Blog Unis

Como é e o que se estuda na faculdade de Nutrição? Conheça o curso!

Escrito por Gustavo Silva | 29/05/2020 21:03:30

A Faculdade de Nutrição, muito mais do que ensinar os valores nutricionais dos alimentos aos alunos, possibilita o cuidado com os seres humanos, a prevenção de doenças e manutenção da saúde por meio dos alimentos. A Nutrição Esportiva, cada vez mais procurada, permite ao atleta fazer uma dieta de acordo com a sua modalidade esportiva.

Além disso, o aluno aprende sobre o corpo humano, suas características e  como cada nutriente age na anatomia humana. No texto a seguir, você vai saber tudo sobre a faculdade de Nutrição, as disciplinas ensinadas e as possibilidades do mercado de trabalho. Confira!

Faculdade de Nutrição

Antes de fazer a graduação em Nutrição, é fundamental o aluno escolher bem a instituição de ensino que irá cursar. Veja atentamente as vantagens de cada uma e compare as grades curriculares, bem como as avaliações e as notas do MEC. Perceba que o curso de Nutrição, mais do que estudar os alimentos, entende as pessoas.

No curso de Nutrição, o aluno estuda as necessidades físicas, biológicas e patológicas do corpo humano. Entende a relação das pessoas com os alimentos e as propriedades de cada um deles. Assim, ele percebe que só um alimento não cura ou auxilia o corpo humano. É necessário equilíbrio e integração de todos os nutrientes e vitaminas na dieta cotidiana.

Disciplinas estudadas

O Ensino Superior em Nutrição tem matérias básicas, como Bioquímica, Farmacologia, Higiene dos Alimentos, Fisiologia Humana, Imunologia, Alimentos Funcionais e Substâncias Bioativas, Marketing em Alimentação e Nutrição, Nutrição Esportiva e Comportamento Alimentar. Dessa forma, o aluno entende como funciona o corpo humano como um todo e que, muitas vezes, apenas uma dieta equilibrada e exercícios físicos não são suficientes para algumas pessoas.

Algumas faculdades de Nutrição contam com diferenciais importantes, como laboratórios e clínicas para os alunos. Antes de escolher a sua instituição, verifique se ela tem Laboratórios de Microbiologia Geral e dos Alimentos, Anatomia, Fisiologia e Bromatologia dos Alimentos, Técnica Dietética, Tecnologia dos Alimentos, Avaliação Nutricional e Educação Nutricional, além de Clínica Escola de Nutrição.

Mercado de Trabalho

Sempre tem boas oportunidades para Nutrição. No entanto, existe muita concorrência no mercado. Para se destacar de outros profissionais, além de fazer uma boa graduação em Nutrição, é fundamental estar sempre estudando. E sem falar que existem muitas especializações, assim como as áreas de atuação. 

A Nutrição Clínica costuma ser a mais procurada por profissionais graduados, mas a Nutrição Esportiva e o Marketing na área de Alimentação e Nutrição são novidades no mercado e, por isso, contam com muitas oportunidades de emprego. Saúde Coletiva, para atuar no serviço público, sempre tem vagas. Se quiser inovar, muitos nutricionistas também dão aulas em escolas e universidades.

Agora que você já sabe tudo sobre a faculdade de Nutrição, procure uma com reputação idônea e bem avaliada junto ao ENADE. Caso tenha alguma dúvida, faça uma visita, conheça o campus, os professores e os diferenciais. Dessa forma, você vai ter certeza do curso e do local que escolheu para fazer o Ensino Superior.

Então, agora que você sabe tudo sobre faculdade de Nutrição, vamos continuar a aprender? Confira os melhores livros de nutrição que todo aluno deve ler!