Saiba como um profissional da Biomedicina pode atuar na área da Genética

    Introdução

    A Biomedicina está entre as carreiras mais promissoras no presente cenário do mercado de trabalho, além de ser uma área consideravelmente nova e com muitas oportunidades e vagas a serem preenchidas. 

    Muitos pensam que o biomédico é capacitado para atuar apenas em laboratórios clínicos realizando análises de materiais. No entanto, este profissional possui habilidades que permitem uma atuação muito mais ampla, em áreas como: análises clínicas, análises ambientais, análises bromatológicas, biologia molecular, genética, reprodução humana, banco de sangue, acupuntura, imagenologia, microbiologia dos alimentos, entre muitas outras.

    No texto de hoje falaremos sobre uma dessas oportunidades de atuação para o profissional de Biomedicina, que inclusive foi reconhecida também há pouco tempo: o biomédico como geneticista!

    O que a área da Genética estuda?

    A Genética compreende o estudo dos genes, hereditariedade e variação genética dos organismos. O pai da genética, Gregor Mendel, foi um monge agostiniano no século 19. Sua obra, o estudo de características herdadas, abriu o caminho para a genética moderna. Ele foi capaz de decifrar os padrões e características passadas entre as gerações.

    Com seu trabalho, Mendel descobriu as leis fundamentais da herança genética. Ele deduziu que os genes são pares herdados como unidades distintas, uma de cada progenitor. 

    As leis de Mendel da hereditariedade são geralmente citada como: lei da segregação, em que cada característica hereditária é definida por um par de genes; lei da variedade independente, quando genes para características diferentes são classificados separadamente para que a herança de uma característica não dependa da herança de outra; e lei de dominância, onde um organismo apresenta um gene que expressa a forma dominante.

    Especializações dentro da área da Genética

    Na área da Genética podem ser encontrados diferentes segmentos para especialização do profissional que deseje ingressar na área, sendo alguns dos principais: 

    • Genética Comportamental: envolve pesquisas sobre como o mapeamento do genoma humano se relaciona às características comportamentais;
    • Genética do Desenvolvimento: aborda o controle dos genes sobre os processos de desenvolvimento, buscando respostas para a formação das estruturas complexas de organismos multicelulares;
    • Genética Evolutiva: estuda a evolução em termos de mudanças nos genes, frequências genotípicas dentro de populações e processos que causam a variação genética nas espécies;
    • Engenharia Genética: compreende a adição de uma ou mais características novas que ainda não foram encontradas em determinada espécie;
    • Genética Clínica: auxilia no diagnóstico, controle, aconselhamento e tratamento de doenças, como desordens genéticas, câncer e malformações congênitas;
    • Genética Molecular: abrange os mecanismos de expressão e regulação dos genes em nível molecular, com uma abordagem de investigação aplicada à teoria básica sobre os genes;
    • Genética de Populações: inclui o estudo da variação genética dentro das populações, envolvendo a análise e modelagem de mudanças nas frequências de genes e alelos em populações conforme espaço e tempo.

    O biomédico como geneticista

    Muitos profissionais e alunos de Biomedicina procuram por especializações em sua área. Desde o ano de 2014 o biomédico pode atuar na área da Genética, após concluir uma graduação em Biomedicina e uma especialização em Genética.

    O papel de um biomédico nesta área é muito importante. O profissional pode atuar em pesquisas científicas na área da Genética, trabalhar com doenças e modificações genéticas, trabalhar na área da saúde pública e também da reprodução humana geneticamente modificada, entre outras opções.

    Os principais campos de trabalho para os biomédicos que desejam atuar com a Genética, são: empresas agropecuárias, indústrias de medicamentos, institutos públicos, laboratórios de exames genéticos e universidades.

    O biomédico geneticista terá de desempenhar atividades específicas como:

    • participar de grupos de pesquisas científicas;
    • realizar e conduzir estudos e análises de DNA;
    • elaborar laudos laboratoriais;
    • realizar testes de paternidade;r
    • repassar laudos e estudos realizados para outros profissionais da área da saúde.

    Biomedicina genética na prática

    O trabalho na genética se divide em três categorias principais: diagnóstico, detecção de genes específicos e pesquisa científica, sendo realizados geralmente em grandes hospitais, clínicas ou laboratórios especializados. O biomédico trabalha como parte de uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde.

    Entre as diversas atividades de um geneticista, as mais comuns são a de identificar genótipos, utilizar procedimentos e testes de diagnóstico para detectar alterações genéticas, sequenciamento de DNA, análise de fragmentos, desenvolvimento de novas estratégias de investigação, interpretação e acompanhamento dos dados obtidos.

    Quero ser um biomédico geneticista

    A função do biomédico geneticista e sua experiência serão fundamentais para determinar a sua remuneração. Os hospitais, clínicas, laboratórios, centros de pesquisa, instituições públicas, indústrias farmacêuticas e outras empresas que trabalham com modificação genética, podem oferecer bons planos de carreira para geneticistas experientes e com boa formação profissional.

    Para garantir sua inserção profissional na área da Genética, é importante possuir uma graduação em Biomedicina oferecida por uma instituição de ensino superior que lhe garanta credibilidade, além de oferecer os conhecimentos necessários para sua futura atuação profissional. Além, é claro, da especialização em Genética, que deve acompanhar a formação do biomédico geneticista.

    Esperamos que o texto de hoje tenha sido relevante e inspirador para você que está na área da Biomedicina, ou que tem interesses em se inserir profissionalmente na área da Genética.

    Até a próxima!

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!