10 apps voltados para Publicidade e Marketing que todo profissional pode aproveitar!

    Introdução

    Se engana quem acha que trabalhar com Publicidade ou Marketing é só tranquilidade. Os prazos na maioria das vezes são curtos, a correria total e a expectativa do cliente sempre é alta.  Então é preciso correr contra o tempo para estar sempre dentro do esperado no prazo requisitado.

    Apesar de tudo isso, é necessário muito trabalho em equipe, alinhamento entre todos os times parceiros e muito foco, para que o esforço em conjunto traga os frutos necessários no final de toda essa jornada.

    Mas pode ficar calmo. Hoje não tem mais essa de ficar só na planilha. Existem vários apps que ajudam a delegar tarefas, acompanhar status e melhorar todo o processo dos jobs. E se você pretende se formar em Publicidade ou em Marketing e quer ficar por dentro das novidades, continue com a gente nesse texto bacanérrimo!

    Quais são esses apps e em que eles poderão me ajudar?

    Bom, a maioria dos apps que você vai conhecer hoje, vão te ajudar a se organizar melhor, a ter inspirações, acesso multiplataforma e a manter o foco para guinar o seu trabalho. E se a espera está te deixando ansioso, então let’s go conhecê-las!

    (Ah, e aqui a gente mistura o inglês com português mesmo, porque todo comunicador usa umas palavrinhas em inglês no vocabulário para dar aquele charme! ;p)

    1. Pocket

    Esse é um app coringa para armazenar conteúdos interessantes de forma organizada. Outra característica super bacana, é que ele salva todo esse material offline. Assim você consegue ler a qualquer momento, tendo internet ou não, na hora mais oportuna.

    Suponhamos que você está navegando pela rede e se depara com artigo super bacana. Algo sobre um assunto que você precisa desenvolver para um cliente. Ou achou uma imagem de inspiração que  reflete tudo o que você quer. Bom, com o Pocket, você não tem mais preocupações, é só salvar no app!

    Pode ser utilizado nas mais diversas plataformas. Suporta salvar links, fotos e vídeos de tudo o que você quiser! Lembrando que ele está disponível em dispositivos iOS, Windows Phone e Android sem problemas!

    Uma dica bacana é utilizar a extensão do app para navegadores do seu computador (como Chrome e Firefox). Assim, quando achar algo interessante, basta clicar no botão do aplicativo para o conteúdo ser sincronizado com seu smartphone. Maravilhoso, não é?

    1. Evernote

    Inspiração é um negócio complicado. Às vezes flui que é uma beleza, mas em algumas ocasiões ela demora a aparecer, e quando vem, é no momento mais inesperado. Memória também é uma coisa em que não podemos confiar 100%, sempre esquecemos um detalhezinho ou outro.

    E para não esquecer de nada e ter todas essas inspirações, sacadas e comentários ou tarefas anotadas, o Evernote pode ser um forte aliado.

    Esse é um app que funciona como banco de anotações, onde você pode registrar a informação que quiser. É possível guardar textos, vídeos, fotos, áudios, entre outros, de forma super simples.

    Além de armazenar tudo isso, também é possível organizar da forma que bem entender. Ah, ele também oferece a opção de sincronização automática com o smartphone e armazena o conteúdo offline. Assim você consegue acessar suas ideias mesmo se não estiver conectado à web.

    Também está disponível para Windows Phone, Android e iOS.

    1. Todoist

    A rotina de uma agência ou setor de marketing não é das mais fáceis. As coisas sempre são corridas, mas com organização elas começam a acontecer aos poucos, de forma organizada e priorizada.

    Para isso é que existe o Todoist! Para gerar de forma organizada, listas de tarefas, colocar prazos e também convidar outras pessoas que precisam participar dessa tarefa, assim todo mundo fica alinhado! É um jeito simples, intuitivo e eficiente de aliviar a sua cabeça e se organizar.

    Ah, ele também oferece a opção de acessar todo esse material offline e está disponível para Android e iOS.

    1. iClips

    Bom, esse não é bem um app. É uma plataforma online, mas que não deixa de ser possível de acessar em qualquer smartphone que tenha internet.

    E se você gerencia ou pretende ter uma agência de publicidade, essa é uma ferramenta que vai te dar a maior ajuda na organização de praticamente tudo. O iClips é uma plataforma de gestão de agências.

    O que chama a atenção nele são todas as funcionalidades que oferece. As vantagens vão desde a organização da carteira de clientes, até a análise da rentabilidade dos mesmos, permeando todo o processo operacional, como contratação de terceiros, controle de prazos, planejamento de mídia, cotações, etc.

    Também permite distribuir pautas. Assim você tem uma visão clara da produtividade de seus colaboradores de forma individual, além de poder usar de estratégias de business intelligence oferecidas pela plataforma para cruzar dados operacionais e financeiros, por exemplo.

    1. Sprout Social

    Pretende focar seus esforços na parte de social media? Uma ajudinha para gerenciar tudo vai bem não é mesmo? E o Sprout Social é um grande aliado nisso! No app dá para planejar, organizar e gerenciar conteúdos nas redes sociais.

    Uma de suas grandes vantagens é o fato de poder tomar decisões com embasamento em compilados de dados reais, gerados pela plataforma. Assim a probabilidade de você desperdiçar esforços com o seu objetivo é bem menor.

    Ele está disponível para download no Android e iOS.

    1. Asaas

    Esse é o app ideal para quem está começando uma empresa e não quer ou não pode gastar muito. É uma plataforma bem simples, onde você pode cadastrar todos os seus clientes. No cadastro deles, você especifica valores que devem ser cobrados todos os meses e prazos de envio.

    Assim, você fica livre da preocupação de ter que lembrar todo mês de mandar uma Nota Fiscal ou um Boleto para pagamento. E o melhor, ele gera tudo isso com um custo super baixo, e se precisar ele faz cobranças e mostra de forma fácil o que você já recebeu, qual cliente atrasou para pagar…

    Ah, e ele está disponível para download tanto para Android, quanto para iOS.

    1. MindMeister

    Colocar um conceito para fora da caixola de forma organizada nem sempre é coisa simples. Também tem aquelas situações em que dentro da cabeça a ideia é maravilhosa, mas ao colocar no papel percebemos que existem falhas que precisam ser corrigidas ou melhorias que podem ser aplicadas.

    Para qualquer um desses casos, para estudar ou em alguma situação que você precise organizar o pensamento e pôr para fora um projeto, o MindMeister será eficiente. Ele é um app voltado especialmente para te ajudar a criar mapas mentais, ferramenta indispensável na hora de fazer um brainstorming, realizar anotações ou mesmo planejar projetos.

    Ah, e ele está disponível para Android e iOS.

    1. Dropbox /Google Drive

    Esses são apps que já estão com a gente há bastante tempo, mas se você ainda não tirou um tempinho para conhecer melhor e dar uma chance para eles conquistarem o seu coração, chegou a hora.

    Ambos são apps de nuvem. Você pode guardar o que quiser lá dentro e acessar de qualquer lugar no mundo, com ou sem internet, já que eles tem a opção de disponibilizar arquivos offline, mas aí depende da memória do seu aparelho.

    A diferença entre eles é somente na versão free, onde o Dropbox oferece um espaço de 2GB, enquanto o Drive, dá logo de cara 15GB.

    Ambos estão disponíveis para Android e iOS.

    Dropbox: Android / iOS

    Drive: Android / iOS

    1. Gerenciador de Páginas do Facebook

    Realizar atualizações no site do Facebook em um desktop ou Notebook é tranquilo. Mas e quando você está na rua e percebe que deixou passar algum errinho? Nossa, bate aquele desespero e quanto mais rápido o acesso para corrigir, melhor, né não?

    E para isso existe o app Gerenciador de Páginas, disponível para Android e iOS. Ao logar sua conta corporativa, ele exibe instantaneamente todas as páginas as quais você gerencia. Assim, de cara, você consegue ter acesso a praticamente tudo da sua conta:

    • Mensagens: consegue ler e responder a mensagens que os clientes enviam;
    • Vínculo Facebook e Instagram: é possível configurar suas contas nas duas plataformas e gerenciar mensagens do Facebook, comentários em suas publicações e comentários do Instagram em uma única caixa de entrada (se você ainda não sabe, você precisa se informar mais, amigo. Mas as duas plataformas são de propriedade do Tio Markinho, mundialmente conhecido por Mark Zuckerberg, e o Facebook Business também pode controlar ambas as redes sociais);
    • Notificações: você recebe em tempo real alertas sobre atividades importantes e vê todas as notificações;
    • Informações: é possível acompanhar estatísticas, atividades e promoções das páginas.

    Bem mais fácil, não é?

    1. Whatsapp

    É praticamente impossível você não conhecer esse app. Ele vai ajudar em muita coisa, principalmente na questão de comunicação rápida, já que o celular está sempre em mãos e o e-mail às vezes não é lido na agilidade necessária.

    Mas nem tudo que reluz é ouro. Use com muito cuidado. Deixe para falar somente o necessário com os clientes, senão dali há pouco você está tendo que pegar briefing, aprovações, alterações, tudo pelo seu Whatsapp.

    E na bagunça de uma conversa, você provavelmente já deve estar pensando em quão difícil será encontrar o que de fato foi resolvido, não é mesmo? Então use, mas com parcimônia, beleza?

    Lembrando que ele está disponível para Windows Phone, Android e iOS.

     

    Além desses facilitadores, não poderíamos deixar de citar apps de redes sociais como: Facebook, Instagram, Pinterest, Linkedin, Twitter… que dependendo de cada tipo de empresa, são interessantíssimos de marcar presença. Mas lembre-se de analisar antes onde o público da empresa está mais inserido (por meio de pesquisas, por exemplo),  antes de sair investindo desnecessariamente, ok?

    Tudo o que te ajuda a facilitar tarefas deve ser considerado!

    A vida é muito corrida. No marketing e Publicidade então, cada segundo conta. Então não deixe de aproveitar facilidades, como templates prontos no caso dos designers, entre outras coisas que esse mercado está oferecendo.

    O online está com tudo, e já podemos deixar a dica de que será uma área de grande prosperidade nos próximos anos. Outra coisa importante é ficar ligado nas tendências. Sempre surge uma startup nova, alguma super ideia que explode de usuários de uma só vez. E é importante estar na crista da onda sempre que possível.

    Então se o seu sonho é ser um comunicador, corra atrás dele. Busque o seu bacharelado em Publicidade ou Marketing (se ainda não conseguiu escolher entre eles, aqui tem um material suuuper bacana pra te ajudar), procure por boas universidades, cursos extras voltados para a área que pretende seguir e tente se manter atualizado em tudo o que puder.

    Esses são gaps que podem te passar na frente de muita gente e terminar essa jornada muito bem empregado.

    Esperamos que você tenha conseguido tirar bastante proveito desse material e que ele tenha te ajudado a escolher, dentre tantas opções de carreiras, aquela que melhor se encaixa com você e suas expectativas para o seu futuro profissional. Até a próxima, amigo!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!