprendizado contínuo ganha destaque.

As instituições de ensino superior são fundamentais para a construção da carreira profissional, já que desenvolvem novas habilidades, visando à educação corporativa, que está alinhada com as novas tendências do futuro.

Características como qualificação, flexibilidade e criatividade são fundamentais no atual contexto profissional.

Com o passar dos anos, o mercado de trabalho é impactado com as evoluções tecnológicas e as mudanças sociais. Sendo assim, algumas profissões estão deixando de existir e outras estão sendo criadas.

Como melhorar a sua empregabilidade no mercado?

De acordo com o Índice de Confiança da Consultoria de Recursos Humanos Robert Half, a taxa de desemprego entre profissionais com mais de 25 anos de idade e nível superior completo foi de 6,1% no primeiro trimestre de 2019, visivelmente menor quando comparado com a média geral de 12,7%.

Ou seja, é possível perceber que a taxa de desemprego é menor para profissionais que possuem um diploma de curso superior.

Além disso, de acordo com uma comparação de dados feita pelo IBGE entre dados brasileiros e de nações que integram a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma pessoa com o diploma universitário no Brasil ganha 2,5 vezes mais do que alguém com ensino médio.

Dados mostram que a taxa de empregabilidade é maior para o profissional com diploma universitário, que além da garantia do emprego, terá uma melhor remuneração.

Educação a Distância é uma oportunidade

Como a tendência para os próximos anos não se resume apenas às novas carreiras que estão sendo criadas, mas, também, está relacionada com as mudanças que estão acontecendo com o perfil do trabalhador e na forma de se trabalhar, o profissional capacitado torna-se fundamental para o mercado de trabalho. E a tecnologia, com a educação a distância (EaD), torna-se uma aliada neste processo.

Atualmente, o profissional tem diversas oportunidades para se qualificar, entretanto o ensino a distância se adapta à necessidade de maior flexibilidade, que é exigida pela carreira de diversos profissionais.

Como a educação continuada é o futuro, os profissionais que não fizerem cursos de pós-graduação para ampliar o seu conhecimento, buscando atualizações sobre as tendências do mercado, estarão estagnados em suas carreiras de trabalho.

Mantenha-se atualizado sobre os requisitos do mercado de trabalho

O profissional que deseja uma colocação no mercado deve buscar informações sobre as habilidades exigidas na profissão.

Além disso, é importante acompanhar sites de consultoria de Recursos Humanos, a fim de saber mais informações sobre salário profissional, competências, responsabilidades e diferenciais desejados para cada carreira.

A Rede de Relacionamentos é fundamental para aumentar as suas chances de empregabilidade

O networking com colegas de trabalho e do ramo acadêmico também pode abrir novas oportunidades profissionais. Por isso, mantenha-se sempre conectado com a sua rede de relacionamentos.

Se você deseja tornar-se bem sucedido em sua carreira profissional, leia também: Qual a importância do Ensino Superior para o mercado de trabalho?

Quero saber qual a importância do ensino superior!