Saiba as 6 vantagens de realizar uma pós-graduação a distância

    Pós-graduação a distância ou presencial? Essa é a dúvida que persegue os profissionais que querem dar uma guinada em sua carreira.

    Apesar da educação a distância estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros, algumas pessoas ainda não se sentem seguras para aderir à essa modalidade de ensino, seja por falta de informação ou simplesmente falta de costume.

    No entanto, deixar de avaliar a possibilidade de fazer um curso a distância é perder uma grande chance de se especializar com rapidez e sair na frente da concorrência. Quer ver só como isso é verdade?

    Confira nesse artigo 6 vantagens de se fazer uma pós-graduação a distância e tire suas próprias conclusões.

    1. Diploma reconhecido pelo MEC

    Vamos começar essa lista acabando com um dos principais mitos que circulam por aí sobre o ensino a distância (EAD): a validade do diploma. O fato é que tanto a certificação dos cursos em EAD quanto as dos cursos presenciais são reconhecidas pelo MEC.

    E ambos são iguais aos olhos do Ministério da Educação. Isso acontece porque o MEC considera apenas a autorização da universidade para lecionar os cursos que oferece. Uma vez que a instituição tem esse reconhecimento, a modalidade é só uma questão de escolha do futuro aluno.

    2. Flexibilidade de horário

    Para construir uma carreira de sucesso, a maioria dos estudantes se submetem à uma jornada intensa de estudos e trabalho. São poucos os que conseguem conciliar esses dois cargos e, ainda por cima, aproveitar os momentos de lazer com a família e amigos.

    Nesse contexto, a pós-graduação a distância surge como a melhor opção para gerenciar todas as áreas de sua vida. Isso é possível porque o horário do curso fica por sua conta.

    Você pode estudar antes do trabalho, depois do trabalho e até nos finais de semana.Vai sair com os amigos na sexta-feira à noite? Pode ir sossegado! Você pode antecipar ou recuperar o conteúdo em outro momento sem ser penalizado com faltas.

    Além disso, essa flexibilidade no horário dará espaço para outros investimentos em ensino on-line, acelerando seus passos rumo ao sucesso.

    3. Acesso facilitado ao conteúdo

    Os cadernos e apostilas que fazem parte da rotina de um aluno presencial não são um peso para os que escolhem a educação a distância.

    Nessa modalidade, todo o material didático é feito em documentos de texto ou em vídeo e ficam disponíveis no sistema de armazenamento em nuvem da instituição. Ou seja, você pode acessá-lo quando e onde quiser.

    Por exemplo, vamos imaginar que você pegue um trânsito anormal na volta do trabalho. Enquanto aguarda a liberação da via, você poderá acessar o seu curso  do smartphone e ler os materiais sugeridos pelo professor.

    A facilidade de ter o conteúdo sempre à mão fará com que você acompanhe o cronograma do curso com mais agilidade e eficiência.

    4. Redução de custos

    Muitas pessoas pesquisam sobre o PROUNI e FIES antes mesmo de decidir o curso que querem fazer.

    O motivo é muito simples: o salário muitas vezes, pode não cobrir todas as despesas em casa e de seus estudos . Por isso, a alternativa é recorrer ao financiamento estudantil, seja ele privado ou do governo. Com a pós-graduação a distância você não terá essa dor de cabeça.

    Existe uma série de cursos nos valores mais diferenciados que você pode imaginar — e bem abaixo dos praticados na modalidade presencial, é claro. Dessa maneira, você certamente encontrará o curso que cabe perfeitamente no seu orçamento.

    Outra vantagem envolvendo custos é que você não gastará um centavo com transporte. Afinal de contas, sua faculdade está no seu computador, notebook ou smartphone, só esperando pelo seu login.

    5. Autonomia do aluno

    Você está em uma sala com mais de 30 pessoas. O professor está explicando um assunto que, para você, é fácil de entender.

    No entanto, para que ele possa seguir com o cronograma, é fundamental que ao menos a metade da sala compreenda o conteúdo. Já que você foi o mais rápido, a única saída possível é ouvir a mesma coisa inúmeras vezes enquanto espera os demais colegas entrarem no ritmo. Isso já aconteceu com você?

    Se na escola essas diferenças interferem negativamente no fluxo de ensino, imagina só na pós-graduação? Por esse motivo, optar pela educação a distância é o caminho mais seguro para ter um aprendizado condizente com o seu ritmo.

    Você pode acelerar os tópicos que teve mais facilidade, pesquisar aqueles que são novos — tudo isso com a autonomia de quem tem um ensino de qualidade a qualquer hora do dia ou da noite.

    6. Comodidade e praticidade para estudo

    Os horários preestabelecidos de uma pós-graduação convencional não permitem que o aluno tenha liberdade para gerenciar suas demandas de trabalho. Com o tempo, o acúmulo vira uma bola de neve e acaba obrigando o estudante a sacrificar seus finais de semana para colocar tudo em ordem.

    Quem faz um curso a distância, por sua vez, pode usar e abusar da praticidade do mundo on-line. Como o aprendizado ocorre no conforto de seu lar, você pode dividir os afazeres da pós-graduação da maneira que achar melhor.

    Assim, você não ficará sobrecarregado e ainda poderá se concentrar no seu desenvolvimento profissional realizando outros cursos on-line gratuitos sempre que tiver tempo. A sua carreira profissional deve ser levada muito a sério. Desde a escolha do curso superior até a modalidade desejada, cada passo precisa refletir o que você deseja para o seu futuro.

    É por acelerar o progresso de seus alunos que a pós-graduação em EAD se transformou na alternativa mais escolhida. Somente através dessa modalidade é possível alinhar a teoria com a prática e potencializar o seu currículo.

    Agora é a sua vez de cair nas graças do mercado de trabalho! Invista na pós-graduação a distância e veja como o mercado de trabalho lhe receberá de braços abertos.

    E aí, se convenceu definitivamente sobre as vantagens da pós-graduação em EAD? E quanto à profissão, ainda em dúvida? Confira no artigo "Entenda como funciona o coaching para escolha da profissão" e veja as dicas imperdíveis para construir sua carreira de sucesso!

     

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!

    Assine para receber atualizações no email!