Quais são as profissões mais promissoras na área da Saúde?

    Para os estudantes que querem seguir as profissões da área da saúde há uma série de opções de escolha.

    Nesse post, você encontrará uma amostra de algumas carreiras com informações de cada uma delas.

    Qual área da saúde escolher ?

    Como em todas as decisões que necessitar tomar, ter as referências certas é essencial e necessário. Por isso, você precisa fazer seu dever de casa, por assim dizer, e entender como alcançar um determinado diploma ou cargo. 

    Quando você encontrar o caminho certo, descobrirá uma parte importante da sua vida. Uma carreira definida resultará em alguns benefícios a longo prazo. Afinal, o trabalho tem um impacto directo na rotina diária do profissional, uma vez que é o que fará durante a maior parte do seu tempo de vigília. 

    Ao colocar o esforço e o tempo necessário para preparar e executar uma busca de emprego bem planejada, você aumenta a possibilidade de encontrar aquele cargo de saúde que se encaixará perfeitamente na sua vida.

    Neste caso, precisará planejar o caminho da sua carreira. A sua escolha vai determinar praticamente como será o seu futuro. Portanto, para ajudá-lo a escolher, abaixo conheça as 5 carreiras promissoras na área de saúde:

    CTA-Blog_UNIS_Área da Saúde_1

    1. Biomédico


    Os indivíduos que pretendem seguir uma carreira em Biomedicina têm oportunidades profissionais diversas. Algumas dessas carreiras incluem imunologista, assistente dentário, endocrinologista, médico, fisiologista, enfermeiro e assistente de pesquisa. 

    As carreiras nesta área são frequentemente orientadas para a investigação ou focadas em laboratório. Três especialidades que incluem tanto a investigação como o trabalho laboratorial são o técnico de laboratório clínico, o cientista biomédico e o epidemiologista.

    2. Nutricionista


    A Nutrição é uma ciência que investiga as respostas metabólicas e fisiológicas do corpo à alimentação, bem como o papel dos nutrientes na causa, no tratamento e na prevenção de doenças.

    Isto significa que, os nutricionistas fazem mais do que recomendar frutas e verduras na sua dieta. A sua compreensão do funcionamento do corpo, permite-lhes ensinar e aconselhar pessoas no preparo de suas refeições. 

    Ainda, o nutricionista tece recomendações especializadas sobre hábitos alimentares, consoante ao biotipo, peso, altura e traduz resultados de exames clínicos que mostram o quadro do paciente.

    Uma carreira nesse campo de atuação permitirá servir como um especialista reconhecido pelo seu conhecimento em bem-estar e técnicas de aplicar criativamente estes princípios. 

    3. Fisioterapeuta


    Esse profissional é responsável por reabilitar os pacientes, auxiliando-os a melhorar os seus movimentos físicos. Eles tratam de recuperar o seu pleno funcionamento e mobilidade motora do corpo. 

    O foco está tanto na cura como na prevenção, e requer um profundo conhecimento anatômico e músculo-esquelético. 

    A fisioterapia normalmente corresponde às seguintes atuações:

    • Exercício
    • Massagem
    • Alongamento
    • Medicamentos

    Os fisioterapeutas são obrigados a manter um contacto físico próximo com os seus pacientes.Por isso devem estar dispostos a demonstrar bom domínio e desempenho na aplicação metodológica dos exercícios. 

    Possuir compaixão, empatia, simpatia, boa comunicação e paciência é um pré-requisito necessário no perfil desse profissional.

    4. Enfermeiro


    A carreira de enfermagem é bastante gratificante e significativa – você poderá mudar e salvar vidas. Embora muitas pessoas pensem que a única coisa que podem fazer com um diploma nessa área é trabalhar num hospital. 

    Com uma infinidade de cargos e funções disponíveis, isto não poderia estar mais longe da verdade. Você pode decidir sobre a especialidade que pretende seguir, com base nos tipos de pacientes que você quer atender, nos ambientes que pretende trabalhar, no grau acadêmico que possui, ou no quanto almeja ganhar.

    Portanto não fique limitado pelo que as pessoas lhe disseram sobre carreiras de enfermagem, busque mais informações desse curso de graduação, requisitos e salários antes de decidir. 

    5. Médico Veterinário


    Os veterinários, desempenham um papel vital na manutenção e cuidados de saúde dos animais de estimação, animais de jardim zoológico e criações de gado, cavalo, carneiros e de outros portes. 

    Além de atender essas necessidades básicas, alguns indivíduos que trabalham na medicina veterinária utilizam suas habilidades para pesquisar doenças que também afetam os seres humanos. 

    Por exemplo, a investigação veterinária desempenhou um papel significativo na descoberta de doenças como a febre amarela e a malária. 

    Ainda, os veterinários contribuíram na compreensão do funcionamento cardíaco em humanos, dos procedimentos de transplante de órgãos e em uma variedade de tratamentos medicamentosos.

    Talvez o mais importante a levar em consideração seja o que você sente pelos animais. Trabalhar com eles requer paciência, flexibilidade e interesse genuíno no comportamento, sistemas biológico e hábitos dos animais. 

    Os especialistas do campo da ciência veterinária podem trabalhar no cuidado e serviços veterinários, como técnicos em petshop, sítios, haras e fazenda com criação e reprodução de animais de médio e grande porte. 

    Na seção seguinte, examinamos as capacidades que profissionais devem possuir, para explorar em profundidade se a área da saúde é apropriada para você.

    Habilidades necessárias para os profissionais de saúde

    A sua capacidade de conhecer e se dedicar à carreira devem estar alinhadas com as competências, ambiente de trabalho desejado e rendimento ideal. Aliás, esses fatores são vitais e básicos para a sua satisfação e interesse em qualquer área que deseja se destacar profissionalmente.

    A maioria dos empregos na área da saúde pagam bem, e muitos têm uma excelente perspectiva de crescimento, mas você precisará de um diploma no curso de graduação certo para adquirir as habilidades certas para atuar nesta área. 

    Lidar com pacientes doentes ou debilitados todos os dias requer muita paciência. Não basta apenas possuir conhecimento técnicos: é impreterível excelentes habilidades interpessoais, assim como capacidade de se comunicar com todos os tipos de pessoas.

    Agora que você pode ter uma visão geral do mercado de atuação em saúde. Navegue e descubra mais da Área da Saúde: conheça tudo sobre os cursos e suas carreiras –  que o Grupo Unis oferece.

    cta-unis-ebook-area-da-saude

    Nível de ensino

    Posts Recentes

    Posts por Tópico

    Veja Todos!
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Pós
    c86dde3c-4f11-40fd-868c-33c22ea31281-hs_file_upload-Banner-Vestibular

    Assine para receber atualizações no email!

    Manual do aluno Unis-optimized