Gestão por processos: 5 coisas sobre a área que você precisa conhecer

    No geral, existem alguns pontos que é importante ressaltar sobre a gestão por processos. Confira.

    1. Objetivos do gerenciamento de processos

    O primeiro objetivo, e mais óbvio, é a melhoria do processo de trabalho na empresa tendo em vista o atingimento de metas. Mas, além disso, a gestão por processos também otimiza a empresa como um todo, dos Recursos Humanos à contabilidade. Ou seja, envolve reduzir custos, aumentar a receita e satisfazer o cliente.

    O cliente está na mira da melhoria de processos, de modo que as necessidades dele vão “indicar” qual o melhor caminho para a empresa. A gestão de processos vai auxiliar ainda na tomada de decisão, monitorar recursos do negócio e medir a implementação de novas estratégias.

    2. A importância da análise e definição dos processos

    Tudo começa por uma análise dos fluxos de trabalhos adotados pela empresa. Compara-se o atual trabalho aos resultados que ela procura obter. Analisam-se as dificuldades e o que pode ser feito para a melhoria. Além disso, procura-se entender a demanda dos clientes e como o processo pode entregar o melhor resultado para ele e ao mesmo tempo mais eficiência para empresa.

    Após essa análise, é preciso definir os processos por meio de um mapeamento. Essa etapa é importante para saber o que deve ser priorizado para a gestão financeira do futuro do negócio. Ou seja, podemos saber o que é útil para a empresa no processo e o que pode ser abandonado.

    3. Alinhamento e sincronização estratégica

    Para atingir todos os objetivos a que a gestão de processos se propõem, é necessário realizar um alinhamento de interesses. A abordagem às operações da empresa devem ser sincronizadas de maneira estratégia. Isso significa que é preciso alinhar prioridades, metas e objetivos principais.

    Dessa forma, todos os projetos idealizados pela gestão, passando pela implementação e ao próprio gerenciamento precisam estar sempre focados nas prioridades estratégicas. A ideia é que qualquer recurso do negócio pode ser desperdiçado sem organização interna.

    4. A gestão de processos e a cultura organizacional

    A gestão de processos pode parecer uma metodologia racionalizada, que permite a aplicação em qualquer ambiente. No entanto, ela depende da cultura organizacional. É necessário ter um ambiente apropriado, que ao menos facilite todas as mudanças indicadas pela gestão por processos.

    A organização tem valores arraigados que serão os pilares do processo. Portanto, é preciso uma atenção especial na cultura da empresa. Quando a organização estiver preparada, os benefícios são sentidos mais rapidamente. E os novos colaboradores que ingressarem já se adaptarão ao novo modelo.

    5. Uso da tecnologia

    A tecnologia tem fornecido mecanismos para melhorar a gestão de processos e obter mais resultados. Por meio das mais variadas soluções de TI, é possível identificar maneiras de melhorar os processos internos.

    Pense em recursos que podem evidenciar suas falhas e identificar os pontos fortes do processo. Com novas ferramentas de gestão, isso é possível. Relatórios rápidos dão uma visão abrangente e revelam caminhos para o aumento da produtividade.

    A tendência é que o uso de dados seja cada vez mais necessário para as tomadas de decisão, por isso a gestão por processos está intimamente ligada à evolução tecnológica, sendo uma das profissões do futuro.

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