Tudo o que você precisa saber para montar o seu escritório de contabilidade

    Introdução

    Ter certeza de que nasceu para uma carreira X ou Y é um grande desafio para todo mundo. Surgem várias dúvidas e criamos expectativas até que finalmente conseguimos definir: SIM, é isso que quero para a minha vida.

    Se você já passou por esse período, e hoje tem certeza de que a sua realização profissional se encontra na área de contabilidade, parabéns, você passou por umas das fases difíceis da vida adulta. Mas, se mais do que isso, você já entendeu que quer ter seu próprio escritório de contabilidade, você chegou ao lugar certo.

    Esse material foi criado especialmente para que tire suas dúvidas e já comece a planejar a sua carreira na área contábil desde a faculdade. Então vamos lá!

    O Conselho Regional de Contabilidade

    Agora que você sabe que o seu lugar é na área contábil, e que com certeza pretende abrir seu próprio negócio, você já tem que começar a se planejar, não é?

    Sim, planejamento é um dos principais passos para tudo em nossa vida. Mas para conseguir realizar o seu sonho e abrir seu escritório de contabilidade, o primeiro passo antes de qualquer coisa é conseguir ser aprovado na prova do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região.

    O CRC é filiado ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC) que possui a finalidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil. O CFC também tem a função de decidir, em última instância, os recursos de penalidade impostos pelos Conselhos Regionais e regular os princípios contábeis, o cadastro de qualificação técnica, os programas de educação continuada e editar as Normas Brasileiras de Contabilidade.

    Sobre o exame de suficiência do CRC

    Para exercer a profissão de contabilista, desde 2010, foi estabelecida uma lei, que só permite o exercício da profissão, mediante aprovação no Exame de Suficiência, que acontece duas vezes ao ano, sendo uma prova por semestre.

    O exame de conhecimentos gerais da profissão é constituído de 50 questões fechadas. Os assuntos cobrados são:

    • Contabilidade Geral;
    • Contabilidade de Custos;
    • Contabilidade Aplicada ao Setor Público;  
    • Contabilidade Gerencial;  
    • Controladoria;  
    • Noções de Direito e Legislação Aplicada;
    • Matemática Financeira e Estatística;
    • Teoria da Contabilidade;
    • Legislação e Ética Profissional;
    • Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade;
    • Auditoria Contábil;
    • Perícia Contábil;
    • Língua Portuguesa Aplicada.

    Como você pôde ver, a prova é bem abrangente e exige conhecimento de todas as áreas estudadas durante o curso. Por isso, para realizar a prova, é necessário estar cursando o último ano de bacharelado em ciências contábeis ou já ter se formado.

    Para ser aprovado, você precisa responder corretamente no mínimo 50% da prova, ou seja, 25 questões. Para se inscrever, basta clicar aqui para ser direcionado ao portal.

    Passo a passo para abrir seu Escritório de Contabilidade

    Com a autorização e cadastro ativo no Conselho Regional de Contabilidade,  já podemos dar os próximos passos rumo a sua independência profissional. Então bora descobrir o que fazer para conseguir abrir o seu escritório de contabilidade.

    1. Planejamento

    Sabe aquele ditado de que “em casa de ferreiro o espeto é de pau”? Então, no seu caso ele não pode ser aplicado! Antes de qualquer coisa, faça aquele planejamento bem feito, como você faria com um empresário que te procura para abrir seu próprio negócio.

    Para isso, ter um plano de negócios é fundamental. Nele você precisa definir quais serviços irá prestar, se o escritório vai fazer de tudo um pouco ou vai ser especializado em uma única área. Deve também definir seu público-alvo, seus diferenciais frente aos concorrentes e fazer aquela análise de mercado para entender se o seu negócio é viável. É importante calcular o quanto precisará investir no momento para a abertura da empresa.

    Feito o plano de negócios, parta para o passo 2.

    2. Selecione o local

    Após ter feito todo o planejamento, defina a localização da sua empresa. Não se esqueça de analisar o valor do aluguel frente a quantidade de pessoas que trabalharão junto com você. Todos precisam estar confortáveis e os clientes também tem que se sentir acolhidos.

    Então pense bem sobre qual espaço poderá te oferecer o melhor custo x benefício, sem que você perca dinheiro e qualidade de vida no trabalho.

    3. Check list burocrático

    Outra questão em que você não pode falhar é com a documentação e trâmites legais para regulamentar a sua empresa. Afinal de contas, você estudou os últimos 4 anos da sua vida para dominar esse assunto e começar dando essa pisada na bola não vai ser bom pros negócios, ok?

    O primeiro lugar a procurar será a prefeitura do local onde você irá estabelecer seu escritório de contabilidade, para dar entrada em seu CNPJ e definir o tipo de recolhimento de impostos que será feito.

    Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, destaca que escolher o tipo adequado de regime jurídico é de extrema importância, porque as normas variam de acordo com o estilo de funcionamento do negócio. Destaca também que na maioria das vezes, o regime SUP (Sociedade Uniprofissional) é mais vantajoso, por permitir que a empresa recolha impostos sobre serviço (ISS) de acordo com o número de profissionais habilitados que trabalham na empresa, ao invés de recolher pelo faturamento.

    Feito esse processo, verifique quais serão os demais órgãos aos quais você precisará prestar contas, como por exemplo a Secretaria da Fazenda para emitir sua senha de responsável por empresa contábil e os responsáveis pela autorização de emissão de nota fiscal.

    4. Selecione o seu time

    Passados todas as etapas burocráticas, é hora de começar com a seleção do time que irá junto com você rumo ao sucesso. Sempre escolha os melhores, eles te ajudarão a impulsionar essa empresa e mostrar a que ela veio!

    Tente também escolher pessoas que dominam ou tem preferência por áreas diferentes, de acordo com a sua necessidade, para que não fique na mão com nenhum tipo de serviço que pretende prestar.

    Iniciantes no mercado e recém formados também são uma boa opção, já que chegam sem vícios profissionais de outros lugares e conseguem aprender atendendo às necessidades da sua empresa.

    5. Divulgue o seu trabalho

    Ao passar por todas essas etapas, você está pronto para começar a trabalhar. Uma forma de conseguir clientes com mais facilidade é investir em publicidade competente, para que você gaste de forma consciente e com o melhor direcionamento, sem perder o investimento feito.

    No início você mesmo pode começar, através do boca a boca, iniciando visitações em empresas para oferecer o seu trabalho e até ingressando em redes sociais. Mas o ideal é ter um profissional qualificado para dar um bom suporte publicitário, para que consiga agregar e transparecer qualidade e profissionalismo ao seu empreendimento.

    Seu sucesso depende de você!

    A frase é clichê, mas o significado é real. Se você busca ser bem sucedido, vai ser necessário correr atrás disso. Não basta apenas se formar e parar no tempo. As regras, impostos e leis mudam com frequência, é preciso estar antenado em tudo e se manter em constante estudo para não deixar passar nada e manter seus clientes sempre em dia.

    Por isso, esteja em contato com sindicatos, realize cursos extras, pós-graduações e tudo o que estiver ao seu alcance para ser um profissional atualizado e procurado constantemente por oferecer o melhor serviço da região.

    Esperamos que você tenha gostado deste material e que ele tenha atingido o objetivo de sanar suas dúvidas sobre como abrir seu escritório de contabilidade.

    Já sabe o que quer ser como profissional mas ainda não iniciou o seu curso? Então clique aqui para descobrir tudo sobre a faculdade de Ciências Contábeis. Agora, se você pretende entrar para o mercado de trabalho e adquirir mais experiência antes de abrir seu escritório, fica aqui a dica sobre as competências que são mais valorizadas e uma ajudinha para deixar o seu currículo tinindo!

    Até a próxima!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!