Conheça as principais áreas do marketing e suas tendências

O Marketing é uma das tendências do momento no mercado de comunicação. Marketing Digital, de Conteúdo, de Vendas, Inbound Marketing, as possibilidades são tantas que deixam as pessoas confusas. Afinal, porque há tantas áreas no marketing?

Vamos começar por diferenciar o Marketing da Publicidade. O primeiro é uma junção de ferramentas para promover a venda de produtos ou serviços. Essas estratégias são chamadas de 4 P's do Marketing, que são Produto, Preço, Praça e Promoção. A publicidade entra nessa última, a de promoção, que vai tornar o que será vendido conhecido para o público.

Para conseguir atingir o objetivo do Marketing, que é vender com eficiência e ética, existem variadas áreas e funções para os egressos do Curso de Marketing. Confira a seguir algumas delas!

CTA_UNIS_Marketing EaD_1

Neuromarketing

Uma das áreas do Marketing mais estudadas, envolve Psicologia, Neurociência e Marketing. Utilizada para entender a fundo os desejos e motivações dos clientes, costuma ser mais utilizada em lojas online.

Mas também apresenta usos eficazes em lojas presenciais, como o cheiro irresistível quando você passa perto de lanchonetes ou a música ambiente em lojas de conveniência. As cores utilizadas em estabelecimentos também são estudadas pelo Neuromarketing, para funcionar como estímulo de compras.

Marketing de Conteúdo

Componente do Marketing Digital, é feito para fornecer informações ricas e relevantes para os clientes. Mesmo que o material seja gratuito, isso vai atrair a atenção do público e fazê-lo buscar mais informações sobre a sua marca e empresa.

Marketing de Relacionamento

Criado para ampliar a comunicação entre consumidor e empresa, busca criar laços com o cliente, de forma que a marca fique gravada de forma positiva. Mais do que um bom atendimento, essa área do Marketing desenvolve fãs da marca, como é o caso da Netflix, em que o público até mesmo conversa com a marca em redes sociais.

Endomarketing

Voltado para os funcionários da empresa, busca a satisfação deles em trabalhar na instituição. Afinal, colaboradores satisfeitos geram uma imagem positiva para o seu público. Além disso, pessoas trabalhando felizes e motivadas reflete isso para os clientes, fidelizando os antigos e atraindo os novos.

Marketing Digital

Busca criar um canal de comunicação com os clientes nas redes sociais e na internet. Dessa forma, o consumidor tem o controle da comunicação e entra em contato para adquirir produtos ou tirar dúvidas. Ações como a criação de newsletter e outras mais são algumas das estratégias dessa área do marketing.

Marketing Social

O principal objetivo desse marketing é promover ações sociais em nome da empresa. Dessa forma, envolve funcionários e clientes  para juntos fazerem ações solidárias para pessoas em vulnerabilidade social. Diferente da caridade individual, essa ação promove a responsabilidade da empresa e envolve mais pessoas em prol de uma mesma causa.

Marketing de Guerrilha

Feito para criar experiências inesquecíveis no consumidor, o Marketing de Guerrilha precisa de energia e criatividade para ser desenvolvido. Como o salário no Marketing pode variar, muitas empresas buscam impactar seus consumidores com publicidade memorável do que apenas com os produtos.

A Coca-Cola, por exemplo, sempre busca promover sensações, geralmente em família, para encantar seu público.

A graduação de Marketing a distância costuma ser uma das mais buscadas em nosso país. Por ser rápida e prática, a faculdade de Marketing EaD permite aos alunos a flexibilidade de horários para estudo.

Claro, algumas aulas são presenciais, no entanto a grande maioria permite que o aluno faça a aula onde e quando quiser.

Essa é apenas uma das vantagens da graduação a distância. Se for bem feita, o que também vale para cursos presenciais, é um grande diferencial no mercado de trabalho, que prefere contratar pessoas com ensino superior. Essa preferência deve-se à segurança das empresas de contratar alguém capacitado e qualificado para o cargo.

Agora que você já sabe as principais tendências do marketing, continue conosco! Afinal, por que o marketing é tão importante para o mercado de trabalho? Descubra aqui!

Veja a importância do Marketing no mercado