Férias acadêmicas: como melhor aproveitá-la?

    Conheça algumas dicas infalíveis para serem usadas, durante o período de recesso, para você voltar totalmente renovado para as aulas.

    Introdução

    2020 já chegou e com ele, as tão sonhadas férias. Falando assim, você logo pensa em diversão, praia, piscina ou cachoeira, encontro com familiares, cinema e até mesmo, novas baladas. Este merecido período de recesso deve sim ser aproveitado para descansar, após o último ano de demandas acadêmicas. Porém, é importante também se preparar para o retorno às aulas e, para te auxiliar, preparamos algumas dicas que garantirão um bom aproveitamento, nesse novo ano de estudos. 

    De acordo com o psicólogo e professor de graduação do Grupo Unis, Antônio José Figueiredo de Oliveira, o momento das férias geralmente está ligado ao alívio pelo fim das provas e, claro, pela conquista de mais um período letivo e, naturalmente, após meses de concentração nos estudos, o corpo pede aquele descanso e um merecido relaxamento. Porém, esses dias podem ser também uma grande oportunidade de aprimoramento.

    “Todo ser humano precisa de momentos de descanso e distração e isso se aplica, inclusive, aos estudantes. Mas, é possível utilizar esse período para realizar atividades que acrescentarão muito conhecimento ao aluno, nos âmbitos pessoais, profissionais e acadêmicos. Se a questão for falta de motivação ou até mesmo de saber quais estratégias necessárias para buscar fazer o que precisa ser feito, o foco é assumir a responsabilidade por aquilo que se deseja para o futuro”, afirma Antônio. 

    Entenda a importância de um plano de férias produtivo

    Ainda de acordo com o professor, para que as férias possam ser melhor aproveitadas, deve-se entender que, com todos os desafios da vida acadêmica, é necessário ter uma postura ativa do que se espera do futuro, enxergando, assim, as várias oportunidades da vida. Mas, fique tranquilo! Restam alguns dias para o retorno das aulas e você pode se programar para usar o seu tempo livre de uma maneira bem proveitosa. Então, se liga nas dicas abaixo que te auxiliarão a aproveitar os dias de folga, sem perder o foco nos estudos. 

    • Coloque as leituras em dia: Se durante o ano, não conseguiu concluir a sua lista de livros preferidos, esta é a hora. A leitura irá aprimorar o seu conhecimento, trará a descoberta de novas terminologias que te auxiliarão na vida acadêmica e profissional, além de enriquecer muito o seu vocabulário.
    • Atualize-se sobre sua área: Além de abusar da leitura, aprofundar os conhecimentos acerca da sua área de atuação, nunca é demais. Procure informações sobre a carreira, tendências de mercado, profissionais de destaque e volte às aulas com informações atualizadas. 
    • Busque um estágio: Durante sua pesquisa sobre a carreira e tendências de mercado, faça contato com profissionais ou empresas que possam te dar a oportunidade de um estágio. Mesmo se não conseguir nenhuma vaga com remuneração, insista. Isto acrescentará muito conhecimento e te dará a tão sonhada experiência. 
    • Planeje seu TCC ou trabalho de conclusão de semestre: Com a mente mais tranquila, sem a correria dos prazos de entrega de trabalhos e provas, dê início ao planejamento do seu trabalho de conclusão do semestre. Pondere temas que te agradam, selecione os livros que servirão de base para a sua pesquisa e faça um cronograma de ações. Isto otimizará o seu tempo, quando retornar à rotina das aulas. 
    • Descubra como a tecnologia pode auxiliar os seus estudos: Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada dos estudantes. Com foco em sua área, busque softwares e aplicativos que possam ser úteis para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e profissionais.  Para saber mais sobre isso, acesse aqui!
    • Melhore suas habilidades comportamentais: um bom profissional é aquele que une habilidades técnicas (desenvolvidas na faculdade, em cursos ou treinamentos), com as comportamentais - que são atitudes e hábitos que as pessoas têm tanto dentro, quanto fora das empresas. E para desenvolvê-las é essencial trabalhar o autoconhecimento, para a compreensão das suas habilidades e capacidades, bem como as oportunidades de melhoria e potencialidades. Por isso, use o tempo livre para refletir sobre seus pontos fortes e vulneráveis e avalie de que forma eles poderão contribuir para o seu crescimento. 

    Não se esqueça de relaxar

    Mas, como dito no início do texto, você está de férias. Portanto, faça atividades que te dão prazer! O tempo livre deve ser gasto com aquilo que te deixa feliz. Então, reserve um dia para colocar em dia todos os episódios de suas séries favoritas; faça um dia de spa; chame os amigos um luau (mesmo que seja no quintal da sua casa); promova a noite da pizza; visite lugares que nunca foi; reserve um dia para passear com quem você gosta; passe horas ouvindo o CD do seu maior ídolo ou, ainda, gaste alguns minutos contemplando a natureza. 

    Use a criatividade! Com certeza não faltarão opções para que você consiga relaxar!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized