Conheça os principais mitos e verdades do curso de Educação Física

    A Educação Física é um ramo da saúde que estuda aspectos biológicos, psicológicos, físicos e nutricionais do esporte. É essencialmente uma área de investigação interdisciplinar que visa identificar e conhecer os fatores que podem manter o corpo humano saudável para que ele possa ter o melhor desempenho possível. Existem duas modalidades de curso:  Educação Física - Bacharelado e Educação Física - Licenciatura. Continue lendo e saiba mais sobre o curso!

    Conheça o Curso 

    Para se tornar um profissional da Educação Física, é preciso cursar o ensino superior em uma instituição acadêmica. O curso possui duas modalidades, Educação Física Bacharelado, para trabalhar como instrutor ou treinador fitness, e Educação Física Licenciatura, que é focado para a área docente.

    Manual do aluno Unis

     As especializações podem ser feitas em áreas como treinamento, recreação ao ar livre ou ensino de Educação Física. Cada uma dessas especializações inclui cursos diferentes que levarão a uma determinada carreira.

    O perfil do profissional de Educação Física 

    Como o próprio nome já diz, o profissional educa as pessoas fisicamente. Quando se trata das atividades físicas, ele irá orientar as pessoas no que elas  devem ou não fazer. O educador físico lida com pessoas, por isso é necessário simpatia, paciência e cuidado para com as pessoas que ele irá atender , sabendo os limites de cada aluno seu.

    VEJA TAMBÉM
     

    Conheça os principais mitos sobre o curso

    Muitos são os mitos propagados sobre o curso de Educação Física em geral. Por isso, separamos as  4 perguntas que são mais comuns e tentaremos esclarecê-las para você. 

    1. Pra fazer Educação Física precisa ser fitness?

    Embora seja comum se colocar um estereótipo nessa área de atuação, os profissionais não precisam ser necessariamente fitness, pois eles irão treinar, orientar e acompanhar uma pessoa sobre uma atividade física, mas não precisam necessariamente ser fitness, estar com o peso em dia ou com “abdômen tanquinho” para fazer isso. 

    2. O que eu vou aprender na faculdade é basicamente praticar esportes?

    Nesse curso, o estudante tem uma formação completa, o que inclui estudo teórico e prático, o que permite oportunidades para trabalhar em diferentes áreas. 

    3. A carreira do profissional de Educação Física é curta como a dos atletas?

    É necessário entender que o profissional em Educação Física não vai treinar, mas orientar a prática, prescrevendo treinamentos e demais práticas esportivas.

    4. A maioria das oportunidades de trabalho está nas escolas e academias e o salário é baixo?

    Muitos profissionais estão em escolas e academias, mas há uma ampla possibilidade de atuação com ótimos salários.

    Conheça as verdades sobre o curso

    •  O aluno de Educação Física tem que usar jaleco (devido às aulas de anatomia);
    •  O profissional da Educação Física pode trabalhar com esportes profissionais;
    •  Não é necessário praticar exercícios físicos para fazer uma faculdade de Educação Física;
    • O profissional pode trabalhar em outras áreas como reabilitação, recreação e performance.

    Quer se aprofundar e saber fatos, curiosidades e detalhes sobre o curso de Educação Física? Baixe este ebook!

    cta-eBook-UNIS-educacao-fisica

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!