Como a clínica de psicologia beneficia qualquer estudante

Mais do que nunca a prática de psicologia é assunto do momento. Celebridades e pessoas comuns consultam psicólogos para lidar com as próprias emoções e pressões do cotidiano. Com esse mercado, o curso de psicologia está cada vez mais com uma grande procura de alunos.

Como os próprios alunos de psicologia gostam de falar, os psicólogos também procuram psicólogos, então as oportunidades no mercado de trabalho são infinitas. Eles próprios fazem o seu público, pois todas as pessoas, em algum momento da vida, precisa de um atendimento psicológico.

No post a seguir, vamos falar da teoria e prática da psicologia. Além disso, destacamos o papel da clínica de psicologia para a prática e para o atendimento de todos os alunos da faculdade.

Teoria e prática

O curso de psicologia contempla todas as áreas e teorias da psicologia, cabendo ao aluno escolher as que mais se identificar. Na teoria, existem as abordagens de psicanálise, a mais tradicional, desenvolvida e criada por Freud. Outro teórico famoso da área é Jung, que criou a Análise Junguiana, que estuda os sonhos e os estereótipos.

Existem muitas outras abordagens que o aluno irá ver durante o curso. As teorias são dadas em salas de aula, de maneira geral, mas algumas disciplinas são optativas. Desse modo, o aluno é protagonista de sua formação e pode escolher o grupo de matérias com as quais mais se identifica.

A prática de psicologia tem lugar na clínica escola. Nela, o aluno poderá praticar o que aprendeu na teoria, além de ter outras possibilidades de ensino, como estudos de casos, visitas técnicas e estágios na área.

CTA_UNIS_Psicologia_1

Clínica de psicologia

A clínica de psicologia é necessária para todos os demais alunos que não fazem o curso de psicologia. A pressão psicológica sofrida durante os anos da graduação, para conciliar estudos e trabalhos, família cobrando uma formação superior, o mercado de trabalho se atualizando a cada dia.

Esses são alguns fatores de estresse para os estudantes. Alguns saem de suas cidades e vão para lugares onde não conhecem ninguém. Para esses, a saudade da família e falta de amigos pode ocasionar depressão e, futuramente, até mesmo suicídio.

Estudos mostram que a pressão psicológica pode ser ocasionada por problemas na convivência com colegas de curso ou moradores da mesma casa, ansiedade e estresse. Muitos estudantes descarregam as angústias em álcool e drogas. A clínica de psicologia com toda a certeza é a melhor solução para todos.

Formação para o mercado de trabalho

Pensando nas mais variadas áreas de atuação no mercado de trabalho, o ensino superior no Sul de Minas desenvolveu uma abordagem diferente para o seu curso de psicologia. Nele, é dado foco em três diferentes ênfases de formação, que são as mais procuradas pelo mercado na região.

Saúde pública é uma delas. Os municípios empregam bastante nessa área, tanto para a saúde quanto assistência social. Outra opção é a área organizacional. Voltada para a gestão de pessoas é procurada por empresas públicas e privadas. O profissional de psicologia é o responsável pelo treinamento e recrutamento de pessoas auxiliando o setor de recursos humanos.

Finalmente a área de psicologia clínica é essencial para o atendimento psicológico de toda a comunidade. Muitas clínicas de psicologia nas faculdades, além de atender aos alunos, também englobam toda a comunidade da região.

Dessa forma, a clínica de psicologia beneficia estudantes e muito mais pessoas. Os alunos de psicologia vão para o mercado de trabalho com uma prática usual, bastante conhecida em muitas faculdades. Assim, o estágio obrigatório é feito ainda durante o curso de psicologia, para os que optarem pela psicologia clínica.

Agora que você sabe uma das possibilidades de trabalhar na clínica de psicologia, vamos continuar? Conheça agora as principais abordagens da Psicologia!

Conheça as abordagens da Psicologia!