Faculdade de Educação Física: veja porque é uma área promissora!

Em um mundo cada vez mais preocupado com a saúde, a faculdade de educação física tornou-se uma carreira atrativa para diversas pessoas. Mas muito se engana quem pensa que o profissional de Educação Física só consegue colocação em academias e escolas.

Considerada uma das profissões do futuro, a Faculdade de Educação Física tem atraído cada vez mais alunos, pelo rápido acesso a empregos e possibilidades de ascensão. No texto a seguir, mostramos algumas possibilidades de emprego na área e tendências da Educação Física. Confira!

Setor público

Com vantagens como carga horária reduzida, estabilidade financeira, férias remuneradas e abono salarial, os profissionais de Educação Física que investem nesse setor costumam ser os mais bem pagos do país. No entanto, o trabalho pode ser muito burocrático e, com o passar do tempo, o profissional pode se sentir desmotivado.

Concurso público

Para ingressar no setor público, é preciso antes fazer um concurso, a não ser que seja nomeado para o cargo. Na área de Educação Física, são poucos os concursos públicos disponibilizados Geralmente, os poucos que existem são para dar aulas em escolas públicas, exclusivos para os formados em licenciatura, não costumam ter salários muito atrativos.

Outro concurso que o profissional de Educação Física pode fazer é para trabalhar no Programa de Saúde da Família (PSF). Nele, o educador vai criar exercícios físicos para determinados grupos de pessoas. Para isso, fará visitas às casas e irá atrás da população.

Academias

Geralmente do setor privado, são as mais conhecidas por ter profissionais de Educação Física em seu quadro de funcionários.Tanto para ajudar as pessoas nos aparelhos de ginásticas quanto para dar aulas, o educador físico está habilitado para auxiliar no que for preciso, inclusive montar um programa de exercícios para os alunos.

CTA_UNIS_Educação Física_1

ONGs

Para ajudar pessoas em vulnerabilidade social a melhorar a autoestima e saúde, o profissional de Educação Física que atua nesse mercado muda vidas e insere pessoas excluídas na sociedade. No Brasil, ONGs como Esporte Educação e Instituto Bola para Frente são diferenciais para a inserção profissional e o desempenho escolar.

Escolas

Um dos locais mais comuns de se encontrar profissionais de Educação Física, mas somente é permitido para os que fazem licenciatura. Além disso, para dar aulas, é essencial gostar de crianças e adolescentes, e acreditar que pode mudar a vida delas para melhor por meio do esporte e do condicionamento físico.

Independente do local escolhido para trabalhar, o educador físico deve começar a trabalhar ainda durante o curso de Educação Física. Para isso, o estágio é obrigatório. Mesmo assim, ele não deve apenas cumprir a carga horária exigida pela faculdade, mas fazer horas extras para conhecer ao máximo as áreas de atuação.

Dessa forma, seja em curso presencial ou na graduação a distância, o profissional de Educação Física no mercado de trabalho deve estar preparado para todas as tendências na área. Para isso, ele deve escolher bem onde fazer seu curso .

A graduação em Educação Física no Sul de Minas é uma das mais procuradas em todo o país. Referência no ENADE, seus alunos formados não demoram muito tempo para conseguir emprego. Na graduação a distância, por ter flexibilidade de horários, os alunos conseguem conciliar estudos e estágios com tranquilidade.

Ficou interessado em cursar uma faculdade de Educação Física? Faça sua inscrição agora mesmo!

Quero me inscrever em Educação Física!