Trator novo ou usado? Entenda as vantagens e desvantagens para escolher sem medo!

    Introdução

    Quem pretende iniciar os trabalhos na carreira agrícola, está cursando Engenharia Agronômica ou já possui carreira nesse setor, sabe o quanto é importante se ter um maquinário parceiro, econômico e eficiente, não é mesmo? Mas quando é necessário renova-lo, é mais vantajoso comprar um trator novo ou usado?

    Pergunta difícil, não é mesmo? Se você possui experiência na compra e venda desse tipo de máquina, provavelmente saberá o que analisar e terá os apontamentos a serem feitos na ponta da língua.

    Mas se você ainda não entende muito bem sobre como escolher, o que analisar e quais as vantagens e desvantagens na hora de adquirir um trator novo ou usado, você chegou ao lugar certo. Para entender tudo sobre esse assunto, é só continuar a leitura!

    O que eu preciso saber antes de comprar meu trator?

    Quando vamos iniciar esse processo de busca e compra de um novo trator, muitas dúvidas se passam pela cabeça, afinal de contas, além de ser um investimento de custo alto, não dá para adquirir o maquinário apenas por ter gostado do design ou do assento confortável.

    Claro que esses quesitos são super importantes na hora da compra, mas devem ser associados a outras características importantes, que se forem deixadas de lado, podem prejudicar muito o seu cultivo e causar perdas.

    Então para não cair nessas armadilhas, caneta e papel na mão para anotar o que é preciso observar quando for comprar o seu parceiro de trabalho:

    1. O tamanho da propriedade e tipo de cultura.

    Parece ser irrelevante, mas se você não souber o tamanho da propriedade por onde o trator será requisitado e o tipo de cultura presente naquele local, você pode acabar comprando um veículo com a quantidade de cavalos (CV) superior ou inferior ao necessário.

    Isso pode acarretar em problemas para o seu bolso, levando o trator a apresentar algum desgaste mais rápido, manutenções frequentes e até aumento no consumo de combustível.

    De acordo com especialistas, em terrenos com média de 30 hectares, com produção de fumo, hortifrutigranjeiros, suinocultura, avicultura e pecuária leiteira, tratores de 50 a 75 cv suprem a necessidade.

    Propriedades com 100 a 500 hectares, precisam de máquinas de até 130 cv para culturas de soja, arroz, milho, trigo e pecuária de corte, por exemplo. Acima de 500 hectares, numa produção de cana de açúcar ou de algodão, os tratores recomendados são os modelos superiores a 130 cv.

    2. Custos de Manutenção

    Como na compra de um carro, saber sobre os custos para manter esse maquinário é primordial. Claro que não compramos um produto esperando que ele estrague ou apresente algum defeito, mas é imprescindível ter em mente quais ações tomar e quais custos você terá caso algo aconteça.

    Portanto, pesquise sobre o que falam sobre a marca! O site Reclame Aqui pode ser um bom lugar para saber sobre a fama de uma empresa, busque saber também como está o mercado para reposição de peças e também locais onde existem assistências técnicas especializadas.

    Num exemplo muito exagerado, saber sobre assistência e disponibilidade de peças é importante, para não cair na cilada de comprar um produto em Minas Gerais e ter que levar até o Amazonas, porque só tem atendimento especializado naquela região.

    3. Design do Produto

    Como o citado lá em cima, o design é fundamental, mas não estamos falando somente sobre o visual do trator, mas também da ergonomia, do conforto e da segurança. Esses quesitos devem ser bem observados para que nada influencie na eficiência operacional da sua empresa ou do seu cultivo.

    Sobre o modelo do trator, fique atento a largura. Não será nada interessante comprar um veículo parrudo, porém mais largo que o espaço que você possui entre uma linha de plantio e outra.

    Pense bem antes de escolher entre trator com e sem cabine. Se você trabalha em período noturno ou corre o risco de ser atingido por galhos ou pedrinhas, por exemplo, não há dúvidas de que o ideal será um trator com cabine. Afinal ninguém quer um funcionário machucado, não é mesmo?

    Sobre o conforto e ergonomia, é importante também não economizar, visto que serão muitas horas por dia, na mesma posição e com tarefas repetitivas. É melhor gastar um pouco mais com uma direção hidráulica e um assento confortável, do que ter que arcar com custos médicos ocasionados por alguma lesão advinda do trabalho, não concorda?

    4. Sistema de Locomoção

    Esse item tem que ser pensado de acordo com o tipo de uso que o trator terá. Por exemplo: ele será usado diretamente na lavoura ou na abertura de estradas na propriedade?

    Os tratores que utilizam pneus normalmente são usados para tracionar arados, carretas, plantadeiras e a maioria dos implementos agrícolas, o que garante melhor aderência e tração. Já os tratores de esteira são utilizados em locais onde se precisa manter o solo mais fofo.

    5. Tração das rodas

    Como você tem visto ao longo deste texto, trator não é “tudo igual” como a gente costuma ouvir por aí. E uma das coisas que devem ser levadas em consideração é o tipo de tração presente, que são divididas em tração nas quatro rodas, apenas em duas e tração dianteira auxiliar.

    Tratores com tração em duas rodas (4x2) são indicados para solos de textura média e em regiões onde não haja muita chuva, para não comprometer a aderência do pneu ao solo. Normalmente são utilizados nos cultivos em linha de transporte.

    A tração nas quatro rodas (4x4) são os ideais para solos pesados e úmidos. Também garantem mais segurança em terrenos inclinados. Não são recomendados para cultivo, devido ao tamanho dos seus pneus.

    Por último, tratores de tração dianteira auxiliar (4x2 aux.). De forma mais simples, é o trator intermediário entre o 4x2 e o 4x4. Ele é bem coringa e tem um bom custo benefício. As duas rodas da frente são menores, o que facilita a direção e ainda permite capacidade de tração maior ao acionar o auxiliar.

    6. Tipo de Uso

    Primeiramente, você deve pensar em que utilizará esse trator. Hoje existem os tratores convencionais, mas também os especializados, como o valetador, o pulverizador, o vinhateiro e o anfíbio, por exemplo.

    Leve em consideração que cada um deles possui características distintas e finalidades diferentes. Portanto, pense bem para escolher o que melhor irá atender ao que você precisa.

    7. Em tratores usados

    No caso dos tratores de segunda mão, além de todas essas características específicas do trator, você deve observar com cautela mais alguns itens além parte superficial que sempre é visto, como o painel de instrumentos, assento do motorista, alavancas de comando,lataria e pintura.

    Como um primeiro conselho, se você não entende da parte mecânica ou elétrica, converse com o atual proprietário e combine uma data para levar o trator usado a uma avaliação numa assistência especializada.

    Na hora de conferir se tudo foi analisado, na sua lista deve conter as seguintes partes: sistema de transmissão, sistema de injeção, o motor, o estado das correias, que podem já estar gastas, o tanque de combustível para se certificar de que não está furado ou com vazamento de óleo e por último os componentes elétricos, como bateria, cabos, terminais, faróis, lanternas, alternador e o motor de partida.

    Se achar melhor e for possível, leve o assistente de confiança com você no dia da negociação, dessa forma você garante o bom estado do equipamento antes de fechar a compra.

    Após pensar sobre tudo isso, você ainda deve verificar sobre o consumo, de quanto em quanto tempo deve realizar a revisão, enfim, são muitas coisas a serem observadas, mas o lado positivo é que você chegou até aqui e descobriu o que deve ser levado em conta na hora de escolher.

    E para te ajudar ainda mais, vamos listar aqui embaixo 3 vantagens e 3 desvantagens na hora de comprar um trator novo ou usado, para que você decida o que será melhor para você nesse momento!

    Vantagens de adquirir um trator novo

    A primeira coisa que vem em mente quando pensamos num trator novo é na gente saindo da loja, com aquele maquinário “top” cheirando a novidade. Mas não é só isso:

    1. Garantia: a probabilidade de você ter problemas com um trator novo é bem pequena. Mas caso algo aconteça você possui garantia da fábrica para arrumar o que for necessário, que hoje já chega a até 5 anos, dependendo da marca a ser escolhida.
    2. Peças novas: ao tirar um trator direto de uma loja, você não precisa se preocupar com peças que venham a estragar e defeitos que possam atrapalhar o seu dia a dia no cultivo.
    3. Tecnologia de ponta: sistemas integrados, ar condicionado e aquecedor, sistema de som, painel digital e tudo o que você tem direito para ter conforto enquanto trabalha.

    Vantagens de Adquirir um Trator usado

    Ter um trator novo é muito bom quando se tem como investir em um, mas quando a renda está apertada, um trator usado também pode “salvar a lavoura”, como dizem por aí!

    1. Preços melhores: comprar um trator não é nada barato, quando surge essa necessidade e o dinheiro “anda curto”, investir em um trator usado pode ser a melhor solução.
    2. Bom custo x benefício: como qualquer veículo, o trator depois que sai da fábrica, acaba perdendo um pouco do valor de mercado. Dessa forma, você acaba conseguindo comprar tratores relativamente novos com uso moderado ou baixo, gastando menos, o que ajuda a ter mais tecnologia por menos investimento.
    3. Uso imediato: ao adquirir um trator usado, você não vai enfrentar problemas como falta de estoque ou tempo de montagem, você fecha negócio e já pode começar os trabalhos com ele de um dia para o outro.

    Desvantagens ao adquirir um trator novo

    Apesar de todo o esforço que fazemos, nem tudo é perfeito e mesmo optando por comprar um trator novo, existem algumas desvantagens:

    1. Valor mais alto: o custo para se adquirir um trator é bem alto, e quando se opta por adquirir uma máquina nova, é certo que o valor será um pouco salgado e exige desembolsar um bom dinheiro.
    2. Perda de investimento: como qualquer veículo que se tira da concessionária, o trator acaba perdendo valor de mercado assim que vai para a sua casa, então você acaba perdendo um pouco do valor que investiu nesse produto.
    3. Entrega: algumas marcas não possuem maquinário a pronta entrega, então você acaba perdendo esse tempo, em que já está pagando pelo produto e ainda não está utilizando.

    Desvantagens ao adquirir um trator usado

    Assim como no item anterior, tudo tem dois lados, e com os tratores usados não poderia ser diferente, confira a desvantagens:

    1. Gastos com transferência: além do valor gasto na compra, você ainda terá que desembolsar um valor para transferir a propriedade do trator para o seu nome.
    2. Manutenção: por já serem um pouco mais rodados, pode ser que gerem uma frequência maior de manutenção. Mas isso depende de como ele foi usado anteriormente. Um maquinário bem tratado, sempre é eficiente.
    3. Falta de honestidade: tudo o que se compra de segunda mão, pode não ser exatamente aquilo que se fala no anúncio. Infelizmente, as pessoas ainda tendem a mentir sobre reparos e problemas que o trator possa ter no momento da venda. Por isso é necessário ter cuidado e avaliar tudo direitinho para não ser passado para trás.

    A escolha certa depende da sua necessidade

    Depois de aprender sobre todos esses itens, vai ser praticamente impossível de entrar em enrascada e acabar comprando o trator errado. Mas a experiência ainda assim, deve ser colocada em primeiro lugar.

    Os mais velhos são detentores de um conhecimento abismal. Por isso, sempre conte com a sabedoria dos mais experientes na hora de tomar essa decisão, afinal ter uma visão nova das coisas é maravilhoso, mas quando ela se une com a experiência de quem vive disso há mais tempo, isso se torna uma receita de muito sucesso!

    Esperamos que esse material tenha te ajudado a entender melhor sobre o assunto e a se decidir por uma graduação nessa área, como a Engenharia Agronômica, que é uma das áreas que se mantém firme mesmo durante as crises econômicas que acontecem no país.

    Mas se ainda restam dúvidas, você pode clicar aqui e ser direcionado para um material super bacana que vai te ajudar a entender em quais profissões o seu perfil se enquadra melhor, ok?

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!